SóProvas


ID
875197
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma característica importante para conquista definitiva do meio terrestre foi a presença de excreta pouco tóxica, o que permitiu ao embrião seu desenvolvimento dentro do ovo. Assinale a opção correta que combina a excreta menos tóxica e a que possui menor gasto energético, respectivamente.

Alternativas
Comentários
    • Amoniotélicos: Excretam amônia, substância extremamente tóxica para os organismos e bastante solúvel em água. É necessário muita água para o seu transporte, e portanto esse tipo de excreção ocorre na maioria dos invertebrados aquáticos e nos peixes ósseos de água doce. Ocorre também na maioria dos anfíbios, que são prejudicados, pois acabam perdendo muita água, por este e outros motivos precisam viver no meio aquático ou úmido para sua sobrevivência.
    • Ureotélicos: Excretam uréia, que é solúvel em água e menos tóxica que a amônia, e ocorre no figado no chamado ciclo de ornitina. Ocorre em animais que dispõem de um pouco menos de água, como nos anelídeos, peixes cartilaginosos, alguns anfíbios adultos e mamíferos.
    • Uricotélicos: Excretam ácido úrico, substância de toxidez muito baixa e insolúvel em água, o que representa uma adaptação para a vida terrestre. São uricotélicos: insetos, répteis e aves.
    Fonte: Wikipedia

  • A excreta menos tóxica contribui para que menor quantidade de água fosse necessária para sua eliminação. Além disso, possibilitou que o embrião se desenvolvesse dentro do ovo sem grandes riscos. A excreta menos tóxica é o ácido úrico, eliminada junto com as fezes, de forma muito concentrada, está presente nos insetos, aves e alguns répteis. Já a excreta com menor gasto energético é a amônia, que se origina da desaminação de aminoácidos. Em contrapartida é a excreta mais tóxica, necessitando de grandes quantidades de água para ser eliminada. Alguns animais terrestres convertem a amônia em ureia ou ácido úrico, o que demanda mais energia.


    Letra E correta.