-
Não é em qualquer documento que deve ser aplicada a
higienização. Antes disso, o profissional deve avaliar o material utilizado,
para que seja aplicada a técnica adequada. Desta forma, suportes frágeis
com o tempo, no caso de documentos antigos, peças documentais de
papel japonês (muito poroso), ou aqueles atacados por fungos ou
molhados não podem sofrer a higienização por meio de pó de borracha ou
pincel adequado.
4.2.2. Liofilização
A liofilização é um processo de secagem dos documentos em um
equipamento específico, uma câmara a vácuo, que extrai a água em
forma de vapor. O documento é congelado em freezer e é inserido neste
equipamento para o processo. Em geral, isto acontece quando ele é
molhado devido a vários problemas, como o incêndio ou até um descuido
ou vandalismo.
FONTE: Arquivologia p/ Escrivão da Polícia Federal
Teoria e exercícios comentados
Prof Roselene Candida – Aula 03(ESTRATÉGIA CONCURSOS.)
-
ERRADA , Pois a limpeza de superfície de um doc é uma etapa independente de qualquer tratamento mais intenso de conservação; é, porém, sempre a primeira etapa a ser realizada. Sendo assim, entendo não ser adequada para os doc que já se encontrem nessa estado. Ficarei muito agradecida ae alguém puder complementar explicitando o procedimento usado para combater o mofo...
-
Se o mofo começar a aparecer, remova o material afetado para uma área limpa, com umidade relativa abaixo de 45%, separando-o do resto do acervo. Para movimentar objetos mofados, coloqueos em sacos plásticos vedados; isto ajuda a evitar a contaminação de outros materiais na movimentação. Remova o mofo dos objetos o mais cedo possível. Pode-se deter o crescimento fúngico em materiais molhados ou úmidos por meio de secagem, congelamento ou secagem do material congelado. No caso de apenas alguns objetos estarem molhados, espalhe-os em uma área com baixa UR e deixe-os secarem. Para evitar a dispersão de esporos, não use ventiladores sobre o material mofado. Depois de seco, o material dever ser limpo e armazenado em condições ambientais adequadas. O ambiente de armazenagem é fundamental, dado que, mesmo depois da limpeza, os resíduos fúngicos continuarão no material. Caso não seja possível a secagem imediata, ou se forem muitos os objetos molhados, congele todo o material, que poderá ser descongelado, secado e limpo em pequenos lotes. Poderá também ser secado termicamente ou a vácuo, sendo limpos depois.
-
Achei estranha essa citação: e trazer danos mecânicos ao documento.
Alguém saberia explicar??
Grato
-
De acordo com o manual "Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas": Os danos mecânicos dos documentos são causados pelos agentes físicos de deterioração. Os mais frequentes são os insetos, os roedores e o próprio homem.
-
Com todo o respeito a colaboração dos colegas, mas li os comentários anteriores e não me foram esclarecedores.
Por isso, alguem pode identificar o erro da questão???
-
O CESPE apenas copiou o texto do livro abaixo, nem se deu ao trabalho de elaborá-la.
MOFO
É quase invisível nas primeiras etapas, e onde quer que se encontre umidade, encontra-se o mofo. É importante tratar, com urgência, o ataque do mofo. Em primeiro lugar, secar os documentos, deixando um nível de umidade inferior a 10%, tendo em vista que o mofo seco torna-se estável. Se tentar retirar o mofo ainda em sua fase úmida, isso poderá formar manchas e trazer danos mecânicos aos documentos.
Fonte: The British Library National Preservation Office, Preservação de documentos - métodos e práticas de salvaguarda, trad. Zeny Duarte.
-
No pode ser retirado na sua fase ÚMIDA. é o erro.
-
ERRADO
CESPE/ANP/2013 - Os documentos molhados não devem ser abertos nem esticados e, muito menos, se deve tentar fechá-los caso estejam encharcados. CERTO