SóProvas


ID
874042
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A colonização implantada no Brasil era de exploração; portanto, explorar ao máximo as riquezas da Colônia e promover o enriquecimento da Metrópole. Com o tempo o funcionamento desse sistema acabou gerando contradições inevitáveis, no plano econômico, político e social, entre Colônia e Metrópole. A base dessas contradições tem a seguinte causa de ordem geral: “não é possível explorar a colônia sem desenvolvê-la; isto é, significa ampliar a área ocupada, aumentar o povoamento, fazer crescer a produção [...] o simples crescimento extensivo já complica o esquema: a ampliação das tarefas administrativas vai promovendo o aparecimento de novas camadas sociais, dando lugar aos núcleos urbanos etc. Assim, pouco a pouco, se vão revelando oposições de interesses entre Colônia e Metrópole, e quanto mais o sistema funciona mais o fosso se aprofunda” (Fernando A. Novais. As dimensões da independência. In: Carlos G. Mota, 1822dimensões. S. Paulo: Perspectiva, 1972, p. 23). O conflito de interesses entre Colônia e Metrópole acumulou-se e agravou-se, gerando tensões que se tornaram insuportáveis. O resultado foi a explosão de revoltas, que em determinados momentos, tomaram conta dos setores da população colonial. Nesse sentido, assinale a opção que somente contém revoltas consideradas tentativas setoriais do sistema colonial, e não projetos de separação política.

Alternativas
Comentários
  • Revoltas emancipacionistas, ou seja, com projeto de separação política: 

    Inconfidência mineira:

    ·         Motivos: Insatisfação dos ricos em relação ao quinto.

    ·         Objetivo: Criar República, universidades e indústrias, serviço militar obrigatório.

    Rev Francesa e americana. Ideias liberais

    CONJURAÇÃO BAIANA:

    ·         Motivos: baixo salário dos soldados, altos impostos cobrados, decadência da economia.

    ·         Objetivo: abolir a escravidão; proclamar república, liberdade de comércio

    ·         Rev Francesa, dos EUA, Haiti, Motins de Maneta.

    ____________________________________________________________________________________________________________________________

    Essas foram as únicas emancipacionistas do período colonial. Sendo assim, as demais são nativistas.

     

  • Resposta D

    -------------------------------------

    Revolta de Vila Rica: este movimento nativista ocorreu no ano de 1720, na região das Minas Gerais, durante o período do Ciclo do Ouro. A região de Minas Gerais produzia muito ouro no século XVIII. ... Era proibida a circulação de ouro em pó ou em pepitas.

    -------------------------------------

    Guerra dos Mascates: foi uma rebelião de caráter nativista, ocorrida em Pernambuco entre os anos de 1710 e 1711, que envolveu as cidades de Olinda e Recife. Com a expulsão dos holandeses do Nordeste, a economia açucareira sofreu uma grave crise.

    -------------------------------------

    Revolta de Beckman: foi uma rebelião nativista ocorrida na cidade de São Luís-MA em 1684. Grande insatisfação dos comerciantes, proprietários rurais e população em geral com a Companhia de Comércio do Maranhão, instituída pela coroa portuguesa em 1682.
     

    suapesquisa.com

    #UAB2018

  • Revolta João de Deus é a Revolta dos Alfaiates ou Conjuração Baiana ( revolta separatista).

  • O bizu é se ligar que Revolta João de Deus é o mesmo que Revolta dos Alfaiates, e o mesmo que Conjuração Baiana.