SóProvas


ID
878575
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Todos os computadores que acessam a internet recebem um único endereço que é normalmente um número de 32 bits representados por quatro séries de números que vão de 0 a 255 e são separados por pontos. Quando um usuário envia uma mensagem a outro usuário da internet, a mensagem é decomposta em pacotes que contêm seu endereço de destino. Seria muito difícil lembrar endereços compostos por sequências de 12 números para se enviar uma mensagem, por isso, um determinado sistema converte esses endereços numéricos em nomes de domínio. Um nome de domínio é o nome alfanumérico que corresponde ao endereço de 32 bits exclusivo para cada computador conectado à internet. Para acessar um computador na internet, utiliza-se o nome de domínio, não sendo necessário digitar o endereço numérico do computador de destino.

O sistema que converte os endereços numéricos citados no texto para nomes de domínio é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra E
    O DNS é o serviço de nomes para endereços da Internet que traduz nomes de domínio amigáveis para endereços IP (Internet Protocol) numéricos. Por exemplo, "www.microsoft.com" se traduz em 198.105.232.6.   DNS consiste nos seguintes componentes:   Domínios: Um domínio é um grupo lógico de computadores em uma rede grande. Acesso a cada computador em um determinado grupo é controlado pelo mesmo servidor.
      Banco de dados distribuído: Um banco de dados distribuído é um sistema de arquivamento de informações sobre os computadores em uma rede.
      Servidores de nomes: Um servidor de nomes contém informações de endereço sobre outros computadores na rede. Essas informações podem ser designadas a computadores cliente que fazer uma solicitação para o servidor de nomes.
      Os clientes: Um cliente solicita informações dos servidores. Em um sistema de nome de domínio, o cliente solicita informações de endereçamento de rede de servidores de nomes.
      Resolução: Um resolvedor oferece aos clientes informações de endereço sobre os outros computadores na rede.
  • Gabarito E

    O DNS, do inglês Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios), funciona como um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios. Na verdade, é graças ao DNS que você pode digitar www.baixaki.com.br na barra de endereços do seu navegador para acessar o Baixaki, e não um monte de números e pontos.

    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/o-que-e/829-o-que-e-dns-.htm#ixzz2LObTBCd0
  • Letra E. A questão fala sobre o número de IP e cita a existência de um endereço mais fácil de memorizar (URL). A conversão é realizada pelo DNS (Domain Name Service, serviço de nomes de domínios). ISP é Internet Service Provider – provedor de serviços de Internet. HTTP é o protocolo de transferência de hipertexto. E-DNA não se aplica. E IPC é Índice de preços ao consumidor, nada relacionado a Internet.
  • Pra guardar

    D - dar
    N - nome
    S - 
  • Amigo pelo nome correto é mais fácil memorizar

    DNS = SERVIÇO DE NOMES DOS DOMÍNIOS (DOMAIN NAME SERVICE) ou
    DNS = SERVIDOR DE NOMES DOS DOMINIOS (DOMAIN NAME SERVER).
  • Para que não haja dúvidas sobre a função do DNS.

    Segue a excelente explicação do professor João Antônio do EVP.

    Domínios – nomes amigáveis

      Já imaginou ter de decorar os endereços IP de todos os servidores que detêm páginas que você deseja acessar? Por exemplo: 200.211.34.241 para buscar aquelas resoluções de questões de diversas provas da Esaf para a área fiscal. Ou ainda 200.15.16.132 para enviar cartões virtuais de Natal e aniversário aos amigos internautas. E tem mais uma! Que tal acessar 155.254.233.8 para fazer um DOC do seu banco para a conta do seu irmão?

      Horrível! Seria realmente complicado ter de acessar os principais serviços da Internet pelos endereços IP dos servidores. Mas todos nós fazemos isso (só que não sabemos). Para facilitar a localização de informações na Internet, foram criados endereços que funcionam como “máscaras” ou “maquiagens” para os endereços IP. Esses endereços são conhecidos como domínios. Um exemplo de domínio é euvoupassar.com.br.

