SóProvas


ID
877507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca da gestão de projetos e processos nas organizações,
julgue os itens que se seguem.

A sequência de atividades programadas com o compromisso de fornecer um resultado que produza mudança é um exemplo de processo, pois há encadeamento lógico entre as diferentes etapas de produção.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Gespública (2011) Gestão de processos "é um mecanismo utilizado para identificar, representar, minimizar riscos e implementar processos de negócios, dentro e entre organizações".
    Para Huntress (2006) é "documentar, desenvolver, implementar, monitorar e otimizar múltiplos tipos de aplicações de automação de processo integrando sistemas e pessoas".
    Em outras palavras, não é sequência de atividades, mas a identificação, mapeamento, planejamento, tratamento, melhora e modo de aplicar essas atividades. É basicamente um estudo detalhado do que fazer e como fazer cada vez melhor.
  • "A sequência de atividades programadas com o compromisso de fornecer um resultado que produza mudança é um exemplo de processo, pois há encadeamento lógico entre as diferentes etapas de produção."

    GAB: ERRADO

    Para mim, o que está sublinhado é o que faz a questão caracterizar um projeto, o restante se aplica tanto a projetos quanto a processos. O que está sublinhado sugere que a sequência de atividades busca um objetivo específico, um resultado que produza alguma mudança, alguma inovação (característica dos projetos),

    Já os processos, que também são atividades sequencialmente programadas ou conjunto de passos para a realização de uma tarefa, não tem esse foco específico de trazer uma mudança ou algo novo. É simplesmente uma ordenação específica de atividades de trabalho no tempo e espaço, com um começo, um fim, entradas e saídas, claramente identificadas, enfim uma estrutura para ação.
     


    Mas o restante da questão tbm caberia no conceito de processo visto que:
     
    "Processo é uma ordenação específica de atividades, em determinado tempo e espaço, com começo, desenvolvimento e fim. São portanto, tarefas interligadas logicamente, utilizando recursos ou insumos (inputs) para gerar resultados (outputs), de forma a apoiar os objetivos organizacionais, agregando valor ao produto ou serviço final com atendimento constante das necessidades dos clientes."
  • Olá pessoal, para complementar os estudos, segundo o Manual da PMBOK, segue resumo:

    PROCESSOS X PROJETOS

    PROCESSO: pode ser definido como uma sequência de atividades dinâmicas e contínuas, logicamente relacionadas, executadas para obter um resultado bem definido. Outra definição descreve o processo como uma sequência de passos, tarefas e atividades que convertem entradas em uma saída. Um processo é contínuo e repetitivo.

    PROJETO: empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único. Tem início, meio e fim. O projeto é normalmente autorizado como resultado de uma ou mais considerações estratégicas: pode ser uma demanda de mercado, necessidade organizacional, solicitação de um cliente, avanço tecnológico ou requisito legal. Veja as principais características dos projetos: (1) são temporários, possuem um início e um fim definidos; (2) são planejados, executados e controlados; (3) entregam produtos, serviços ou resultados exclusivos; (4) são realizados por pessoas; e (5) são realizados com recursos limitados.
    Diante do exposto, percebemos que os processos estão relacionados ao dia-a-dia das empresas ( ROTINEIROS), enquanto os projetos estão mais relacionados à inovação ou novos produtos e serviços.

    Espero ter contribuído.

  • Processo é uma série de ações que geram um resultado.

    Projeto é um conjunto de etapas, que permitem que evolua do conceito até o produto ou serviço final.
     
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Processos_da_ger%C3%AAncia_de_projetos
  • Sílvia,

    A explicação é boa, mas com certeza não foi extraída do PMBOK.

    Abraços,

    Moisés Oliveira
  • Essa questão tem duas partes que a torna errada: um resultado e produzir mudança. Isso é Projeto. O processo é contínuo, portanto, não necessariamente resulta em UM resultado e nem produz mudança. Uma empresa pode ter processos de rotina com o objetivo apenas de mantê-la competitiva, sem produzir nada novo.
  • Algumas definições mais comuns para PROJETO:
     Projeto: empreendimento intencionalmente orientado para um objetivo.
     Projeto: sequência de atividades programadas, com compromisso de fornecer um resultado que produz mudança.
     Projeto:
    · empreendimento ou esforço planejado, que deve entregar um resultado singular
    · orientado para uma mudança benéfica
    · definido por objetivos de ordem quantitativa e qualitatitiva
    · dentro de restrições de prazo e custo
     Projeto: sequência de atividades finitas, com começo, meio e fim programados.

