SóProvas


ID
877258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de certificação digital, julgue os itens subsequentes.

Existe uma assinatura única para cada documento criptografado por chaves embasado na infraestrutura de chaves públicas-Brasil (ICP), pois a geração da assinatura leva em conta os bits que compõem o documento.

Alternativas
Comentários
  • Como componente da ICP, a função Hashing tem por objetivo resolver duas importantes questões.

    Primeiro, garantir a integridade do documento recebido e segundo, agilizar a decifração de um documento uma vez que a criptografia assimétrica embora muito eficiente na cifragem do documento é muito lenta na decifração (documentos grandes podem levar preciosos minutos para serem decifrados).

    A Função Hashing, aplicada ao conteúdo de um documento, gera um resumo. Este resumo é chamado de código hash que para ser eficiente no seu propósito deve ter duas características importantes: 1) Deve ser único para cada documento com conteúdo diferente e 2) deve ser tal que não seja possível recompor o documento a partir do código Hash.

    Com isso, já é possível perceber que, em uma transmissão eletrônica, se o documento for recebido com o seu resumo, basta aplicar a função hashing ao documento, calculando um novo código Hash, e comparar o novo código Hash com o código hash recebido. Se forem iguais, pode-se ter a garantia de integridade, ou seja, o documento não foi violado. Basta que um único bit seja alterado no documento para que o novo código Hash seja totalmente diferente do código Hash recebido.

    A Função Hashing utilizada de forma isolada em uma transmissão pode não dar total garantia de integridade porque um intruso pode violar o documento, calcular e substituir o código Hash. Para resolver este e os problemas anteriores, devemos juntar a criptografia assimétrica com os benefícios da Função Hashing em um único processo chamado Assinatura Digital

  • Glossário do e-ARQ Brasil:

    Assinatura Digital

    Modalidade de assinatura eletrônica resultante de uma operação matemática que utiliza algoritmos de criptografia e permite aferir, com segurança, a origem e a integridade do documento. Os atributos da assinatura digital são:

    a) ser única para cada documento, mesmo que o signatário seja o mesmo;

    b) comprovar a autoria do documento digital;

    c) possibilitar a verificação da integridade;

    d) assegurar ao destinatário o “não repúdio” do documento digital, uma vez que, a princípio, o emitente é a única pessoa que tem acesso à chave privada que gerou a assinatura.