-
letra e:
Abordagem Contingencial
A palavra contingência significa algo incerto ou eventual, que pode suceder ou não, dependendo das circunstâncias. Refere-se a uma proposição cuja verdade ou falsidade somente pode ser conhecida pela experiência e pela evidência, e não pela razão. A abordagem contingencial salienta que não se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, não existe uma forma única e melhor para organizar no sentido de se alcançar os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado. Os estudos recentes sobre as organizações complexas levaram a uma nova perspectiva teórica: a estrutura da organização e seu funcionamento são dependentes da sua interface com o ambiente externo. Diferentes ambientes requerem diferentes desenhos organizacionais para obter eficácia, tornando-se necessário um modelo apropriado para cada situação. Por outro lado, diferentes tecnologias conduzem a diferentes desenhos organizacionais, bem como as variações no ambiente ou na própria tecnologia conduzem a variações na estrutura organizacional.
fonte: http://www.portaladm.adm.br/Tga/tga89.htm
-
Impressionante, sempre que tem a opção abordagem sistêmica e abordagem contingencial, 99% das vezes a resposta é contingencial
-
E - abordagem contingencial.
-
A Teoria da contingência ou Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. Aabordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnicas administrativas. Em vez de relação de causa e efeito entre as variáveis do ambiente (independentes) e as variáveis administrativas (dependentes), existe uma relação funcional entre elas. Essa relação funcional é do tipo "se-então" e pode levar a um alcance eficaz dos objetivos da organização.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_conting%C3%AAncia
-
Complementando...
Para a abordagem contingencial tudo é relativo, tudo depende, não existe nada correto nem nada absoluto nas organizações. Há uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance dos objetivos organizacionais.
FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos.1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016
[Gab. E]
bons estudos!
-
Lembro assim : TEORIA CONTIGÊNCIAL - diz que nada é ABSOLUTO.
-
O próprio significado da palavra contigência, que é a possibilidade de que algo se realize ou não, responde a questão e é uma maneira bem objetiva de contextualizar a abordagem contigencial.
-
Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende.
-
É pela perspectiva contingencial que o foco de análise deixa de estar dentro da organização e passa para fora, considerando ainda que a organização é um sistema aberto ao ambiente.
A contingência representa algo incerto ou eventual que pode, talvez, acontecer a depender das circunstancias do ambiente. Essas contingências é que seriam responsáveis pela estruturação da organização, cujo foco estaria em responder aos estímulos do ambiente, criando produtos e serviços que, por sua vez, também modificariam o ambiente.Essa é a teoria do depende. Aqui, tudo depende de tudo!
O ambiente interage com a organização e vice-versa.
Fonte:Prof. Carlos Xavier -Estratégia