    Dessa forma a questão está abordando a definição de projetos e não processos.
    Essa definicão foi retirada do material de Gestão e Ferramentas de Projetos – Profª. Edna Wojciechowski
    http://xa.yimg.com/kq/groups/73614344/767324264/name/GESTAO+DE+PROJETOS_2012_Parte+1.pdf .http://xa.yimg.com/kq/groups/73614344/767324264/name/GESTAO+DE+PROJETOS_2012_Parte+1.pdfhttp://xa.yimg.com/kq/groups/73614344/767324264/name/GESTAO+DE+PROJETOS_2012_Parte+1.pdfhttp://xa.yimg.com/kq/groups/73614344/767324264/name/GESTAO+DE+PROJETOS_2012_Parte+1.pdf 

  • O pior de tudo é comentar a questão, como fiz aí encima, e depois fazer de novo e errar!!!!kkkkkkkk
  • Ainda nao intendi direito. e muito facil de confundir !

  • Processos: tarefas e atividades que possuem entrada e saída. É um processo contínuo e repetitivo.

    Projetos: possui em prazo para acabar. Tem início, meio e fim ou seja ele é PROGRAMADO E muitas vezes pode terminar sem ter alcançado o seu objetivo.

    Então quando a questão diz:: sequência de atividades programadas... está se referindo a projetos e não processo.
  • ERRADO
    Dicas de Gestão Pública - Diferença Projeto e Processo

    Confira no quadro abaixo as diferenças entre "projeto" e "processo" na gestão pública. Matéria que está caindo em todos os concursos públicos.
     
     
     
  • Quando fizeres prova da CESPE, atente para todas as palavras.
    Resutado que produza mudança.
    Neste caso, mudança quer dizer uma alteração do resultado, do objetivo.
    Um processo não é uma sequência com o compromisso de produzir mudanças.
    Imagine um processo de recebimento de materiais.
    O resultado é o mesmo sempre: dar entrada nos insumos para uso da organização.
  • ERRADO

    Calma ai galera, limitar o pensamento de que resultado é unicamente de projeto pode fazer errar uma questão preciosa. 
    Tanto projeto quanto processo podem levar a algum resultado, a diferença é que um projeto propôe uma mudança no estado quo, já o processo produz o mesmo resultado constantemente

    Perceberam que resultado cabe tanto a projeto quanto a processo?
  • Pessoal, Por favor alguém me indica material para os estudos de Gestão de Processos, pelo o que estou vendo, meu material não está completo, muita coisa eu não vi, e meu material é do Ponto.

    Não estou entendendo?!?!!?!?
  • A sequência de atividades programadas com o compromisso de fornecer um resultado que produza mudança é um exemplo de reengenharia, pois há encadeamento lógico entre as diferentes etapas de produção.
  • GABARITO: ERRADO

    Os processos são rotineiros, não buscam a mudança! O que busca a mudança são os projetos!

  • Este é o conceito de projeto.

    Segundo Caupin, projeto é um processo único, consistindo em um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos incluindo limitações no tempo, custo e recursos.

  • Pessoal mesmo se estivesse falando de processos, o conjunto de atividades = subprocesso.

  • Acho essa questão sem sentido. Mudança de que, ou em quê? Entendi que o sentido foi dizer que no processo há sempre entrega dos mesmos resultados, enquanto no projeto cria-se algo novo, mas o termo mudança ficou vago, porque, dependendo da perspectiva, o processo gera mudanças sim. Exemplo: em relação aos insumos. O processo vai pegar um insumo na entrada e entregar um produto com valor agregado na saída. Isso não é mudança? Porém, em relação ao resultado que já vinha entregando, ele não vai ter mudanças. Então, essa é uma pergunta incompleta, que não fornece os subsídios adequados para respondermos em base lógica. Requer que o candidato entre na cabeça da banca, o que é impossível. O processo pode não ocasionar mudanças no contexto macro (organizacional), mas no micro (processamento de insumos) ele gerará uma mudança padronizada.

  • A sequência de atividades programadas com o compromisso de fornecer um resultado que produza mudança é um exemplo de processo, pois há encadeamento lógico entre as diferentes etapas de produção. Resposta: Errado.

  • Errado. O item tentou confundir processo com projeto. Conforme o PMBOK, projeto é um esforço temporário empreendido para alcançar um resultado exclusivo que provocará uma mudança na organização. O projeto pode ser dividido em etapas com encadeamento lógico. Percebam que o processo, apesar de possuir uma sequência de atividades programadas, apresentará sempre o mesmo resultado ao final de sua execução, sem provocar uma mudança na organização. Busque associar com o processo de montagem de um carro: ao final da sequência de atividades programadas, haverá sempre o mesmo montado. Diferente de um projeto de desenvolvimento de um novo carro que voa: ao final do projeto haverá um resultado exclusivo provocando uma mudança organizacional.