-
I-Verdadeiro:
O ensaio de cisalhamento direto baseia-se diretamente no critério de Coulomb e consiste na aplicação de uma tensão normal em um plano, verificando-se a tensão cisalhante que provoca a ruptura. O ensaio utiliza uma caixa de cisalhamento, onde metade do corpo de prova é colocada em seu interior, e a outra metade em um anel que pode se deslocar ao ser submetido à força tangencial. Este ensaio não permite a determinação de parâmetros de deformabilidade do solo, nem mesmo do módulo de cisalhamento. (fonte: Curso Básico de Mecânica dos Solos - Carlos de Sousa Pinto);
II-Falso:
Ensaio de compressão triaxial adensado drenado (CD-consolidated drained): a pressão neutra durante o ensaio é praticamente nula e as tensões totais aplicadas indicam as tensões efetivas;
Ensaio de compressão triaxial adensado não drenado (CU-consolidated undrained): se as pressões neutras forem medidas, a resistência em termos de tensões efetivas também é determinada;
Ensaio de compressão triaxial não adensado não drenado (UU-unconsolidated undrained): há a interpretação, em geral, em termos de tensões totais;
(fonte: Curso Básico de Mecânica dos Solos - Carlos de Sousa Pinto)
III-Falso:
O ensaio de compressão edométrica (também conhecido como ensaio de compressão confinada ou ensaio de adensamento) é usado para determinar o grau de compressibilidade de um determinado solo. É feito em etapas, onde em cada etapa é aplicada uma carga a um corpo de prova confinado lateralmente e a carga é mantida constante até o solo parar de adensar. Durante a execução do ensaio é permitida a drenagem da água que sai do corpo de prova. Desse ensaio são interpretados parâmetros fundamentais para o cálculo de recalques por adensamento. (fonte: http://www.geotecnia.ufba.br/?vai=Extens%E3o/Ensaios%20de%20Laborat%F3rio/Adensamento)
-
I. O ensaio de cisalhamento direto não permite a determinação do módulo de cisalhamento.
Ok. O ensaio de cisalhamento direto determina o ângulo de atrito do solo. A desvantagem é que o plano de cisalhamento é pré-determinado (horizontal), sendo não necessariamente o plano mais frágil de ruptura do solo.
O módulo de cisalhamente é o parametro que correlaciona a tensão cisalhante com a sua deformação (é como se fosse o E da tensão normal)
II. No ensaio de compressão triaxial adensado não drenado (CU), a pressão neutra durante o ensaio é praticamente nula, e as tensões totais aplicadas indicam as tensões efetivas.
Errado. O ensaio triaxial CU é realizado com o corpo de prova previamente adensado (consolidado). No momento da aplicação da carga, o CP não está sujeito a drenagem (não elimina água). Assim, a tensão efetiva é diferente da total (esse caso ocorre no ensaio triaxial CD)
III. O ensaio de compressão edométrica avalia a compressibilidade e a resistência dos solos.
O ensaio de compressão edométrica é conhecido também como ensaio de adensamento. Nele você consegue obter o coeficiente de adensamento do solo (parâmetro importante para determinação do recalque).
-
I. Certo.
II. A variação da poropressão é nula apenas na fase de consolidação e não durante todo ensaio.
III. O ensaio de compressão edométrica avalia a deformação vertical.
-
O Ensaio de Cisalhamento Direto é de fundamental importância pois garante, aos projetistas, a determinação dos parâmetros geotécnicos: coesão e ângulo de atrito, dados indispensáveis para subsidiar estudos geotécnicos. Como por exemplo, a coesão e o angulo de atrito, são parâmetros ''de entrada'' para calcular o Fator de Segurança (FS) de Taludes (análise de estabilidade); e/ou elaborar Projetos de Contenções; e também para possibilitar a Análise de Estabilidade de Fundações.
O ensaio laboratorial que permite obter os parâmetros do solo caracterizadores da sua compressibilidade chama-se Ensaio Edométrico.