SóProvas


ID
877510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da gestão de projetos e processos nas organizações,
julgue os itens que se seguem.

O planejamento estratégico e a qualidade total são exemplos de aspectos comportamentais da gestão de processos nas organizações, garantindo a devida transformação dos insumos em produtos de valor agregado.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO


    O planejamento estratégico e a qualidade total são exemplos de aspectos comportamentais da gestão de processos nas organizações, garantindo a devida transformação dos insumos em produtos de valor agregado(ERRADO)


    Como dito pela nossa colega aí em cima, O planejamento estrategico e a qualidade total garantem o alcance dos objetivos determinados e a satisfação do cliente com o produto adquirido.
  • Alguém pode esclarecer pq são aspectos comportamentais?

    De qualquer forma o termo GARANTE já invalida o item, 
    Mesmo com um planejamento bem executado, o alcance dos objetivos não está garantido.
  • Acho que o erro da questão está em afirmar que esses são aspectos "comportamentais", logo, de estrita ligação com a valorização humana e as demais visões da Escola Comportamental da Adm. De fato, Planejamento Estratégico e QT não têm foco nessa área.
    O resto da questão está correto.
  • Tanto o Planejamento Estrategico quanto a Qualidade Total são aspectos comportamentais, pois determinam o modo de agir da corporação/governo, assim uma administração pautada por esses aspectos busca a qualidade total de seus produtos/serviços e se comporta administrativamente de acordo com os fundamentos do planejamento estratégico. No entando isso não garante a "devida transformação dos insumos em produtos de valor agregado."
  • Concordo com a questão quando diz que o planejamento estratégico e a qualidade total são aspectos comportamentais das organizacoes, pois ela quis dizer que é o modo como as organizacoes se comportam e não ligou à teoria do comportamento.

    Acho que o erro da questão está na segunda parte - garantindo a devida transformação dos insumos em produtos de valor agregado - pois o planejamento estratégico diz respeito à formulacao dos objetivos e a qualidade total é focada em atender aquilo que o cliente deseja.

    fontes: 
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Planejamento_estratégico
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Qualidade_total
  • O planejamento estratégico e a qualidade total são exemplos de aspectos comportamentais da gestão de processos nas organizações, garantindo a devida transformação dos insumos em produtos de valor agregado.

    O que deixa a alternartiva errada é a palavra garantindo. 
    O planejamento estratégico e a qualidade total contribuem para a transformação dos insumos em produtos de valor agragado, mas não garante.
  • O planejamento estratégico formula as diretrizes, objetivos e metas para a produção e a QT garante que o produto seja produzido dentro dos padrões das normatizações da qualidade, quem garante a devida transformação dos insumos em produtos é a gestão de processos, onde entram outputs (insumos) que passam pelo processo de transformação e saem outputs (produto de valor agregado).
  • ERRADO

    Planejamento estratégico não garante a devida transformação dos insumos em produtos de valor agregado. 
  • ERRADO.

    Primeiro, o planejamento estratégico não é exemplo de aspectos comportamentais nem de gestão de processos nem de gestão de projetos. A gestão estratégica é o primeiro passo de tudo! É nela que vamos realizar o diagnóstico dos ambientes externos e internos, vamos planejar e formular objetivos, que deverão ser alcançados por meio de sua estrutura organizacional, através de gestão de processos e gestão de projetos. Quando falamos em planejamento estratégico, estamos falando do planejamento da alta cúpula, que é o planejamento realizado pelo sistema de gestão estratégica. Lembrando que existem três níveis de planejamento dentro da organização: estratégico, tático e operacional.

    Não podemos entender que a palavra "planejamento" refere-se a projetos não, colega. As organizações possuem um processo administrativo composto das funções planejamento, organização, direção e controle. É esse o planejamento abordado pela questão.

    A questão ficaria correta se...
    A qualidade total é um exemplo de aspecto comportamental de gestão de processos nas organizações, visando garantir a devida transformação dos insumos em produtos de valor agregado.
  • ERRADA. Realmente não se tratam de aspectos comportamentais. O planejamento estratégico e a qualidade total conduzem as ações na gestão de processos. Mas os ASPECTOS COMPORTAMENTIAS dessa abordagem REFLETEM as CONDUTAS DO DONO DO PROCESSO, DOS FORNECEDORES, DOS EXECUTORES e DOS CLIENTES DO PROCESSO. Quer saber como? Acesse o link abaixo da UNICAMP, são slides em pdf.

    A gestão de processos em concursos do CESPE, sempre me surpreende. Cada vez mais eu me pergunto de que fontes o CESPE tira essas coisas. Não há material para concursos bem como livros que consiga esgotar essa abordagem.

    www.ccuec.unicamp.br/gepro/pdf/Topico_III.pdf 
  • NÃO GARANTE. Em Administração nada é garantido.

