SóProvas


ID
879025
Banca
FEPESE
Órgão
CASAN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A obsolescência, o desgaste pelo uso e as ações da natureza remetem ao conceito de:

Alternativas
Comentários
  • Letra E Correta

    inflação é utilizada para significar um aumento no suprimento de dinheiro e a expansão monetária, o que é a causa do aumento de preços.

    Exaustão é a redução do valor de investimentos necessários à exploração de recursos minerais ou florestais.

    A amortização consiste na alocação sistemática do valor amortizável de ativo intangível ao longo da sua vida útil, ou seja, o reconhecimento da perda do valor do ativo ao longo do tempo.

    Apropriação contábil compreende as despesas pagas antecipadamente que serão consideradas como custos ou despesas no decorrer do exercício ou do seguinte. Exemplo: Despesas Antecipadas de Seguros a Apólice de Seguro vale 1.000,00 Período de vigência de 01/07/2015 a 30/11/2015.Vou apropriar R$ 200,00 por mês de despesas com seguros. Ainda são despesas apropriáveis Alugueis a vencer, Encargos financeiros, Assinaturas e anuidades, Comissões e prêmios pagos antecipadamente e Outros custos e despesas pagos antecipadamente.

    Depreciação corresponde ao encargo periódico que determinados bens sofrem, por uso, obsolescência ou desgaste natural.


  • LEI 6.404/76

    Art. 183. §2º:   A diminuição do valor dos elementos dos ativos imobilizado e intangível será registrada periodicamente nas contas de:

      a) depreciação, quando corresponder à perda do valor dos direitos que têm por objeto bens físicos sujeitos a desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência;

      b) amortização, quando corresponder à perda do valor do capital aplicado na aquisição de direitos da propriedade industrial ou comercial e quaisquer outros com existência ou exercício de duração limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado;

      c) exaustão, quando corresponder à perda do valor, decorrente da sua exploração, de direitos cujo objeto sejam recursos minerais ou florestais, ou bens aplicados nessa exploração.


  • GABARITO E

    Depreciação corresponde a uma estimativa da perda de valor de bens do ativo imobilizado, sujeitos a desgaste pelo uso, ação da natureza ou por se tornarem obsoletos.

    A depreciação gera uma despesa, cuja contrapartida é a conta depreciação acumulada, uma ratificadora de ativo, vinculada à conta que representa o bem depreciado.

    Vedações:

    a) terrenos, exceto em relação a benfeitorias e construções;

    b) bens que naturalmente aumento de valor com o tempo;

    c) bens que sofrem amortização ou exaustão;

    d) bens que não estejam intrinsecamente relacionados à produção ou comercialização de bens e serviço pela entidade.

    OBS.: a depreciação de um ativo imobilizado será interrompida caso ele seja classificado como ativo mantido para venda.