SóProvas


ID
872575
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que se refere ao recrutamento e à seleção, julgue os itens que se seguem.

O teste da árvore de Koch e o teste da figura humana de Machover são exemplos de testes projetivos de personalidade que fornecem traços gerais de personalidade.

Alternativas
Comentários
  • Testes de Personalidade: são denominados psicodiagnósticos quando revelam traços gerais de personalidade em uma síntese global. Nesta categoria estão os chamados testes expressivos (de expressão corporal) como por exemplo, PMK, e os chamados testes projetivos (de projeção de personalidade) por exemplo o teste da árvore de Koch.

    teste do desenho da figura humanateste do desenho de Goodenough é um teste projetivo de personalidade e/ou um teste cognitivo usado para avaliar crianças e adolescentes para uma variedade de propósitospsicométricos. Com nome de testes gráficos ou teste HTP amplia-se sua possibilidade interpretativa incluindo-se na avaliação o desenho de uma casa (house), árvore (tree) além da figura humana (person).

  • Um teste projetivo é um tipo de teste psicológico que se baseia na chamada hipótese projetiva. De acordo com essa hipótese, a pessoa a ser testada, ao procurar organizar uma informação ambígua, projeta aspectos de sua própria personalidade. O intérprete teria assim a possibilidade de, trabalhando por assim dizer "de trás para frente", reconstruir os aspectos da personalidade que levaram às respostas dadas.

    Importantes testes projetivos são, entre outros:

    teste de Rorschach;
    teste de apercepção temática de Murray;
    o teste das pirâmides de Pfister;
    teste do desenho da Figura Humana (HTP - House, Tree, Person); Karen Machover foi um dos pioneiros
    o teste da Árvore de Koch
  • Os testes de personalidade revelam certos aspectos das características superficiais das pessoas, como aqueles determinados pelo caráter (traços adquiridos ou fenotípicos) e aqueles determinados pelo temperamento (traços inatos ou genotípicos).
    Os testes de personalidade são denominados psicodiagnósticos quando revelam traços gerais de personalidade em uma síntese global. Nesta categoria estão os chamados testes expressivos (de expressão corporal), como o PMK psicodiagnóstico miocinétrico de Myra y Lopes, e os chamados testes projetivos (de projeção da personalidade), como o psicodiagnósticode Rorschach, teste de A percepção temática - TAT, teste de árvore de Koch, teste da figura humana de Machover, teste de Szondi etc.

    Fonte:http://arquivos.unama.br/nead/gol/gol_adm_3mod/gestao_pessoas/pdf/gp_aula08.pdf
  • Testes de personalidade - Servem para analisar os diversos traços de personalidade, sejam eles determinados pelo caráter (traços adquiridos ou fenotípicos) ou pelo temperamento (traços inatos ou genotípicos). Um traço de personalidade é uma característica marcante da pessoa e que é capaz de distinguí-la das demais. 

    Os testes de personalidade são genéricos quando revelam traços gerais de personalidade em uma síntese global e recebem o nome de psicodiagnósticos. Nessa categoria estão os chamados testes expressivos (expressão corporal), como PMK – Psicodiagnóstico Miocinético de Mira y Lopez e os chamados testes projetivos (projeção da personalidade), como o Psicodiagnóstico de Rorchac, o teste de Percepção Temática e o teste da Árvore de Koch.

    Os testes de personalidade são chamados específicos quando pesquisam determinados traços ou aspectos de personalidade, como equilíbrio emocional, frustrações, interesses, motivação, etc. Nesta categoria estão os inventários de interesses, de motivação e de frustrações. Tanto a aplicação como a interpretação dos testes de personalidade exigem necessariamente a participação de um psicólogo.



  • Os testes de personalidade revelam certos aspectos das características superficiais das pessoas, como aqueles determinados pelo caráter (traços adquiridos ou fenotípicos), e aqueles determinados pelo temperamento (traços inatos ou genotípicos).

    Os testes de personalidade são denominados psicodiagnósticos quando revelam traços gerais de personalidade em uma síntese global. Nesta categoria, estão:

    os chamados testes expressivos (de expressão corporal), como o psicodiagnóstico miocinético (PMK) de Mira y López; e

    os chamados testes projetivos (de projeção da personalidade), como o psicodiagnóstico de Rorschach, o teste de Zulliger (teste Z), o teste
    de apercepção temática (TAT), o teste da árvore de Koch, o teste da figura humana de Machover, o teste multipulsional de Szondi, o teste de Wartegg, etc.

    Existem também inventários (questionários), como o inventário multifásico de personalidade de Minnesota (MMPI) e o Myers-Briggs type indicator (MTI), baseado no trabalho de Carl Gustav Jung.


    Em geral, os testes de personalidade são utilizados apenas no processo seletivo de posições de alto nível nas organizações, em razão do seu custo e tempo de aplicação e avaliação.

  • Esse teste da figura humana é usado nos testes do Detran aqui da minha cidade. Dizem que só não pode esquecer de desenhar o chão pro boneco pisar que vc passa. 

     

    Quando eu fiz não só esqueci de desenhar o chão como desenhei o Goku e ainda passei. kkkkk

     

    (gosto de fazer o link com essas histórias pq ajuda a fixar)

  • Estuda Gestão de Pessoas que você se gradua em Psicologia !!!