      Ou seja, os domínios, quaisquer que sejam, são, na verdade, endereços associados aos endereços IP dos servidores da Internet. Isso significa que www.euvoupassar.com.br, na verdade, é um “nome bonito” para 198.7.60.161, assim como www.redegir.com.br é um nome agradável que está associado ao IP 198.7.60.171.

      “E o responsável por isso é o DNS (visto no capítulo de Redes), não é João?”

      Perfeito, leitor! Isso mesmo! O DNS (Domain Name Services) presente na pilha TCP/IP, que, para alguns, é um protocolo, para outros é um serviço (a maioria aceita que são os dois), é o componente responsável por estabelecer e manter uma estrutura de nomes amigáveis associados aos endereços IP dos diversos servidores da Internet.

      Em toda empresa há um Servidor DNS, que contém um registro completo dos endereços IP dos servidores e dos nomes de domínios associados a eles. Um servidor DNS é, em poucas palavras, como aquelas centrais de informações nos shopping centers... “Ei, onde fica a loja tal?” “É só descer a próxima escada e dobrar à direita, senhora.”

      Em outras palavras: quando solicitamos www.qualquercoisa.com.br, é o servidor DNS que traduzirá isso para 200.231.45.109 para que o  nosso micro (cliente) consiga localizar o alvo (servidor). O servidor DNS também é chamado Servidor de Nomes.

  • O que é DNS?

    É um servidor ou protocolo que permite traduzir uma URL em um endereço IP. Assim, temos que a URL é uma expressão léxica, por exemplo : WWW. QUESTOESDECONCURSO.COM.BR , sendo o IP a expressao numerica, que a título de exemplo, colocamos

     200. 145.234.100 . NOs digitamos a expressão léxica, e o DNS cuida de traduzi-la para o endereço IP.

    #feefoco #boragalera #sabadotambémedia 

  • DNS= Domínio.

  • Esqueminha para lembrar:

    URL: Letra

    DNS: Decomposição de Número em Sílaba (que é uma Letra)

    IP: ( lembrem do I  como o número romano 1)

  • Lembre-se do macete; DNS= Dar Nome ao Site

  • DNS -> De maneira grosseira o dns Converte os enereços de números para nomes

     

     

    SE VOCÊ NÃO PAGAR O PREÇO DO SUCESSO, IRÁ PAGAR O PEO DO FRACASSO, VOCÊ ESCOLHE!

  • IP ----------------- URL

              DNS

  • Vídeo em inglês que ajuda a entender como funciona o DNS:

     

    https://www.youtube.com/watch?v=HsQOWfc3Wic

  • Não confundir:

    ISP  "Internet Service Provider" Provedor de Serviço Internet

    IPC Inter-Process Communication (O IPC permite que dois processos executáveis distintos se comuniquem entre si através de mensagens que são gerenciadas pelo sistema operacional)

  • D = converter Dominío 

  • Gabarito E: 

    Dar Nome Site.

    Bons estudos!

  • Transcrevo abaixo o comentário do professor para os não assinantes:

     

    Letra E. A questão fala sobre o número de IP e cita a existência de um endereço mais fácil de memorizar (URL). A conversão é realizada pelo DNS (Domain Name Service, serviço de nomes de domínios). ISP é Internet Service Provider – provedor de serviços de Internet. HTTP é o protocolo de transferência de hipertexto. E-DNA não se aplica. E IPC é Índice de preços ao consumidor, nada relacionado a Internet.

  • Esse item "d" foi um tapa na cara do candidato né. IPC é Índice de preços ao consumidor.

    Mesma cobrança: Q600529;Q419971

  • LEMBRE-SE QUE A FUNÇÃO DO DNS É DIFERENTE DA DO DHCP. EMBORA ESSES PROTOCOLOS TRABALHEM COM O IP, O DNS CONVERTE URL EM IP, E O DHCP ATRIBUI DINAMICAMENTE O IP AO APARELHO.

    FONTE: GRANCURSOS

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    Essa é a função principal do DNS. Ele busca transformar endereços numéricos em nomes amigáveis, mais compreensíveis para humanos e mais fáceis de decorar.

    Gabarito: Letra E