SóProvas


ID
879940
Banca
IESES
Órgão
PM-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I
Se um dia, já homem feito e realizado, sentires que a terra cede a teus pés, que tuas obras desmoronam, que não há ninguém à tua volta para te estender a mão, esquece a tua maturidade, passa pela tua mocidade, volta à tua infância e balbucia, entre lágrimas e esperanças, as últimas palavras que sempre te restarão na alma: minha mãe, meu pai.
 (Rui Barbosa)

Considerando a presença de figuras de linguagem nas frases, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Opção INCORRETA, letra "B".

    a) Meu pensamento é um rio subterrâneo”. Metáfora = CORRETO, pois METÁFORA é a atribuição a uma pessoa ou coisa de uma qualidade que não lhe caberia sob uma analise lógica (um rio dentro da cabeça). Busca transferir o significado de um termo para outro com base em alguma semelhança de suas caractersiticas, como a "velocidade", "agitação" ou "silêncio" de um rio subterrâneo poderia ter, tal qual os pensamentos.
    b) Sentia na boca um sabor de vida e morte. Prosopopéia = INCORRETO, pois PROSOPOPÉIA, é outra coisa.  Prosopopéia consiste em atribuir vida ou qualidades humanas a seres inanimados irracionais, mortos ou abstratos. Ex.: "As rosas não falam..."; "Após o exagero, ficou com a feijoada pulando em seu estômago". 
    c) Gostava de ler Machado de Assis. Metonímia =  CORRETO, pois METONÍMIA é a substituição de sentido de um termo por outro com quem ele apresenta relação lógica e constante. Neste caso, temos a relação entre "autor" e "obra" ao "ler Machado de Assis".
    d) “Tristeza não tem fim, felicidade sim”. Antítese = CORRETO, pois ANTITESE, consiste (como o prórpio nome sugere) na colocação "lado a lado" de termos opostos, mas que não causam ideias sem nexo. Pelo contrário, até as valorizam. Ex.: Cabelos longos, idéias curtas.

    Fonte: Gramática para Concursos, Série Provas e Concursos, Marcelo Rosenthal, 5ª ed..
  • Acho que o correto para a opção "b" seria, na verdade, Sinestesia, figura de palavra que consiste em agrupar e reunir sensações originárias de diferentes órgãos do sentido: visão, tato, olfato, paladar e audição.

    Veja este outro exemplo:

    “O sol de outono caía com uma luz pálida e macia”.

    Neste caso, “pálida” e “macia” reúnem sensações de visão e tato, respectivamente.
    O uso dessa figura de expressão, além de embelezar o texto, amplia o sentido do termo a que se refere.
    O uso destes adjetivos nos faz ter uma melhor idéia desse tipo de luz solar: fraca, aconchegante, agradável.

    Outros exemplos de sinestesia:

    “Dirigiu-lhe uma palavra branca e fria como agradecimento”.

    “Os carinhos de Godofredo não tinham mais gosto dos primeiros tempos”. (Autran Machado)

    Em suma, sinestesia é a transferência de uma sensação sugerida por um sentido para outro sentido.

    “As falas sentidas, que os olhos falavam
    Não quero, não posso, não devo contar”. (Casimiro de Abreu)

  • QUESTÃO: Considerando a presença de figuras de linguagem nas frases, assinale a alternativa INCORRETA. - LETRA D.
    a)“Meu pensamento é um rio subterrâneo”. Metáfora  -  Explicação: É uma comparação implícita (“figura de palavras”), tendo a função de destacar aspectos que a palavra por si só não consegue exprimir.
    b) Sentia na boca um sabor de vida e morte. Prosopopéia – Explicação: Também conhecida como Personificação ou Animismo é uma figura de pensamento que consiste em atribuir vida ou qualidades humanas a seres inanimados, irracionais, mortos ou abstratos. Neste caso, o exemplo trata de um Paradoxo, que se trata de uma figura de linguagem que utiliza palavras ou expressões de sentidos opostos de uma maneira mais violenta que a Antítese. O colega anterior Cícero sugeriu Sinestesia... Alguém tem mais alguma sugestão/palpite???
    c) Gostava de ler Machado de Assis. Metonímia – Explicação: Também conhecida como Sinédoque. Trata-se de um processo de substituição no qual a palavra ganha um sentido mais amplo. Neste caso, usou-se o termo “autor” das obras e não “os títulos” das mesmas.
    d) “Tristeza não tem fim, felicidade sim”. Antítese. – Explicação: Neste caso, o exemplo trata de uma Antítese, que se trata de uma figura de linguagem que utiliza palavras ou expressões de sentidos opostos.

    Bons estudos...
  • A metonímia tal qual a catacrese significam relação a primeira com seres vivos ou verbos; a segunda com qualquer outro termo menos ser vivo ou verbo.
  • Creio eu que seja uma metáfora a letra B. Vejam

    Sentia na boca um sabor de vida e morte.

    Ele está afirmando que sentia um sabor de vida e morte, por exemplo, ao beijar uma pessoa que se ama muito, mas ao mesmo tempo essa pessoa não presta, ou seja, sentia na boca um sabor de vida e morte. Com essa analogia de vida e morte, conseguimos entender o que quer dizer. Esse tipo de construção, se caracteriza como metáfora. 

    Não acredito que seja paradoxo, porque está falando do sabor, o sabor tem aquelas carateristicas. Se a frase falasse:
    Ele entrou numa caixa de espaço infinito. Isso é um paradoxo, pois uma caixa não pode ter espaço infinito, isso é auto-excludente.
  • Na Letra B= ANTÍTESE-Oposição entre palavras . Sentia na boca um sabor de vida e morte.
  • Acredito que seja possível mais de uma figura de linguagem no período contido na alternativa B. Assim, há metáfora e antítese, como disseram os colegas.
  • Pra mim a B seria metáfora, com dúvida em relação a paradoxo. Não se pode sentir ao mesmo tempo sabor de vida e de morte, daí o possível paradoxo. Sinestesia não é, pois na boca se sente normalmente sabores. Fico com metáfora, pois morte e vida não têm sabor, denotativamente falando.

  • B) Sentia na boca um sabor de vida e morte.

    Acho que a figura desta frase é  ANTÌTESE - relação de contraste entre os termos sem tentativa de conciliação, são dois termos que não se fundem em um só.

  • A letra B não é antitese, o foco está no sabor, e não da vida e na morte.... sabor de vida e morte.... sinestesia ! GABARITO B

  • É PARADOXO, porque está se referindo de uma ideia absurda. Como que a boca vai sentir o sabor de vida e morte ? Ilógico em..