SóProvas


ID
872614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito à gestão de processos, julgue os seguintes itens.

Na análise de um processo a partir de uma carta de tendência, o gestor deve considerar como importantes todas as variações de dados.

Alternativas
Comentários
  •  Gráficos ou Cartas de Controle ou carta de tendência.
    Carta de controle é um tipo de gráfico utilizado para o acompanhamento de um processo. Este gráfico determina estatisticamente uma faixa denominada limites de controle, que é limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle), além de uma linha média. O objetivo é verificar, por meio do gráfico, se o processo está sob controle, isto é, isento de causas especiais.

     Gráficos de Controle

    Para distinguir as variações do processo que anteriormente chamamos de comuns e especiais, e detectar as especiais, foi desenvolvida uma ferramenta que, desde então, denominamos Cartas ou Gráficos de Controle.

    As funções destes gráficos são:

    1. “Mostrar evidências de que um processo esteja operando em estado de controle estatístico e dar sinais de presença de causas especiais de variação para que medidas corretivas apropriadas sejam aplicadas”.
    2. “Manter o estado de controle estatístico estendendo a função dos limites de controle como base de decisões”.
    3. “Apresentar informações para que sejam tomadas ações gerenciais de melhoria dos processos”.
  • o comentário acima não foi suficiente para mim... deve onsiderar importante as variações do gráfico? boiei!
    quem ajudar, por favor manda um recado...vlw!
  • O erro da questão está em dizer que o gestor deverá considerar como importantes todas as variações de dados. Pois a Carta de Tendência deverá distinguir as variações do processo que anteriormente chamamos de comuns e especiais, e detectar as especiais.
  • Gráfico ou carta de tendências

    “Gráfico simples que utiliza coordenadas cartesianas, desenvolvido para descrever o comportamento de uma variável específica durante um período de tempo definido. Deve ser  utilizado para chamar a atenção a mudanças realmente significativas, tomando-se cuidado para não encarar toda e qualquer variação como tal.

    http://books.google.com.br/books?id=pOhOtn8HOiUC&pg=PA61&lpg=PA61&dq=carta+de+tend%C3%AAncia&source=bl&ots=edGHVYQCvu&sig=oH_9iS0RphkdAMN0ilucCsEyaq8&hl=pt-BR&sa=X&ei=z9scUYWQF4rc9ASLx4GoBA&ved=0CGIQ6AEwCA#v=onepage&q=carta%20de%20tend%C3%AAncia&f=false
    (VERGUEIRO, Waldomiro. Qualidade em serviços de informação. São Paulo: Arte & Ciência, 2002. p. 61)

    ---------

    As cartas de controle podem ser usadas para monitorar ou avaliar um processo.
    Existem basicamente dois tipos de cartas de controle:

     *Para dados do tipo variáveis (por ex.: diâmetro, comprimento)
    Cartas de controle para variáveis representam a aplicação típica do controle estatístico do processo, no qual os processos e seus resultados podem se caracterizar pelas medições das variáveis.
     
    *Para dados do tipo atributos (por ex.: “passa/não passa”, “aceitável/não aceitável”)
    Muitas características da qualidade não podem ser representadas numericamente de modo conveniente. Nestas situações, situações, classificamos cada item inspecionado como conforme ou não-conforme em relação às especificações para aquela característica da qualidade.

    Antes de usar as cartas de controle, várias etapas preparatórias precisam ser seguidas:
     Estabelecer um ambiente apropriado para a ação
     Definir o processo
     Determinar os aspectos a serem analisados
     Definir a característica
     Definir o sistema de medição
     Minimizar a variação desnecessária
     Garantir que o esquema de seleção é apropriado para detectar causas especiais esperadas.

    http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/zvirtes/materiais/A6___Cartas_de_controle.pdf
    UDESC/CCT – ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS - Disciplina – Engenharia da Qualidade – Prof. Leandro Zvirtes
  • Exemplo do gráfico:

  • Na análise de um processo a partir de uma carta de tendência, o gestor deve considerar como importantes todas as variações de dados.
    ERRADA - baseado nos indicadores levantados ao longo do tempo, o gestor deve considerar a média dos indicadores que necessitam de atuação preventiva ou corretiva.

    Lembrando que CARTA DE TENDÊNCIA é um gráfico que possibilita identificar tendências e mudanças no nível de desempenho  de um processo ao longo do tempo.
  • Galerinha,

    Na hora da prova, quando pintar aquela dúvida, tentemos fazer a seguinte observação: não é uma lei ou uma regra, mas notem que isso é bem comum em questões do Cespe. Fiquei de olho aberto e desconfiados com as palavras "toda", "sempre" etc... (...) o gestor deve considerar como importantes todas as variações de dados. Não tinha ideia do que a questão pedia, mas quando vi esse "todas", torci o nariz e pensei: Rumm, será mesmo? Marquei errado e sem grande surpresa acertei. Como disse antes, isso não é uma regra, uma lei, mas geralmente questões que tentam englobar muito estão erradas (quase sempre, pra tudo, há uma exceção).
  • Acho que é matriz GUT. So avalio urgencia, tendencia e gravidade

  • Veja bem... a carta de controle determina uma faixa chamada de tolerância limitada por uma linha superior, uma linha inferior e uma linha media (limite central), que são estatisticamente determinadas. As variações que estiverem fora do limite estabelecido por essa limitação não devem ser consideradas.

    Comentário baseado no livro do PRof. Rodrigo Rennó.


    Logo, não são todas as variações que devem ser consideradas. Olhando o gráfico fica fácil de entender: http://www.portalaction.com.br/controle-estatistico-do-processo/graficos-ou-cartas-de-controle


  • Deve considerar apenas as causas especiais, as comuns não.

  • GAB. E

    Gráficos De Cotrole ou Cartas de Controle ou Carta de Tendência.

    Carta de controle: é um tipo de gráfico utilizado para o acompanhamento de um processo. Este gráfico determina estatisticamente uma faixa denominada limites de controle, que é limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle), além de uma linha média. O objetivo é verificar, por meio do gráfico, se o processo está sob controle, isto é, isento de causas especiais.

     Gráficos de Controle: Para distinguir as variações do processo que anteriormente chamamos de comuns e especiais, e detectar as especiais, foi desenvolvida uma ferramenta que, desde então, denominamos Cartas ou Gráficos de Controle.

    As funções destes gráficos são:

    “Mostrar evidências de que um processo esteja operando em estado de controle estatístico e dar sinais de presença de causas especiais de variação para que medidas corretivas apropriadas sejam aplicadas”. “Manter o estado de controle estatístico estendendo a função dos limites de controle como base de decisões”. “Apresentar informações para que sejam tomadas ações gerenciais de melhoria dos processos”.

  • Se tudo for importante,nada é importante.

  • A carta de Controle/Carta de Tendência é um tipo de gráfico em linha utilizado para avaliar e manter a estabilidade do processo. São desenhados no gráfico uma linha central e duas linhas limites (uma acima e uma abaixo da linha central). Os dados vão sendo plotados no gráfico com o decorrer do tempo. Tudo que estiver dentro dessas duas linhas de limites será considerado normal (já que tudo admite alguma variação) e esses limites são considerados CAPABILIDADE (Não escrevi errado. É isso mesmo, capabilidade/capability/variação aceitável).

    Tudo aquilo que excede essas linhas, é tido como fora de controle, e portando, o analista de processos deve intervir. 

    Fonte: Professor Renato Lacerda.

    A questão está errada porque diz que todas as variações devem ser consideradas importantes, mas neste caso, só serão consideradas importantes as variações que excederem a capabilidade

     

    #passaremos