SóProvas


ID
878899
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerada a disciplina constitucional do Ministério Público, dentre as funções essenciais à Justiça, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Aos membros do Ministério Público é garantida inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do órgão colegiado competente, pelo voto de dois terços (deve ser por maioria absoluta - art. 128, § 5º, I, b) de seus membros, assegurada ampla defesa.

    b) O Ministério Público do Trabalho integra o Ministério Público da União, tendo por chefe o Procurador- Geral da República, o qual é nomeado pelo Presidente da República, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a recondução. 
     (art. 128, P/ 1) correta

    c) O controle da atuação administrativa e financeira do Ministério Público compete ao Conselho Nacional do Ministério Público, que se compõe de quinze (na verdade e composto por 14 membros - art. 130-A) membros nomeados pelo Presidente da República, dentre os quais seis oriundos de carreiras jurídicas alheias à do Ministério Público.

    d) Leis complementares, de iniciativa facultada ao Procurador-Geral da República, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto do Ministério Público da União e dos Ministérios Públicos dos Estados.
    art. 128 § 5º - Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros: ...

    e) As funções do Ministério Público só podem ser exercidas por integrantes da carreira, que deverão residir na comarca da respectiva lotação, salvo autorização do Tribunal perante o qual oficiem.
    art. 129 - § 2º As funções do Ministério Público só podem ser exercidas por integrantes da carreira, que deverão residir na comarca da respectiva lotação, salvo autorização do chefe da instituição.
  • Pessoal,
    na minha humilde opinião, faltou clareza na redação da alternativa B. A leitura do período permite inferir que o chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) é o Procurador- Geral da República, o que, de acordo com a Lei Complementar 75/1993, não procede.
    Nos termos do art. 87 da lei mencionada, o Procurador- Geral do Trabalho é o Chefe do MPT.
    Creio que o simples uso de um pronome relativo tornaria a assertiva clara e inquestionável (
    O Ministério Público do Trabalho integra o Ministério Público da União, que tem por chefe o Procurador- Geral da República, o qual é nomeado pelo Presidente da República, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a recondução)
    Todavia, da forma como foi apresentada, entendo, assim como muitos que fizeram a prova, caber anulação.

    É aguardar o gabarito definitivo.
    Bons estudos a todos!
  • Mari, estou perplexo, pois tive exatamente a mesma opinião sua, a redação do item B torna o item errado, levando o candidato a excluir essa alternativa exatamente pelos motivos que você colocou.
    O Ministério Público do Trabalho integra o Ministério Público da União (até aqui OK), tendo por chefe o Procurador-Geral da República (há uma vírgula na sentença, o que leva a redação do item a dizer que o PGR é o chefe do MPT) chegou nesse ponto eu nem li o restante da alternativa por exclusão. Não entendo como não ingressaram com recurso neste item...
  • Klaus,

    a vírgula é meramente gramatical. O fato de ter vírgula transforma a oração subordinada adjetiva restritia em explicativa, o que realmente deveria ser no caso, já que a oração explicativa pode ser excluída do período sem prejudicar o entendimento da mensagem transferida. Além disso, "tendo por chefe o procurador" também é oração reduzida de gerúndio que pode ser tranformada para "que tem por chefe...". O "que", nesse caso, se refere a MP da União,  ou seja, o termo exatamente anterior a ele. Acredito que você apenas se confundiou quanto ao referente do "que", o qual, na maioria das vezes, é o núcleo do termo exatamente anterior. 
  • Mari e Klaus Serra,

    É incrível, prq tive exatamente a mesma dificuldade de vcs dois, sem tirar, nem por!!!!
    A falta de clareza na redação do item "b" me fez ficar em dúvida entre ela e a "d". Acabei errando a questão.
    Realmente pela leitura, ficamos com a impressão de que o PGR é chefe do MPT, excluindo o que diz a LC 75, que diz que o PGT é chefe do MPT.
    Pelo que conhecemos da FCC, da sua intransigência, acredito que a questão não será anulada.
    Mas vamos aguardar.
  • Concordo com os colegas...a redação da letra B foi péssima! Eu acertei por exclusão...
  • Erro GROSSEIRO da banca !


    É obrigação anular essa questão
  • Concordo, a redação não ficou  legal. Interpretei do mesmo jeito dos colegas e acabei errando tb.
  • Mari, quem precisa ter humildade é a FCC e anular essa questão. Não fiz essa prova, mas essa questão deve ser anulada. É brincadeira uma questão dessa!!!
  • Também fiz a mesma interpretação queos colegas.

    Bons estudos!
  • Concordo com todos os colegas que a redação da letra B está confusa, contudo é a assertiva MAIS CORRETA, e muitas vezes é isso que  a FCC quer!!!  
  • opa... cai também....
  • Também errei essa questão, pois a alternativa B dá a entender que se estava falando apenas do MPT e o seu chefe o PGT e não PGR.

  • Idem...  Tb interpretei assim..
  • Questão anulada pela banca.
  • Olá pessoal, a questão foi anulada pela Fundação Carlos Chagas.
    Basta consultar o link :
    http://www.concursosfcc.com.br/concursos/trt1r212/atribuicao_de_questoes_e_alteracao_de_gabaritos.pdf

    Bons estudos!
  • Qual a diferença de 2/3 para maioria absoluta?
  • Maioria absoluta é metade mais 1.
    2/3 de 60 são 40.
    Maioria absoluta de 60 = 31.
  • Para a altrnativa "B" se tornar correta, a redação deveria ficar assim:
    "O Ministério Público do Trabalho integra o Ministério Público da União
    sendo que este tem por chefe o Procurador- Geral da (...),  permitida a recondução. 
    Pois o pronome demonstrativo "este" indica que estaria falando de quem está próximo, porém, do jeito que foi colacada dar para entender que o chefe do MPT é o PGU. No entanto, como todas as outras alternativas estão erradas, o jeito mesmo é engolir a FCC.
    Falando-se de FCC, já sabemos, escolher a menos errada.

    Que Deus nos abençõe e que possamos alcançar nossos objetivos. 

    Claudenice Castro