SóProvas


ID
880168
Banca
IESES
Órgão
PM-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A ministra da Educação anunciou recentemente que o novo Acordo Ortográfico deverá chegar às escolas no ano letivo 2011-2012. Segundo os linguistas que preparam o acordo, Antônio Houaiss (Brasil) e João Malaca Casteleiro (Portugal), as mudanças são relativamente pequenas. No Brasil aproximadamente 0,5% das palavras e em Portugal apenas 1,6% passarão por mudanças. Analise as alternativas abaixo e assinale a que NÃO é coerente com a criação do acordo:

Alternativas
Comentários
  • Governo brasileiro vai adiar obrigatoriedade do Acordo Ortográfico para 2016

     

    Publicado a 07 DEZ 12 às 16:32

    O Governo brasileiro prepara um decreto presidencial para assinar a vigência obrigatória do Novo Acordo Ortográfico, em três anos, para janeiro de 2016, afirmou o senador Cyro Miranda, membro das comissões de Educação e de Relações Exteriores.

    A prorrogação da vigência do acordo, inicialmente prevista para janeiro de 2013, deve ser concretizada até a próxima quarta-feira, afirmou à Lusa o senador do Partido da Social Democracia Brasileira, que projetou lançar uma iniciativa legislativa, para adiar a aplicação prevista das novas regras.

    O texto do decreto presidencial, segundo Miranda, já está pronto no Ministério das Relações Exteriores, esperando pelas assinaturas do ministro Antonio Patriota, titular da pasta, e da Presidente brasileira, Dilma Rousseff.

    «Não tem a menor condição de entrar [em vigor] no dia primeiro. O acordo é uma 'colcha de retalhos' e muitos professores ainda não sabem como aplicá-lo», disse Miranda, à Lusa, por telefone.

    A iniciativa do adiamento, segundo o senador, surgiu de uma audiência pública realizada com professores de português, destacados no meio literário brasileiro, que criticaram o acordo e fizeram um abaixo assinado, com mais de 20 mil subscritores, contra o atual texto.



    fonte : http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=2933963&tag=Acordo Ortogr%E1fico
  • a) errada
    O Novo Acordo Ortográfico foi elaborado para uniformizar a grafia das palavras dos países lusófonos, ou seja, os que têm o português como língua oficial. Ele entrou em vigor em janeiro de 2009.

    Os brasileiros terão quatro anos para se adequar às novas regras. Durante esse tempo, tanto a grafia anterior como a nova serão aceitas oficialmente. A partir de 1 de janeiro de 2013, a grafia correta da língua portuguesa será a prevista no Novo Acordo.

    As mudanças são poucas em relação ao número de palavras que a língua portuguesa tem, porém são significativas e importantes. Basicamente o que nos atinge mais fortemente no dia a dia é o uso dos acentos e do hífen.
  • Não concordo 100% com a letra B, pois algumas palavras perderam a acentuação que indicava justamente a sílaba tônica, o que dificulta a quem não conhece a palavra a identificar a pronúncia correta a partir da palavra escrita!

     Quais são as razões por trás do Acordo Ortográfico?
    Segundo o Ministério da Educação brasileiro, o objetivo do acordo é "unificar a ortografia da língua portuguesa que, atualmente, é o único idioma do ocidente que tem duas grafias oficiais - a do Brasil e a de Portugal".
    A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) afirma que a dupla grafia limita a dinâmica do idioma e dificulta a difusão cultural, a divulgação de informações e as relações comerciais entre os países de língua portuguesa.
    No plano internacional, a falta de unidade na grafia limitaria a capacidade de afirmação do idioma, já que torna necessárias traduções diferentes para o Brasil e para Portugal, e dificultaria o estabelecimento do português como um dos idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU).

    http://noticias.terra.com.br/educacao/interna/0,,OI3422200-EI8266,00.html

    Bons estudos!