    Segundo Juran, a qualidade pode ser definida de duas formas. Sob a visão de resultados a qualidade baseia-se nas características do produto que atendem as necessidades do cliente e geram lucros. Entretanto, alta qualidade costuma implicar em maiores custos. Todavia de  acordo com uma visão de custos, a qualidade é a ausência de defeitos ou erros de fabricação. Então, alta qualidade acaba implicando em menos custos para as empresas. 
  • O planejamento estratégico e a qualidade total são exemplos de aspectos comportamentais da gestão de processos nas organizações, garantindo a devida transformação dos insumos em produtos de valor agregado.

    O planejamento estratégico e a qualidade total são exemplos de aspectos formais da gestão de processos nas organizações, objetivam a transformação dos insumos em produtos de valor agregado.

    Como mencionado acima em administração nada é garantido, logo errado.Mas vamos trabalhar abaixo o termo:COMPORTAMENTAIS.

    De acordo com Chiavenato (1999, p. 173) alguns aspectos de cultura são percebidos outros menos visíveis (os comportamentais ou culturais).
    Os aspectos formais são facilmente perceptíveis entre eles estãoos componentes visíveis e publicamente observáveis, orientados para aspectos operacionais e de tarefas.(políticas e diretrizes, métodos e procedimentos, objetivos, estrutura organizacional, tecnologia adotada,
    Já os comportamentais ou informais
    englobam componentes invisíveis e ocultos, afetivos e emocionais, orientados para aspectos sociais e psicológicos (percepções, sentimentos, atitudes, valores, interações informais, normas grupais etc).

    Lembrem se do modelo de iceberg fazendo que faz uma alusão da cultura organizacional, de modo que na parte superior que é a visível, encontra se na superfície das águas, e na inferior fica oculta sob as águas e totalmente fora da visão das pessoas. (CHIAVENATO, 1999, p. 173).


    Aspectos formais, abertos: parte superior

     

    • Estrutura organizacional
    • Títulos e descrições de cargos
    • Objetivos e estratégias
    • Tecnologia e práticas operacionais
    • Políticas e diretrizes de pessoal
    • Métodos e procedimentos
    • Medidas de produtividade física e financeira


    Aspectos Informais e ocultos:parte submersa

    • Padrões de influenciação e de poder
    • Percepções e atitudes das pessoas
    • Sentimentos e normas de grupo
    • Valores e expectativas
    • Padrões de interação informais
    • Normas grupais
    • Relações afetivas
  • A dica para concurseiro, quando o assunto é gestão de processos, o jeito é encarar o Guia Cbok. Não há materiais no mercado, além disso a CESPE costuma pega a quase literalidade nesse guia. 
  • GABARITO: ERRADO

    Não está claro o que a questão quis dizer com “aspectos comportamentais”. De todo modo, quando ela diz que há fatores (como os acima mencionados) que garantem a agregação de valor, ela está errada! Não há essa garantia!

  • Galera coloca um texto gigante no comentário... O lance é ser objetivo.

    PLANEJAMENTO NAO GARANTE NADA, SÓ EVITA O FRACASSO.

    Questão ERRADA

  • Isso aí Juan. Ser objetivo é um dom. E nem sempre eu tenho, mas tento praticar.

  • Li "garantindo" e cliquei em "E" . "Tô ligero com você, Cespe/UnB"

  • O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GOZA DE INCERTEZA, IMPREVISIBILIDADE, IMPRECISÃO, DUBIEDADE, INDETERMINAÇÃO... NOTEM QUE NADA TEM HAVER COM GARANTIA?... 

     

    PARA LACRAR, A QUALIDADE TOTAL É UM PROCESSO DE MUDANÇA APLICÁVEL NO NÍVEL ESTRATÉGICO. PARTE DO TOPO PARA A BASE. 

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • O planejamento estratégico e a qualidade total são exemplos de aspectos comportamentais da gestão de processos nas organizações, garantindo a devida transformação dos insumos em produtos de valor agregado. 



  • O planejamento estratégico e a qualidade total contribuem para a transformação dos insumos em produtos de valor agregado, mas não garantem.


    GAB: ERRADO

  • Não garante.

  • GABARITO ERRADO:

    O planejamento estratégico e a qualidade total são exemplos de aspectos comportamentais da gestão de processos nas organizações, transformando insumos em produtos de valor agregado.

  • Outra questão da CESPE que menciona qualidade total:

    Q768690 Os aspectos estratégicos da gestão de processos se referem a elementos que sustentam a competitividade organizacional, tais como qualidade total, marketing, operações e logística, bem como formulação de estratégias.

    CERTO.

  • A transformação dos insumos em produtos de valor agregado se refere ao processo.