SóProvas


ID
872530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca dos preceitos da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os itens a seguir.

Na era do controle estatístico, a inspeção um a um de todos os produtos foi realizada no intuito de garantir excelência na produção.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO
    Eu pensei da seguinte forma:
    Se eu inspecionar um a um, será um processo demorado e caro, indo contra alguns princípios de excelência gerencial...
  • Pessoal,


    QUESTÃO ERRADA

    Na era do controle estatístico são utilizadas metodologias para definir amostras. A questão confunde controle estatístico afirmando que trata-se de um processo em que TODOS OS PRODUTOS, UM A UM, são analisados.

    É isso!!! Bons estudos e aproveitem o final de semana!!!
  • Exatamente o que a amiga acima disse, controle estatístico é baseado em amostras, no controle um a uma todos os itens de uma produção são analisados, portanto não há o que se falar em controle estatístico. Em industrias que produzem milhares de unidade isso seria impossível, sendo necessário utilizar de estatística.
  • Vou ser sincera, coloquei errado por feeling . Em geral, quando vejo um assunto que nunca li, não sei, apesar de estudar como louca, coloco errado...normalmente dá certo. :P
  • O controle estatístico são utilizadas metodologias para definir amostras...
  • O Controle Estatístico de Processos (CEP) é uma ferramenta da qualidade utilizada nos processos produtivos (e de serviços) com objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de defeitos/problemas nos processos avaliados e, consequentemente, auxilia no aumento da produtividade/resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos, etc.

    Estes recursos podem ser usados tanto numa grande empresa como na mais simples delas, tendo como característica comum o uso de uma ferramenta gráfica e pessoas capacitadas para analisar criticamente os resultados obtidos para implementarem as melhorias possíveis.

    Os elementos estatísticos baseiam-se num universo de amostras que podem ser retiradas aleatoriamente, em horários determinados ou em situações determinadas, bastando para isso seguir o conhecido plano PDCA (Plan, Do, Check, Act). Após a coleta dos dados eles devem ser compilados para retirar as informações necessárias sob a forma de gráficos, sendo o gráfico de linhas representado pelo plano cartesiano e graficamente distribuído sob forma de linhas horizontais oscilantes de acordo com o valor de leitura das amostras, onde o eixo y representa os valores e o eixo x representa a linha de tempo de cada leitura.

  • Um dos 14 pontos de Deming é: acabar com a depêndencia da inspeção em massa, isto é, entender que a inspeção e o controle não são formadores de qualidade, e sim de custos. A qualidade não vem da inspeção, mas sim da melhoria do processo.

  • A questão simplesmente afirma que a inspeção tem o intuito de garantir a excelência na produção. Esta afirmação contraria os princípios de Demming. Observem a questão:

    "Na era do controle estatístico, a inspeção um a um de todos os produtos foi realizada no intuito de garantir excelência na produção.", portanto questão está errada.
  • ERRADA
    É na era da insepção que se verificava os produtos um a um.


    Eras da qualidade


    Inspeção - verificação
    qualidade como foco no produto
    Os produtos são verificados um a um. A inspeção encontra defeitos mas não produz qualidade
    Controle Estatístico do Processo - controle
    qualidade com foco no processo
    Com a produção em massa tornou-se impraticável inspecionar a totalidade dos produtos. Surge um  novo conceito baseado na amostragem.
    Garantia da Qualidade - coordenação
    qualidade com foco no sistema
    A qualidade passa a ter uma visão sistêmica. Não diz mais respeito a um produto ou serviço e não é responsabilidade apenas do departamento de qualidade. A qualidade é um problema de todos e anbrange todos os aspéctos de operação da empresa.
    Grantia da Qualidade Total -  impacto estratégico
    qualidade com foco no negócio
    A qualidade possui um impacto estratégico, ou seja, uma oportunidade de diferenciação da concorrência, sendo inserida no planejamento estratégico da empresa,  estabelecidos objetivos específicos, desenvolvido programas de qualidade de medição, além de ser necessária a mobilização da organização como todo, incluindo programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal.


     
  • A questão esta errada pois na ERA DA INSPEÇÂO ós produtos e serviços são inspecionados um a um e na ERA DO CONTROLE ESTATISTICO os produtos e serviços são inspecionados com a base em amostras.

    Espero ter ajudado...!

    Força e Foco!!
  • ERA DA INSPEÇÃO - século XIX: Nesse princípio da industrialização, a qualidade era analisada após a produção por um inspetor.  Dessa forma, todos os produtos eram inspecionados após o processo produtivo, sem uma preocupação com a prevenção  e defeitos.


    ERA DO CONTROLE ESTATÍSTICO: O uso da amostragem passou a ser utilizado no controle da qualidade facilitando e barateando o controle. O controle estatístico possibilitou um maior conhecimento dos processos de trabalho  e quais eram os fatores que impactavam mais na qualidade dos produtos e serviços. Dessa forma, com o controle estatístico os processos problemáticos eram mais facilmente descobertos. O objetivo dos gestores nesta Era é descobrir e corrigir os erros nos processos.


