SóProvas


ID
872905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que concerne a VPN (Virtual Private Network), julgue os itens subsequentes.


O uso do protocolo AH (Authentication Header) no IPSEC (Internet Protocol Security) de uma VPN tem a função de garantir a confidencialidade dos dados trafegados.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa ERRADA, pois é no cabeçalho ESP que consegue a confidencialidade. Segue a teoria:


    O IPSec é baseado na adição de cabeçalhos adicionais que podem ser de dois tipos. O primeiro deles é o AH (Authentication Header), enquanto o segundo é o ESP (Encapsulation Security Payload).

    O cabeçalho AH é capaz de prover autenticação e checagem de integridade dos dados por meio do campo HMAC (Hashed Message Authentication Code). Esse campo contém um hash da mensagem criptografada com a chave estabelecida na criação da conexão. Nesse modo de operação, o IPSec não é capaz de oferecer confidencialidade, já que os dados em si não são criptografados.

    No cabeçalho ESP os dados são cifrados garantindo-se também a confidencialidade na comunicação. A integridade e a autenticação dos dados são obtidos com o campo HMAC, que também está presente no cabeçalho ESP. Com o ESP é possível operar de duas formas que são conhecidas como modo transporte e modo túnel. No modo transporte, o cabeçalho original do pacote IP não é criptografado, e é utilizado para roteá-lo ao longo do caminho, o IPsec cuida somente da proteção ou autenticação somente da área de dados do pacote IP. Já no modo túnel, o pacote IP inteiro é criptografado e inserido dentro de um novo pacote IP juntamente com o cabeçalho ESP, ou seja, é encapsulado. O modo túnel é utilizado, por exemplo, para implementar VPNs seguras usando IPSec.


  • ERRADO.


    Segundo Kurose(2010,p.527),"O protocolo AH provê autenticação da fonte e integridade dos dados MAS não provê sigilo. O protocolo ESP provê autenticação da fonte,integridade dos dados E sigilo."

    Bibliografia:

    KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de Computadores e a Internet: Uma Abordagem Top-Down. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2010.


  • O Protocolo IPSec implementa uma forma de tunelamento na camada da rede (IP) e é parte das especificações da pilha de protocolos IPV6. Ele fornece autenticação em nível da rede, a verificação da integridade de dados e transmissão com criptografia e chaves fortes de 128 bits. Implementa um alto grau de segurança na transmissão das informações.

      O protocolo IPSec dificulta de maneira permanente uma eventual tentativa de ataque vindo por parte do “hacker”, tornando muito dificil fazer um grampo em linhas de comunicação e obter qualquer informação útil do trafego da rede.

     

    Elementos do IPSec:

     

    O IPSec utiliza os seguintes elementos principais para proteger a comunicação via rede:

     

         Cabeçalho de autenticação (AH) –

    efetua uma autenticação e verificação da integridade dos dados. O processo de autenticação impede a recepção em estações sem autorização, evita eventuais tentativas de falsificação ou alteração de informações ao longo da rota. Não

    permite a criptografia dos dados, portante é útil principalmente quando a verificação da integridade é necessária, mas não o sigilo.

     

         Carga de empacotamento (ESP) – é uma forma de transporte segura e tempo finalidade evitar a interceptação, a leitura dos dados por terceiros, ou uma eventual cópia dos dados. Além disso, ele também fornece verificação de integridade.

     

    Fonte: https://www.gta.ufrj.br/grad/04_1/vpn/Script/RDIIPSec.html

     

  • Confidencialidade não. Autenticidade.

  • GABARITO E

    PROTOCOLO IPSec

    >> Faz o encapsulamento do quadro normal com o cabeçalho IP da rede local e adiciona o cabeçalho IP da Internet atribuída ao Roteador.

    >> Cabeçalho AH, que é o cabeçalho de autenticação

    >> Cabeçalho ESP, que é o cabeçalho que provê integridade, autenticidade e criptografia à área de dados do pacote.

  • VPN --> Protocolo (IPSEC) divididos em dois:

    AH (Authentication Header) • Oferece serviço de autenticação para o pacote.

    ESP (Encapsulating Security Payload) • Oferece criptografia + autenticação.

    Perseverança!

  • GABARITO ERRADO

    O protocolo AH garante a autenticação e a integridade dos dados.

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    O protocolo AH provê autenticação da origem e integridade dos dados, mas não provê sigilo. O protocolo ESP provê autenticação da origem, integridade dos dados e sigilo.

    Kurose, 6ª edição

  • IPSec

    Extensão do protocolo IP, opera na camada de REDE e é obrigatório no IPv6 e facultativo no IPv4. Acrescenta segurança ao IP, o que permite a criação de VPN.

    Elementos para proteção:

    AH - usado para autenticação.

    ESP - usado para confidencialidade (via criptografia)

  • ERRADO

    O Encapsulating Security Payload (ESP) provê autenticação, confidencialidade dos dados e integridade da mensagem. O cabeçalho de autenticação (AH) provê a autenticação e integridade dos dados, mas não a confidencialidade.

    ESP (C I A)

    C onfiabilidade

    I  ntegridade

    A utentiçação

    AH (I A)

    I ntegridade

    A utenticação

  • O IPSec define dois protocolos: o protocolo AH (cabeçalho de autenticação) e o protocolo ESP (payload de segurança de encapsulamento). Estes protocolos servem para oferecer autenticação e/ou criptografia para pacotes no nível IP.

    (1) O protocolo AH fornece autenticação de fonte e integridade de dados, mas não privacidade.

    (2) O ESP oferece autenticação de fontes, privacidade (confidencialidade) e integridade de dados.

    Logo, questão errada pois privacidade é competência do ESP.

    (Forouzan)

  • AH - autenticidade e integridade.

    ESP - confidencialidade, integridade e autenticidade.

  • ERRADO

    IPSEC

    ESP - CIA

    AH - IA