SóProvas


ID
877162
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão de documentos, julgue os itens seguintes.

Os documentos de arquivo produzidos e(ou) recebidos por uma organização precisam, em algumas situações, passar por várias áreas para que decisões sejam tomadas em relação ao tema tratado no documento. Essa atividade é conhecida como tramitação.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    A tramitação é o curso do documento documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa. Também chamado movimentação ou trâmite.

    Fonte: http://www.arquivonacional.gov.br/Media/Dicion%20Term%20Arquiv.pdf
  • Complementando...

    TRAMITAÇÃO

    Constituem rotinas indispensáveis à tramitação de processos:

    a) a indicação da unidade para a qual está sendo remetido o processo;
    b) a atualização do número de folhas que contém o processo no momento em que deixa a unidade;
    c) o registro, de forma precisa e clara, das razões do encaminhamento do processo tais como: para instruir, para dar parecer, para pagamento, para publicar, para autorizar, para empenhar, para arquivar, para consulta etc;
    d) a data da remessa.

    Não será admitida a alimentação do sistema somente com termos genéricos, tais como: para providenciar, de ordem, à consideração, encaminhamento etc, havendo, sempre, a necessidade de complementar a ação a ser executada.

    http://arquivos.ana.gov.br/resolucoes/2005/101-2005-anexoII.pdf

  • SEÇÃO III

    DA TRAMITAÇÃO

    Art. 16. A tramitação é a movimentação de documentos entre os órgãos internos e externos.

    Parágrafo único. Todos os documentos devem ser tramitados no Sistema Integrado de Protocolo e Arquivo, sendo vedada a tramitação informal.

    Art. 17. Os órgãos devem realizar a tramitação por meio de despacho no documento e registro no Sistema Integrado de Protocolo e Arquivo, e devem acompanhar a confirmação do recebimento no órgão de destino.

    Parágrafo único. Após a tramitação do documento ou processo no Sistema Integrado de Protocolo e Arquivo do, este deve ser encaminhado e acompanhado da Guia de Remessa de Documentos (GRD), caso seja de interesse dos órgãos.

    Art. 18. A tramitação inicial de um processo interno deve ser feita da unidade de protocolo para a unidade solicitante da autuação, excetuando-se os casos em que houver despacho solicitando a tramitação para outro órgão.

    Art. 19. Para proceder à tramitação de processos, os órgãos  devem verificar se todas as folhas encontram-se devidamente numeradas e rubricadas, sem rasuras e, quando for o caso, com os termos de anexação, apensação, desapensação, desmembramento, desentranhamento, encerramento e abertura de volume.

    § 2º O processo pode ser composto por um ou mais volumes, que deverão tramitar em conjunto. 

            Art. 20. A tramitação de documentos sigilosos deve ocorrer em envelopes duplos fechados, contendo apenas no envelope interno o nome do destinatário e a observação DOCUMENTO SIGILOSO.

    § 1° A abertura do envelope somente poderá ser realizada pelo próprio destinatário ou responsável hierarquicamente superior.

    § 2° A informação sobre o sigilo deve constar em todas as folhas do documento e na capa, se houver.

    § 3° São considerados sigilosos os dados ou informações cujo conhecimento irrestrito ou divulgação possa acarretar qualquer risco à segurança da sociedade e do Estado, bem como aqueles necessários ao resguardo da inviolabilidade, da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas.

    § 4° No caso de o documento ser de interesse exclusivo do destinatário, escrever no envelope a palavra "Pessoal".

    Art. 21. Deverá ser considerada prioritária a tramitação de documento relacionado com inquérito administrativo, sindicância e assuntos de caráter urgente.

    Portanto, item CORRETO.

  • Distribuição--> não possui caráter decisório.

     

    Tramitação--> possui caráter decisório.