SóProvas


ID
878398
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere:

Uma intranet simples pode ser criada conectando-se um computador cliente munido de um navegador web a um computador equipado com um software ...I...  via uma rede que utiliza a pilha de protocolos  ..II...  . Um  ...III...  mantém visitantes indesejados do lado de fora da rede.

As lacunas I, II e III deverão ser preenchidas correta e respectivamente por:

Alternativas
Comentários
  • b) correta.
    SERVIDOR é um computador que oferece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de diversa natureza, por exemplo, servidor de arquivos, de correio eletrônico ou servidor web. Os computadores que acessam os serviços de um servidor são chamados de clientes ou estações.
    TCP/IP surgiu com o departamento de defesa norte americano com intúito de manter conectados, mesmo que só em partes, órgãos do governo e universidades. A arpanet, surgiu como uma rede que permaneceria intacta caso um dos servidores perdece a conexão e, para isso, ele necessitava de protocolos que assegurassem tais funcionalidades trazendo confiabilidade, flexibilidade, e que fosse fácil de implementar. Foi desenvolvida então a arquitetura TCP/IP que são dois protocolos. O TCP prepara os pacotes de transmissão de informações em reder de telecomunicações, garantidos que sejam recebidos da mesma maneira que foram enviados. IP é o protocolo responsável pelo envio de pacotes entre dois pontos da rede.
    FIREWAL é um sistema de segurança que cria uma espécie de filtro, impedindo a transmissão e/ou recepção de acessos danosos ou não autorizados. Pode ser um software ou hardware, ou a combinação de ambos.
  • Muito bom , César !

  • Apenas para exclarecer o que é realmente um servidor e um cliente e como se estabelece a relação entre eles. 

    A “relação” que os computadores mantêm entre si na Internet segue um modelo bem definido, conhecido como modelo cliente/servidor. Nesse “paradigma”, os clientes são os nossos micros, que sempre estão “requisitando” algo e os servidores são os computadores na Internet com a responsabilidade de fornecer esse “algo”.

      Vê-se, portanto, que o modelo cliente/servidor é centralizado e é hierárquico. Pois todas as informações estão presentes no servidor que as fornece a quem pede, simplesmente. É como uma sala de aula: os clientes são os alunos, detentores do direito de requisitar informações ao indivíduo que as possui e tem a obrigação de fornecê-las (o professor – no caso, servidor).

      A relação entre cliente e servidor é muito simples:

      1. O servidor está de prontidão, aguardando que algum cliente solicite algo.

      2. O cliente pede uma informação ao servidor apropriado (localiza-o pelo endereço).

      3. O servidor então, respondendo à requisição feita, fornece as informações pedidas ao cliente que as solicitou.

      Na verdade, os termos “servidor” e “cliente” não definem máquinas no sentido real da palavra, ou seja: o termo servidor não é atribuído a um computador, mas a uma aplicação (programa, software) que tem a função de fornecer informações de diversos tipos. Da mesma forma, um cliente é um programa, não um micro, que foi criado para estabelecer uma conexão com um servidor e dele obter informações.

      Como um exemplo: os programas que usamos na Internet são clientes. O Internet Explorer (mostrado na figura a seguir), que é o aplicativo usado para navegar nas páginas, é considerado um programa cliente web ou cliente WWW, pois se conecta aos servidores Web para obter páginas. O Outlook Express também é uma aplicação cliente, só que cliente de correio ou cliente de e-mail, pois se conecta aos servidores de e-mail para enviar e receber mensagens de correio eletrônico.

    Carvalho, João Antonio

    Informática para concursos: [teoria e questões] / João Antonio Carvalho. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

                808 p. 17x24 cm – (Provas e concursos)

    reva seu comentário...

  • TCP/IP (também chamado de pilha de protocolos TCP/IP) é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede. 

    Hypertext Transfer Protocol, sigla HTTP (em português Protocolo de Transferência de Hipertexto)

    Da wikipédia

  • Quando ouvirem PILHA de protocolos liguem ao TCP/IP.

  • GABARITO B


    Firewall- É para filtrar as portas de conexão

                - Não é antivírus

                - Não analisa o conteúdo de mensagens de e-mail 

                - Não criptografa mensagem 

    Obs- O firewall realiza a filtragem de pacotes e então bloqueia as transmissões não permitidas, mas não impede o uso malicioso de serviços que ele esteja autorizado a liberar.


    bons estudos