SóProvas


ID
880153
Banca
IESES
Órgão
PM-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A médica pediatra e sanitarista brasileira Zilda Arns, recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta a seu respeito.


“(...) Sabemos que a força propulsora da transformação social está na prática do maior de todos os mandamentos da Lei de Deus: o Amor, expressado na solidariedade fraterna, capaz de mover montanhas."Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos" significa trabalhar pela inclusão social, fruto da Justiça; significa não ter preconceitos, aplicar nossos melhores talentos em favor da vida plena, prioritariamente daqueles que mais necessitam. Somar esforços para alcançar os objetivos, servir com humildade e misericórdia, sem perder a própria identidade”. (Trecho do último discurso de Zilda Arns)


I. Criou a Pastoral da Criança juntamente com o presidente da CNBB, dom Geraldo Majella, Cardeal Agnelo, Arcebispo de Salvador e Primaz.


II. Na data de seu falecimento Zilda Arns encontrava-se em Porto Príncipe, em missão humanitária, para introduzir a Pastoral da Criança no país.


III. No dia 12 de janeiro de 2010, pouco depois de proferir uma palestra para cerca de 15 religiosos de Cuba, o país foi atingido por um violento terremoto. A médica foi uma das vítimas da catástrofe.


IV. Atuava como coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, coordenadora internacional da Pastoral da Criança, representante titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde.e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).


A alternativa que apresenta os itens corretos é:

Alternativas
Comentários
  • Zilda Arns Neumann (Forquilhinha, 25 de agosto de 1934Porto Príncipe, 12 de janeiro de 2010) foi uma médica pediatra e sanitarista brasileira.

    Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, foi também fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança[1] e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


    Em 1983, a pedido da CNBB, criou a Pastoral da Criança juntamente com o presidente da CNBB, dom Geraldo Majella, Cardeal Agnelo, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil , que, à época, era Arcebispo de Londrina. No mesmo ano, deu início à experiência a partir de um projeto-piloto em Florestópolis. Após vinte e cinco anos, a pastoral acompanhou 1 816 261 crianças menores de seis anos e 1 407 743 de famílias pobres em 4060 municípios brasileiros. Neste período, mais de 261 962 voluntários levaram solidariedade e conhecimento sobre saúde, nutrição, educação e cidadania para as comunidades mais pobres, criando condições para que elas se tornem protagonistas de sua própria transformação social.

    Para multiplicar o saber e a solidariedade, foram criados três instrumentos, utilizados a cada mês:

    • Visita domiciliar às famílias
    • Dia do Peso, também chamado de Dia da Celebração da Vida
    • Reunião Mensal para Avaliação e Reflexão

    Em 2004, recebeu da CNBB outra missão semelhante: fundar e coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa. Atualmente mais de cem mil idosos são acompanhados mensalmente por doze mil voluntários de 579 municípios de 141 dioceses de 25 estados brasileiros.

    Dividia seu tempo entre os compromissos como coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e a participação como representante titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde, e como membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

    Morte
    Zilda Arns encontrava-se em Porto Príncipe, em missão humanitária, para introduzir a Pastoral da Criança no país. No dia 12 de janeiro de 2010, pouco depois de proferir uma palestra para cerca de 15 religiosos de Cuba, o país foi atingido por um violento terremoto. A Dra. Zilda foi uma das vítimas da catástrofe

  • A redação do item III, leva ao entendimento que o terremoto se deu em Cuba e não no Haiti, localização real da morte da sanitarista. Gabarito incorreto. Merecia recurso.
  • Gabarito= D
    Correta observacao em relação ao item III, porem nao ha outra alternativa mais proxima do correto
  • Concordo contigo Aires Andrade. Vejam a questão Q277398.