SóProvas


ID
880594
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional de Qualidade está alicerçado sobre um conjunto de conceitos fundamentais e estruturado em critérios e requisitos inerentes à Excelência em Gestão.

Os Fundamentos da Excelência expressam esses conceitos reconhecidos internacionalmente e que são encontrados em organizações líderes de Classe Mundial. Além disso, o MEG utiliza o conceito de aprendizado e melhoria contínua, segundo o ciclo:

Alternativas
Comentários
  • Tudo bem. Acabei descobrindo que o PDCL é uma espécie de evolução do PDCA. No entanto, várias referências que encontrei a respeito do MEG, inclusive oriundas da Fundação Nacional de Qualidade, ainda utilizam a terminologia "antiga".

    Na minha humilde opinião, a alternativa "B" também é correta.

    Abraço a todos!
  • PDCA (Planejar-Executar-Verificar-Ajustar do inglês: PLAN - DO - CHECK - ACT) é um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. É também conhecido como o círculo/ciclo/roda de Deming, ciclo de Shewhart, círculo/ciclo de controle, ou PDSA (plan-do-study-act). Outra versão do ciclo PDCA é o OPDCA, onde a letra agregada "O" significa observação ou como algumas versões dizem "Segure a condição atual". A ênfase na observação e na condição atual tem correspondência com a filosofia de produção enxuta (Lean Manufacturing / Toyota Production System)
  • É, como dizem, melhor errar aqui do que errar na prova...

    A Fundação Nacional da Qualidade – FNQ –, vem utilizando o ciclo PDCL, que substitui a expressão A – Action, por L – Learn, que representaria melhor o conceito de aprendizado organizacional. A ideia de transformar o conhecido PDCA por PDCL partiu da proposta elaborada por autores americanos para quem “[...] A ênfase singular no controle que caracteriza a abordagem tradicional da implementação do TQM não é bem seguida em condições de alta incerteza”. Como se observa nos dias de hoje. As condições de instabilidade não possibilitariam complementar os dados para viabilizar análises e as ambiguidades presentes nos processos decisórios dificultariam uma implementação clássica do TQM. Daí advém a proposta de substituir o TQM por TQL, que significa Total Quality Learning. À luz das novas teorias administrativas e da aprendizagem organizacional, este seria um modelo mais adequado e em condições de se ajustar melhor ao contexto competitivo e à dinâmica do ambiente do trabalho, que caracterizam os dias de hoje.

    Fonte: http://qualidadeseva.blogspot.com.br/2013/06/pdca-e-pdcl.html

  • O Modelo de Excelência de Gestão (MEG) utiliza o conceito de aprendizado e melhoria contínua, segundo o ciclo PDCL (Plan - planejar; Do - fazer; Check - verificar; Learn - aprender). Vejamos o que diz a Fundação Nacional da Qualidade - FNQ (órgão responsável pelo MEG): 

    "O Modelo de Excelência da Gestão® - MEG está alicerçado sobre um conjunto de conceitos fundamentais e estruturado em critérios e requisitos inerentes à Excelência em Gestão. Os Fundamentos da Excelência expressam esses conceitos reconhecidos internacionalmente e que são encontrados em organizações líderes de Classe Mundial. Além disso, o MEG utiliza o conceito de aprendizado e melhoria contínua, segundo o ciclo de PDCL (Plan, Do, Check, Learn)." 

    Trata-se de um ciclo que inicia pelo planejamento (plan), vai para execução (do), sofre uma verificação (check), concluindo com o aprendizado (learn) de todo o processo. Veja que este conceito está alinhado ao modelo de aprendizado e melhoria contínua, pois pressupõe que devemos aprender com nossas ações anteriores para aperfeiçoar cada vez mais a gestão. Por fim, tome cuidado, veja uma outra citação do próprio portal da FNQ:
    A figura representativa do MEG simboliza a organização, considerada como um sistema orgânico e adaptável ao ambiente externo. O MEG é representado pelo diagrama acima, que utiliza o conceito de aprendizado segundo o ciclo de PDCA (Plan, Do, Check, Action). 

    Então? Das duas uma, ou a FNQ se confundiu ao colocar duas descrições distintas sobre o mesmo programa e, nesse caso, a questão deveria ser anulada. Ou, então, forçamos um pouco e entendemos que a "figura representativa do MEG" é que é representada pelo ciclo PDCA, enquanto que o "conceito de aprendizado e melhoria contínua" utilizado pelo MEG é baseado no ciclo PDCL. Pelo visto, este foi o entendimento da banca. De qualquer forma, o PDCL é uma variação do PDCA utilizado quando se fala em aprendizado decorrente do processo. Na prova, existindo duas opções, uma falando em PDCL e outra em PCDA, adote a primeira como gabarito. Contudo, inexistindo a opção PDCL, marque o PDCA como opção corretaGabarito: alternativa E
  •  o PDCL é uma metodologia utilizada para realimentar o sistema com novas aprendizagens, de forma a se promover a melhoria contínua, a partir do que realmente foi aprendido em cada PDCA realizado. De um modo geral, as ferramentas PDCA e PDCL acontecem de forma muito mesclada, muito similar”.Na última etapa do ciclo, temos a fase “Learn” ou Aprendizado, coberta pelo critério “Informações e Conhecimentos”, que corresponde à itens sobre como a organização mantém a gestão do seu conhecimento e trata os seus ativos intangíveis.