SóProvas


ID
876769
Banca
FEPESE
Órgão
CASAN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Qual das características organizacionais abaixo é definida pela soma da divisão do trabalho, múltiplas divisões e níveis hierárquicos?

Alternativas
Comentários
  • B)

     

    espaços públicos de negociação e espaços deliberativos.
    Traz o conceito de esfera pública não estatal que envolve a elaboração de novos
    formatos institucionais que possibilitem a cogestão e a participação dos cidadãos nas
    decisões públicas.
    Segundo Paes de Paula (2007, p. 15),
    [ ... ] busca-se criar organizações administrativas efetivas, permeáveis à participação
    popular e com autonomia para operar em favor do interesse público. Trata-se de
    estabelecer uma gestão pública que não centraliza o processo decisório no aparelho
    do Estado e contempla a complexidade das relações políticas, pois procura se
    alimentar de diferentes canais de participação, e modelar novos desenhos institucionais
    para conectar as esferas municipal, estadual e federal.

  • 2 A complexidade das organizações está relacionada ao grau de divisão de trabalho adotado internamente e, por  consequência, à estrutura utilizada para atender uma menor ou maior divisão do trabalho. Por exemplo, grandes  empresas, que apresentam diversidade de produção, que produzem em grandes volumes e atendem tanto o mercado  interno quanto o mercado externo, são consideradas organizações complexas. Tais organizações necessitam de  uma estrutura interna diversificada e hierárquica – departamentos, divisões, setores, chefias, etc. – que permita a  adequada gestão dos processos. O mesmo vale para grandes hospitais que dispõem de diversas especialidades (prontosocorro, plantão 24 horas, UTI, etc.), para os órgãos públicos federais (Receita Federal), estaduais (secretarias) e  municipais (prefeituras), para os bancos e para as universidades. Quanto às pequenas organizações e às empresas  familiares, considera-se que estas possuem níveis menores de complexidade gerencial e estrutural, por apresentarem  menor divisão de trabalho. Assim, por exemplo, o proprietário de uma dessas empresas assume as funções dentro de sua organização, existindo pouca ou nenhuma delegação de tarefas, a não ser aos integrantes da  praticamente todas  as funções dentro de sua organização, existindo pouca ou nenhuma delegação de tarefas, a não ser aos integrantes da  própria família.

  • ELEMENTOS CONSTITUINTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: COMPLEXIDADE, FORMALIZAÇÃO E CENTRALIZAÇÃO

    A complexidade está diretamente relacionada ao número de divisões e níveis hierárquicos que a organização possui. Para Hall (1984), três são os elementos que determinam à complexidade: a diferenciação horizontal, vertical e a dispersão espacial.

    Segundo o autor, a diferenciação ou especialização horizontal consiste em subdividir em pequenas tarefas uma tarefa complexa. A partir daí, a organização, tanto pode ter profissionais especialistas responsáveis por operações completas, não havendo necessidade de subdividir a tarefa, como pode optar pela subdivisão, para que funcionários não especialistas sejam capazes de desempenhá-la. 

    A diferenciação vertical se relaciona ao número de níveis hierárquicos existentes entre a cúpula e os empregados que trabalham na produção de uma organização. Assim, vale dizer que à medida que o tamanho da organização aumenta, a tendência é que o número de níveis 37 hierárquicos também aumente, o que aumenta conseqüentemente a complexidade da organização. (HALL, 1984)

    Sobre o terceiro elemento da complexidade, a dispersão espacial, Hall (1984) refere-se ao número de locais espacialmente separados em que os membros da organização se empregam. 

    ...