    ERA DA QUALIDADE TOTAL: A qualidade passa a ser vista como fundamental na gestão estratégica de uma organização. A qualidade de uma empresa é vista como diferencial competitivo pelos seus clientes e parceiros.


    Rodrigo Rennó

  • Na Era do Controle Estatístico a inspeção era realizada por amostragem;.
    Na Era da Inspeção é que a inspeção era realizada em massa, ou seja, um a um.

    .Bons estudos!
  •  

     

     

    (FCC/ManausPrev/2015) Ahistória da qualidade pode ser definida em três estágios,cada qual com suas características. O estágio
    corretamente caracterizado é:


    b) Controle Estatístico: I. Observação direta do produto ou serviço pelo fornecedor, ao final do processo; II. Produtos e serviços inspecionados com base em amostras. (CERTO)

  • Deming cita em seus catorze princípios para a conquista da qualidade nas organizações: Acabar com a dependência da inspeção em massa (a inspeção não melhora a qualidade, é preciso melhorar o processo).
  • Ou é controle um a um, ou é controle estatístico Gab: Errado
  • GAB: ERRADO (PARTE 2)

    Complementando!

    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó 

    Q244029 ⟹ A observação direta do produto ou serviço ao final do processo produtivo, a inspeção com base em amostras e o surgimento dos departamentos de qualidade são as principais características da era da qualidade total. (ERRADO)

    • R: Observação direta do produto final ➔ Inspeção
    • Amostras ➔ Controle Estatístico da Qualidade
    • Departamentos de qualidade ➔ Garantia da Qualidade

    ===

    Q115945 ⟹ A análise da variabilidade dos componentes da produção, buscando a distinção das variações aceitáveis das flutuações que indiquem problemas, é uma característica de qual etapa da história da qualidade?

    • R: Letra A - Controle Estatístico da Qualidade.

  • GAB: ERRADO (PARTE 1)

    Complementando!

    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó 

    A era do controle estatístico trouxe o controle por amostragem, muito mais barato, para a gestão da qualidade. Este controle “um a um”, também chamado de censitário, foi uma característica da era da inspeção.

    ===

    TOME NOTA (!)

    # Eras da Gestão da Qualidade

    Q757275 ⟹ A Qualidade evoluiu, essencialmente, até nossos dias, por quatro Eras, nas quais a arte de obter Qualidade assumiu formas distintas. São elas: Era da Inspeção; Era do Controle Estatístico da Qualidade; Era da Garantia da Qualidade e Era da Gestão da Qualidade Total. (CERTO)

    ===

    Q133221 ⟹ As ações de qualidade desenvolvidas com o intuito de assegurar a satisfação dos clientes devem-se limitar aos processos problemáticos das organizações. (ERRADO)

    • R: A gestão da qualidade  está baseada na melhoria contínua. Deste modo, mesmo que um processo já esteja “razoável” deve ser continuamente melhorado. Não são apenas os processos problemáticos que devem ser trabalhados.  

    ===

    Q371873 ⟹ Na qualidade total, os parâmetros de qualidade de um produto ou serviço são estabelecidos pelos engenheiros ou gestores envolvidos no processo de produção. (ERRADO)

    • R: Negativo! Quem  estabelece os requisitos de qualidade é o cliente, não os engenheiros de qualidade. É o cliente que sabe o que ele realmente necessita, o foco é sempre nas suas necessidades

    ===

    Q745817 ⟹ A característica da era do controle estatístico da qualidade é indicada pela (pelos) produtos e serviços inspecionados com base em amostras. (CERTO)

    • R: Na Era do Controle Estatístico  da Qualidade, o uso da estatística foi inserido. O controle censitário (feito um a um) era muito pouco eficiente. A Estatística possibilitou o uso da amostragem e da geração dos limites aceitáveis de defeitos em um processo

    ===

    Q1688373 ⟹ Na era da inspeção da qualidade, a ênfase da qualidade era buscar a uniformidade do produto, utilizando ferramentas e técnicas estatísticas. (ERRADO)

    • R: Era tudo verificado um a um e era apenas para encontrar defeitos. O controle era feito depois de o produto estar pronto.

    ===

    Q788394 ⟹ Marque a alternativa que apresenta uma característica da era da qualidade total, que a diferencia das eras da inspeção e do controle estatístico.

    • R: Letra C - Controle centrado em duas ideias principais: foco no cliente e sistema da qualidade.

    ===

    Q121774 ⟹ O que representa a terceira fase da qualidade, de acordo com Garvin?

    • R: Letra A - A garantia da qualidade representa o período em que a qualidade, até então uma disciplina restrita e baseada na produção fabril, passa a ter aplicações mais amplas para o gerenciamento.
    1. Inspeção;
    2. Controle Estatístico da Qualidade;
    3. Garantia da Qualidade;
    4. Gerenciamento Estratégico da Qualidade.