O recebimento de materiais começa com a recepção
dos veículos transportadores. A nota fiscal nesse momento é utilizada mas apenas para verificação de dados básicos da entrega. A conferência da mercadoria através da nota fiscal ocorre no almoxarifado. Ao menos é o que diz o autor João José Viana.
---------------------
ENTRADA DE MATERIAIS
A primeira fase, correspondente á entrada de materiais, representa o início do processo de Recebimento, tendo como propósito efetuar a recepção dos veículos transportadores, proceder à triagem da documentação suporte do recebimento, encaminhá-los para descarga e efetuar o cadastramento dos dados pertinentes para o sistema.
- Na portaria da empresa: A recepção efetuada na portaria da empresa sofre critérios de conferência primária de documentação que objetiva identificar, constatar e providenciar, conforme cada caso: a.Se a compra, objeto da Nota Fiscal em análise, está autorizada na empresa;(...)
- CADASTRAMENTO DE DADOS DE RECEPÇÃO: Compreende o comando de entrada dos dados necessários ao recebimento do material, sua validação e eventuais acertos de erros de consistência. Compreende também a atualização do sistema (...)
- No almoxarifado: A recepção do material, para efeito de descarga e acesso ao Almoxarifado, voltada para conferência de volumes, confrontando-se Nota Fiscal do fornecedor aos respectivos registros e controles de compra, posicionamento do veículo no local exato da descarga, providências de equipamentos e material de descarga necessários.
- LIBERAÇÃO DO TRANSPORTADOR (...)
- DESCARGA: Normalmente, no layout do Almoxarifado há espaço destinado ao Recebimento, o qual contempla área para descarga, se possível, com docas. Para realização da descarga do veículo transportador, depende da natureza do material envolvido (...)
Fonte: Administração de Materiais - João José Viana