SóProvas


ID
88174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante a década de setenta do século XX, o Brasil formulou uma política externa direcionada para o continente africano. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O Brasil foi o primeiro país depois da URSS a reconhecer a independência de Guiné Bissau e o primeiro país do mundo a reconhecer a independência de Angloa. 

  • A) Correta.
    B) O Brasil foi o primeiro país do mundo a reconhecer a independência de Angola em 1975.
    C) O rompimento só ocorreu em 1985.
    D) Errado, vide o caso de Angola.
    E) Nunca houve tal acordo.
  • A questão não está completamente correta.
    Já foi explicado porque estão erradas as alterativas B,C,D e E .
    Mas, a alternativa A é ambígua. Pois o Brasil não apoio explicitamente o colonialismo português. Ele apenas não o condenava.
    Desde o governo JK o Brasil tentou se aproximar mais da África; e, adotando uma política mais multilateral apoiava a independência dos países africanos. Apenas no caso da posição em relação aos protetorados portugueses, o Brasil tentava imprimir uma posição de neutralidade e conciliação, deixando de condenar Portugal por sua política externa colonialista.
  • detalhe: Brasil nunca rompeu com África do Sul
  • Atenção, não houve rompimento das relações diplomáticas mas sim um decreto-lei proibindo todas as atividades de intercâmbio cultural e esportivo com a África do Sul, além de reafirmar a proibição de venda e/ou trânsito de armas em território nacional que se destinassem àquele país.  u
  • Corrigindo o colega, segundo artigo da Revista Brasileira das Relações internacionais, tomando como base o professor Pio Penna Filho,Doutor em História das Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e de seu livro Do Pragmatismo Consciente à Parceria Estratégica: As Relações Brasil-África do Sul (1918-2000), não houve rompimento de relações diplomáticas das relações entre Brasil e África do Sul.

    Houve sim, um movimento buscando reduzir ao máximo suas relações com a África do Sul, entre eles:

    a) a decisão de desestimular o comércio bilateral, retirando-se o governo de qualquer participação neste sentido;

    b) dificultar a concessão de vistos para a entrada no Brasil de personalidades sul-africanas, especialmente de funcionários de empresas estatais ou do setor privado (o objetivo desta medida era reforçar o desestímulo à promoção comercial);

    c) monitorar os investimentos sul-africanos no Brasil, especialmente os que pudessem dar uma conotação de sociedade entre sul-africanos e o governo brasileiro;

    d) reduzir ao máximo os contatos culturais, desencorajando iniciativas de artistas e desportistas brasileiros que desejassem se apresentar em solo sul-africano;

    e) estabelecer estrito controle sobre as exportações de armas para a África do Sul, se possível efetivamente proibindo que produtos brasileiros dessa natureza atingissem o mercado sul-africano, tendo em vista não permitir que se levantassem suspeitas sobre o país nesse campo ;

    f) desestimular qualquer iniciativa no campo da cooperação técnica; g) intensificar as críticas, no âmbito das Nações Unidas, contra o apartheid e contra a ocupação ilegal da Namíbia.

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292001000100006

  • A) O Brasil manteve na ONU seu apoio ao colonialismo português até por volta de 1973. (certo)

    B)Depois da então URSS, o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola.

    O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a Angola.

    C)No final do governo Geisel, o Brasil, perseguindo objetivos políticos contrários à prática de segregação racial, rompeu relações com a República da África do Sul.

    Não rompeu relações diplomáticas.

    D)O alinhamento da política brasileira com o governo dos Estados Unidos da América no contexto da Guerra Fria impediu maior aproximação do Brasil com os regimes de orientação socialista no continente africano.

    Brasil não se aliou aos Estados UNIdos na guerra fria. "O Brasil é tão não alinhado que não se alinha nem mesmo ao bloco dos não alinhados"

    E)Com a completa descolonização dos territórios portugueses ainda na primeira metade da década em questão, formalizou-se o acordo diplomático constitutivo da Comunidade Luso-Afro-Brasileira, precursora da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

    Nope