-
O modelo de Excelência em Gestão Pública foi concebido a partir da premissa de que é preciso ser excelente sem deixar de ser público.
-
Questão ERRADA.
O modelo de excelência em gestão pública não pode ter a premissa de que uma organização pública deve ser excelente nos mesmos moldes aplicados na iniciativa privada, pois a iniciativa privada almeja o lucro, vê o consumidor como cliente, já a administração pública vê o consumidor como cidadão, não visando o lucro.
O GESPÚBLICA é uma política formulada a partir da premissa de que a gestão de órgãos e entidades públicos pode e deve ser excelente, pode e deve ser comparada com padrões internacionais de qualidade em gestão, mas não pode nem deve deixar de ser pública.
A qualidade da gestão pública tem que ser orientada para o cidadão, e desenvolver-se dentro do espaço constitucional demarcado pelos princípios da impessoalidade, da legalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência.
Bons estudos!
-
Só uma dica! No edital da ANS-2013 há o tópico Modelo da Fundação Nacional da Qualidade - FNQ. Nunca tinha lido nada sobre esse modelo e achei bem interessante e corrobora o comentário da colega acima.
O
Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é baseado
em 11 fundamentos e
8 critérios. Como fundamentos podemos definir os pilares, a base teórica de uma boa gestão. Esses fundamentos são colocados em prática por meio dos oito critérios. São eles:
* Fundamentos: pensamento sistêmico; aprendizado organizacional; cultura de inovação; liderança e constância de propósitos; orientação por processos e informações; visão de futuro; geração de valor; valorização de pessoas; conhecimento sobre o cliente e o mercado; desenvolvimento de parcerias e responsabilidade social.
*Critérios: liderança;
estratégias e planos;
clientes; sociedade; informações e conhecimento;
pessoas; processos e
resultados.
Enquanto
MEG usa como critério os
clientes. A
GesPública os trata como
cidadãos, evidenciando a particulariedade deste modelo voltado para o setor público.
A figura representativa do MEG simboliza a organização, considerada como um sistema orgânico e adaptável ao ambiente externo. O MEG é representado pelo diagrama (clicar no link), que utiliza o conceito de aprendizado segundo o ciclo de PDCA (Plan, Do, Check, Action). FONTE: http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao
-
DECRETO Nº 5.378 DE 23 DE FEVEREIRO DE 2005.
IV - desenvolver modelo de excelência em gestão pública, fixando parâmetros e critérios para a avaliação e melhoria da qualidade da gestão pública, da capacidade de atendimento ao cidadão e da eficiência e eficácia dos atos da administração pública federal.
Art. 4o Os critérios para avaliação da gestão de que trata este Decreto serão estabelecidos em consonância com o modelo de excelência em gestão pública.
www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/Decreto/D5378.htm
-
Errada!
Pessoa, o raciocínio para esse tipo de questão deve ser o seguinte:
O foco em resultado do Gespública diz respeito à satisfação das necessidades do cidadão. Na iniciativa provada os resultados, em geral, diz respeito à performance financeira, lucro. Não é este o motor da área pública.
Percebeu!!?? Sempre que questões deste assunto (Qualidade nos serviços públicos) tentar igualar Público ao Privado, estará errada. Fique de olho.
Bons estudos!
-
Apenas para complementar o que já foi dito pelos colegas, uma outra questão ajuda a responder, vejam:
-
ERRADA.
Deve ser excelente nos moldes similares ao da iniciativa Privada e não nos mesmos moldes.
Bons estudos a todos!
-
Q90240/CESPE 2011 - O foco em resultados, um dos critérios adotados pelo modelo GESPÚBLICA, confirma que a excelência nos serviços públicos se pauta em critérios similares aos preconizados pela iniciativa privada. GABARITO: ERRADO
AÍ EU TE PERGUNTO: ??????
-
ERRADO
Nos mesmos moldes é impossível, afinal existem muitas diferenças entre as organizações públicas e privadas. Portanto, as organizações públicas devem fazer as adaptações necessárias.
"A adaptação do modelo geral para o modelo público de excelência fundamenta-se na seguinte premissa: a administração pública pode ser excelente sem deixar de considerar as particularidades inerentes à sua natureza pública."
Paludo, 2013.
-
GABARITO: ERRADO
O modelo de excelência em gestão pública parte da premissa de que uma organização pública deve ser excelente, porém sem deixar de ser pública e mantendo as suas características. Não deve ser realizada nos mesmos moldes da iniciativa privada, pois possuem características que as distinguem.
Abraços.
-
NOS MESMOS MOLDES JAMAIS, LOGO A PRIVADA PODERÁ FAZER TUDO QUE A LEI NÃO PROIBIR E JÁ A PÚBLICA SÓ PODERÁ FAZER O QUE A LEI DETERMINAR
-
O modelo de excelência em gestão pública é uma política formulada a partir da premissa de que uma organização pública deve ser excelente, nos mesmos moldes aplicados na iniciativa privada. Resposta: Errado.
Comentário: a iniciativa privada almeja o lucro, vê o consumidor como cliente, já a administração pública vê o consumidor como cidadão, não visando o lucro.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------