SóProvas


ID
877180
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo Luis Carlos Lopes, o cerne das práticas arquivísticas é formado pela classificação, pela avaliação e pela descrição.
Acerca dessas três funções arquivísticas, julgue os itens que se seguem.

A tabela de temporalidade de documentos é aplicada no arquivo corrente, no arquivo intermediário e define a destinação final dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado

    A tabela de temporalidade é o instrumento resultante da avaliação dos documentos, e determina o prazo de guarda dos documentos nas fases correntes e intermediária, bem como sua destinação final. É o mapa do arquivista, o qual orientará o correto tratamento a ser dado a cada um dos documentos que tramita pela instituição e que chegam ao arquivo
  • AMIGO, a fim de contribuir com seus estudos, completo a frase do meu nobre amigo acima:

           A tabela de temporalidade será elaborada por uma Comissão chamada Comissão Permanente de Avaliação de Documentos ou Comissão de Análise de Documentos e será aprovada por autoridade competente do órgão para que possa ser aplicada na instituição.

          Ademais, amigos, não se esqueçam que cada instituição criará sua tabela, viu??? Uma vez que concluída e aplicada a tabela de temporalidade, eventuais alterações ou inclusões deverão ser submetidas à Comissão que a criou.

          Não se esqueça, portanto, cada documento dessa tabela terá seu próprio prazo para as fases correntes e intermediárias, conforme meu amigo disse acima. 
       
       Tome isso como verdade: não há prazo de guarda padrão, nem máximo para os documentos nas fases corrente e nem intermediária, pois, se em uma questão vier dizendo de prazos "padrão" na tabela de temporalidade, COLOQUE UM ERRADO DO TAMANHO DA QUESTÃO. A justificativa disso é simples, cada documento terá SEU PRÓPRIO prazo, de acordo com o estabelecido na comissão que citei acima!!!   

    Fonte: LFG e Élvis corrêa - 4ªedição

    Pronto...tabela de temporalidade vc dá showww
  • A tabela de temporalidade de documentos é aplicada no arquivo corrente, no arquivo intermediário e define a destinação final dos documentos. 

    Resposta: A tabela de temporalidade é o instrumento de destinação, mas quem define é a autoridade competente. Não cabe à tabela de temporalidade definir nada, cabe apenas expor as decisões da autoridade competente para tal em relação aos documentos.


    Gabarito: ERRADO
  • Galera no gabarito esta na questão 89 que é da referida questão como CERTO
    http://www.questoesdeconcursos.com.br/prova/arquivo_gabarito/29337/cespe-2013-anp-analista-administrativo-area-1-gabarito.pdf

    Podem conferir

  • O gabarito da questão está como certo e os comentários estão dizendo que está errado. E ai? Alguém pode explicar?

  • GENTE, esta definição está de acordo com o DBTA e com a Res Conarq 14, respectivamente:           "tabela de temporalidade Instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina (=define) prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos."  /       "A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante de avaliação, que tem por objetivos definir prazos de guarda e destinação de documentos, com vista a garantir o acesso à informação a quantos dela necessitem." 

  • QUESTÃO CORRETA

     

    Definção dicionário terminologia arquivistica

    tabela de temporalidade:

    Instrumento de destinação,  aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência,  recolhimento, descarte ou  eliminação de  documentos.

  • CERTO

     

     

    O nome completo da tabela de temporalidade é tabela de temporalidade e destinação