SóProvas


ID
877492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considerando as funções de administração, julgue os itens a
seguir.

Todos os relacionamentos interpessoais que o organograma não pode captar referem-se à organização ou à estrutura informal.

Alternativas
Comentários
  • Organogramas se referem a estrutura formal da organização



    relações interpessoais fazem parte da estrutura informal
  • "Organização Informal: é a organização que emerge espontânea e naturalmente entre as pessoas que ocupam posições na organização formal e a partir dos relacionamentos interpessoais como ocupantes de cargos. A organização informal surge a partir das relações de amizades (ou de antagonismos) entre as pessoas e do surgimento de grupos informais que não aparecem no organograma ou em qualquer outro documento da organização formal."

    Idalberto Chiavenato, em Administração Geral e Pública, 2ª edição.
  • O organograma é uma representação gráfica da estrutura de uma organização, ou melhor, da ESTRUTURA FORMAL de uma organização!
    CONCEITOS
    FORMAL - Aquela que foi instituída, legalizada, normatizada, regulamentada.
    INFORMAL - Surge espontaneamente das relações interpessoais. Transcedental, pois está além das normas e regulamentos.
    Bom, o texto da questão tá meio chatinho, ou melhor, é um bom texto tendo o fim que tem (derrubar candidatos), mas vamos ao que interessa! Quando ele diz "...relacionamentos interpessoais...que o organograma não pode captar..." é a parte que não está regulamentada, normatizada, etc. O que pode pegar na questão é a parte que fala "...referem-se à organização..."; porém, pelo que já foi exposto, isso não invalida a afirmação da questão, não é mesmo!
    Veja que é correto dizer que: todos os relacionamentos interpessoais que o organograma não pode captar referem-se à estrutura informal. E também podemos dizer que: todos os relacionamentos interpessoais que o organograma não pode captar referem-se à organização, uma vez que o organograma tem como referência a organização, então, o que ela capta ou não capta somente pode estar relacionado à organização!

    Então,a afirmatica está correta!


  • Organograma: É uma representação gráfica da estrutura formal de uma organização, seja esta uma empresa, um grupo de pessoas ou uma estrutura hierárquica.
  • Os organogramas são úteis para mostrar a estrutura formal da organização e quem é o responsável por determinadas tarefas. Além disso, o simples ato de desenhar um organograma pode assinalar defeitos na organização, como a duplicação de esforços ou os conflitos potenciais. Na verdade, entretanto, o organograma não pode captar os relacionamentos interpessoais que formam a estrutura informal. Herbert A Simon descreveu-a como “os relacionamentos interpessoais, dentro da organização, que afetam decisões internas, mas que, ou são omitidos do esquema formal ou não são coerentes com o mesmo”.
    Fonte. http://api.ning.com/files/Tavo8iHT5wyUQ60jB*pbOk2HCaIYtl4mtgpwScwJsXuOcE8biC5A3gV7Lb2sskSVsuTeWQJM0cuvRztD3HDQc4eKgYYfqM7a/ApostiladeOrganograma.pdf
  • Na minha humilde opnião o texto da questão tem um pega para canditados despreparados, eu ate errei na hora de marcar. Todavia o que a banca está querendo é saber se o candidato está atento.
    quando o enunciado diz: "Todos os relacionamentos interpessoais que o organograma não pode captar referem-se à organização ou à estrutura informal. " deixa bem claro que é uma coisa ou outra. A banca não quis testar os conceitos. Trata-se de atenção, na verdade é um questão de lógica matemática. ou A ou B = a  Verdade.
    Cuidado gente.
    Bons Estudos !



  • Thiago,  perfeito, porque se o organograma é a formalidade  da organização e capta hierarquia funcional, relações interpessoais, é quase sinônimo de informalidade, ou seja algo está no organograma ou..não está!
  • MUITO CUIDADO para não confundir, a banca vai tentar de todas as formar inserir a estrutura INFORMAL no organograma. Isso NÃO é possível já que a estrutura informal não nasce de normas estipuladas pela empresa, mas sim de relacionamentos interpessoais, da convivencia com o grupo.

    Tenhamos bastante atenção a isso, as vezes até lendo rápido acabamos confundindo as bolas!

    Bons estudos!