Apenas para exclarecer o que é realmente um servidor e um cliente e como se estabelece a relação entre eles.
A “relação” que os computadores mantêm entre si na Internet segue um modelo bem definido, conhecido como modelo cliente/servidor. Nesse “paradigma”, os clientes são os nossos micros, que sempre estão “requisitando” algo e os servidores são os computadores na Internet com a responsabilidade de fornecer esse “algo”.
Vê-se, portanto, que o modelo cliente/servidor é centralizado e é hierárquico. Pois todas as informações estão presentes no servidor que as fornece a quem pede, simplesmente. É como uma sala de aula: os clientes são os alunos, detentores do direito de requisitar informações ao indivíduo que as possui e tem a obrigação de fornecê-las (o professor – no caso, servidor).
A relação entre cliente e servidor é muito simples:
1. O servidor está de prontidão, aguardando que algum cliente solicite algo.
2. O cliente pede uma informação ao servidor apropriado (localiza-o pelo endereço).
3. O servidor então, respondendo à requisição feita, fornece as informações pedidas ao cliente que as solicitou.
Na verdade, os termos “servidor” e “cliente” não definem máquinas no sentido real da palavra, ou seja: o termo servidor não é atribuído a um computador, mas a uma aplicação (programa, software) que tem a função de fornecer informações de diversos tipos. Da mesma forma, um cliente é um programa, não um micro, que foi criado para estabelecer uma conexão com um servidor e dele obter informações.
Como um exemplo: os programas que usamos na Internet são clientes. O Internet Explorer (mostrado na figura a seguir), que é o aplicativo usado para navegar nas páginas, é considerado um programa cliente web ou cliente WWW, pois se conecta aos servidores Web para obter páginas. O Outlook Express também é uma aplicação cliente, só que cliente de correio ou cliente de e-mail, pois se conecta aos servidores de e-mail para enviar e receber mensagens de correio eletrônico.
Carvalho, João Antonio
Informática para concursos: [teoria e questões] / João Antonio Carvalho. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
808 p. 17x24 cm – (Provas e concursos)
reva seu comentário...