-
Resp: Letra (B). No MCASP Parte I (2013) pág 125. Na prestação de contas do saldo utilizado contabiliza-se a baixa do adiantamento contra VPD ou estoque de almoxarifado no caso em questão.
-
b) Na realização da despesa com material para consumo imediato, mediante suprimento de fundos, não ocorre o registro da entrada e da saída do material no almoxarifado.
ERRADO, quando se compra qualquer material, deve ocorre o registro no almoxarifado.
-
Alguém poderia explicar o motivo da correção da alternativa D: "No ato de registro da concessão, deve ser registrada no passivo compensado a obrigação do suprido prestar contas."
A concessão deve ser registrada no ativo compensado, não? Trata-se de um direito, o que tem a ver passivo? Entendo que o passivo poderia ser registrado quando do pagamento da fatura do banco do Brasil (Cartão corporativo), mas a alternativa deixa claro que trata-se da concessão.
-
E a letra A como pode estar correta? o reconhecimento da despesa é na prestação de contas, que é posterior a aplicação dos recursos.
-
Letra A: Certa sob o enfoque orçamentário, em que a despesa orçamentária é reconhecida no momento da liquidação. A liquidação, como sabemos, vem antes da aplicação efetiva do suprimento de fundos por parte do servidor suprido. A variação patrimonial diminutiva (VPD) é que é reconhecida, sob o enfoque patrimonial / contábil, no momento em que o suprido faz a prestação de contas - reduzindo o patrimônio líquido apenas nesse momento.
Quanto à questão levantada pelo Ricardo, o passivo compensado decorre da conta de natureza de controle, a qual registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle. É o caso do suprimento de fundos. Além disso, será feito um registro no ativo compensado que representa o direito de receber um bem ou serviço, objeto do gasto a ser efetuado pelo suprido, ou a devolução do numerário adiantado.