-
A modelagem de dados é uma técnica usada para a especificação das regras de negócios e as estruturas de dados de um banco de dados. Ela faz parte do ciclo de desenvolvimento de um sistema de informação e é de vital importância para o bom resultado do projeto. Modelar dados consiste em desenhar o sistema de informações, concentrando-se nas entidades lógicas e nas dependências lógicas entre essas entidades.
Modelagem de dados ou modelagem de banco de dados envolve uma série de aplicações teóricas e práticas, visando construir um modelo de dados consistente, não redundante e perfeitamente aplicável em qualquer SGBD moderno.
A modelagem de dados está dividida em:
Modelo conceitual
A modelagem conceitual basea-se no mais alto nível e deve ser usada para envolver o cliente, pois o foco aqui é discutir os aspectos do negócio do cliente e não da tecnologia. Os exemplos de modelagem de dados vistos pelo modelo conceitual são mais fáceis de compreender, já que não há limitações ou aplicação de tecnologia específica. O diagrama de dados que deve ser construído onde deverão ser identificados todas as entidades e os relacionamentos entre elas. Este diagrama é a chave para a compreensão do modelo conceitual de dados.
Modelo lógico
O modelo lógico já leva em conta algumas limitações e implementa recursos como adequação de padrão e nomenclatura, define as chaves primárias e estrangeiras, normalização, integridade referencial, entre outras. Para o modelo lógico deve ser criado levando em conta os exemplos de modelagem de dados criados no modelo conceitual.
Modelo físico
No modelo físico fazemos a modelagem física do modelo de banco de dados. Neste caso leva-se em conta as limitações impostas pelo SGBD escolhido e deve ser criado sempre com base nos exemplos de modelagem de dados produzidos no item anterior, modelo lógico.
Conclusão
Há outras abordagens que certamente poderão ajudar também, mas fiz questão sintetizar um pouco e mostrar mais o lado prático contribuindo com alguns exemplos. O assunto é extenso e nem sempre de fácil compreensão, mas com um pouco de prática fica mais fácil o entendimento.
-
correto - o modelo conceitual é a modelagem de alto nivel que comunica os interesses em comum dos stakeholders e dos analistas de negocio, nao se importando com tecnologia, metodlogia ou sgdb. O modelo logico tambem nao tem foco no sgdb, mas ja entram conceitos como tipos de valores para atributos, pk, fk e relacionamentos entre entidades. Modelo fisico é a implementação do modelo logico, sendo diretamente dependente da tecnologia e sgdb
-
Modelo conceitual: modelo abstrato cuja finalidade é descrever , de mandeira conceitual, os dados a serem utilizados em um sistema ou que pertecem a um dominío.
A forma de descrever os dados independem de implementação em SGBD.
-
GABARITO CERTO!
A modelagem conceitual baseia-se no mais alto nível e deve ser usada para envolver o cliente, pois o foco aqui é discutir os aspectos do negócio do cliente e não da tecnologia.
-
Modelagem de Banco de Dados
Modelo Conceitual
(CESPE) Uma entidade é representada por um conjunto de atributos, e estes são propriedades descritivas de cada membro de um conjunto de entidades. (C)
GAB C
-
Modelo conceitual: Independe de sua implementação, de tecnologia, do paradigma e do SGBD.
-
Complementando:
Nível externo: arquiteto (mais próximo do usuário) - MODELO CONCEITUAL.
Nível conceitual: engenheiro (próximo, mas com menos abstração) - MODELO LÓGICO.
Nível interno: pedreiro (nível de abstração baixo, menos próximo dos usuários) - MODELO FÍSICO.
Fonte: colegas do qconcursos.
GABARITO: "CERTO".
-
CORRETO
Conceitual->independe de SGBD
Lógico->depende do MODELO/TIPO de SGBD
Físico->depende de um SGBD específico
-
Gabarito: certo
- descreve os tipos de dados, entidades, atributos, relacionamentos e restrições;
- representação fiel do ambiente observado;
- independente de sua implementação, de tecnologia, do paradigma e do SGBD;
Ano: 2011 Banca: cespe Órgão: mec
No modelo conceitual, os objetos, suas características e relacionamentos representam fielmente o ambiente observado, independentemente das limitações impostas por tecnologias, técnicas de implementação ou dispositivos físicos.
Ano: 2012 Banca: cespe Órgão: pefoce
O projeto conceitual de um banco de dados corresponde à descrição concisa dos requisitos de dados, tipos de entidades, relacionamentos e restrições.
Certo
Errado