SóProvas


ID
881785
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A classificação de documentos é um momento crucial de toda a gestão documental. O servidor, para classificar o documento, faz essa operação de acordo com

Alternativas
Comentários
  • "Em nossa aula estudamos as formas de classificação de documentos, que são quanto à sua função, quanto à estrutura da instituição ou quanto ao assunto de que tratam, sendo este o adotado para o SINAR em função da Resolução n° 14 do CONARQ. Então, em teoria, temos aqui duas respostas para a pergunta, pois a alternativa "A" apresenta a classificação por assuntos, e a alternativa "E", que é o gabarito da banca, apresenta a classificação por função. Sendo assim, acredito que podem tentar recurso contra esta questão"

    Fonte: 
    http://cursos.pontodosconcursos.com.br/artigos2.asp?art=9246&prof=%20Prof%20Mayko%20Gomes&foto=mayko&disc=Arquivologia

    N
    ão foi anulada! O gabarito permaneceu.
  • Letra E
    O documento representa sempre as funções que o órgão desempenha, é um reflexo de todas as atividades, portanto a classificação neste caso é realizada pela função do documento.
    Ana Luiza Soares
  • Este é o tipo de questão que só serve pra "ferrar" com os candidatos e que até prejudica o estudo se a pessoa não se debruçar sobre ela um pouco a fim de elucidar o assunto.

    A GESTÃO DOCUMENTAL ou GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS (GAD ou GED) possui 3 fases:
    • PRODUÇÃO
    • UTILIZAÇÃO
    • AVALIAÇÃO E DESTINAÇÃO
    Na 3ª e última fase é que ocorre a classificação, quando irá ocorrer a avaliação e se decidir pela destinação do documento. Ela ocorre no Arquivo Corrente ou Intermediário. É regida pela Lei nº 8159/91. O PLANO ou CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO é um instrumento utilizado para classificar todo e qualquer documento recebido ou produzido em uma instituição. Tem como objetivos:
    • Agrupar os documentos de um mesmo tema
    • Organizar fisicamente os documentos
    • Definir códigos numéricos que reflitam a hierarquia funcional através de classes, subclasses, grupos e subgrupos
    Cada instituição irá desenvolver um PLANO DE CLASSIFICAÇÃO próprio, podendo seguir alguns preceitos:
    • Usar as classes já definidas pelo CONARQ;
    • Criar suas próprias classes de acordo com a necessidade e concordância da Comissão Permanente para tratar de problemas de arquivo;
    • Definir cada classe indicando quais documentos devem figurar nela.
    No início da classificação, como colocado acima, o critério inicial não é sua FUNÇÃO, mas sim o TEMA/ASSUNTO do documento. Gabarito equivocado...

    Como visto, o processo de classificação é muito mais complexo e flexível em cada instituição. Não há um método estanque como sugere a questão, mas sim procedimentos técnicos estabelecidos para que a classificação seja eficaz, eficiente e tecnicamente viável dentro da realidade de cada Arquivo. 

    Bons estudos!

    Fonte: Apostila de Arquivologia Prof.ª Suely Ferreira da Silva
  • Questãozinha estranha. Também não concordo com o gabarito ou pelo menos não encontrei nada que possa fundamentá-lo. O único material que encontrei foi do professor Mayko Gomes o qual afirma que é apenas recomendada a escolha do critério funcional.:\

    Os Planos ou Códigos de Classificação são elaborados por uma comissãoconstituída exclusivamente para este fim, chamada Comissão Permanente deAvaliação de Documentos. Os planos podem seguir três critérios: o estruturalou organizacional, que classifica os documentos de acordo com a estruturada instituição; o temático ou por assunto, que classifica os documentos deacordo com seu conteúdo; e o funcional, que classifica os documentos deacordo com a função e as atividades desenvolvidas pela instituição. Atualmente, de modo geral, é mais recomendado que se utilize o critériode classificação funcional, por ser mais flexível. Caso uma instituição tenhaoptado por utilizar o critério estrutural, terá que fazer mudanças no plano todavez que se criar, extinguir, fundir ou dividir algum de seus setores, porexemplo. Quando se utiliza o critério funcional, por mais que se modifique aestrutura de uma instituição, suas atividades permanecem as mesmas, poisseu objetivo foi definido no momento de sua criação
  • Complicado, pois não se sabe se a questão refere-se à classificação no PROTOCOLO, ou no momento de Arquivar o documento.

  • A Classificação é feita de acordo com três critérios: Estrutural, Funcional e Temático. O mais utilizado pelas instituições é o Funcional, pois a estrutura pode mudar com mais facilidade do que a Função da Instituição, que permanece a mesma ao longo de sua existência. Fonte: Estratégia de Concursos. Acredito que seja por isso que a alternativa A não consideraram correta, a Banca levou em conta o critério mais usado, que é o Funcional.

     

  • ESSA QUESTÃO NÃO FAZ SENTIDO E DEVERIA SER ANULADA POIS OS DOCUMENTOS PODEM SER CLASSIFICADOS QUANTO AO GÊNERO, À ESPÉCIE, AO TIPO (TIPOLOGIA = ESPÉCIE + FUNÇÃO)  E QUANTO À NATUREZA DO ASSUNTO. COM ISSO AS LETRAS A, B, D e E    ESTÃO CORRETAS!