-
Questão muito discutível.
O termo "cultura de massa" é ANTERIOR ao termo "indústria cultural". Aliás, este último foi criado justamente em contraposição ao primeiro. Vejam o que o teórico Mauro Wolf escreveu a respeito:
O termo «indústria cultural» foi utilizado pela primeira vez por Horkheimer e Adorno na Dialéctica do Iluminismo (texto iniciado em 1942 e publicado em 1947), onde se descreve a «transformação do progresso cultural no seu contrário, a partir de análises de fenómenos sociais característicos da sociedade americana, entre os anos 30 e os anos 40. Nas notas anteriores à edição definitiva da Dialéctica do Iluminismo, empregava-se o termo «cultura de massa». A expressão foi substituída por «indústria cultural» para o suprimir, e desde o início a interpretação corrente é a de que se trate de uma cultura que nasce espontaneamente das próprias massas, de uma forma contemporânea de arte popular.
Ou seja, é um erro afirmar que o termo "cultura de massa" foi criado POR MEIO do termo "indústria cultural".
Algumas questões dessa prova do TJ-AC são bem esquisitas. E é muito estranho que só existam gabaritos preliminares desse exame no site do CESPE.
-
Errei a questão por pensar exatamente como o colega Diego. E de fato o termo cultura de massa é anterior ao termo industria cultural . Para Adorno e Horkheimer os funcionalistas camuflaram a expressão cultura de massa, para que o mesmo, parecesse ter bases e origens na própria massa. O consumo dos produtos da mídia se dava de forma passiva, o indivíduo não participava da formação cultura.
-
Cultura de massa é sinônimo de cultura popular? Nunca li nada sobre cultura popular figurar nessa teoria! Alguém pode explicar? valeu!
-
Essa questão é difícil mesmo porque sua interpretação é confusa. Porém, o que ela quer dizer é que Adorno e Horkheimer criaram um sentido diferente para o termo Cultura de Massa ao chamá-lo de Indústria Cultural, ou seja, o termo Cultura de Massa é ressignificado por esses pensadores e viram um termo novo que remete não mais a uma produção criada "PELAS" massas e sim uma produção criada "PARA" as massas.
-
Questão errada, simples assim. O funcionalismo, anterior a teoria crítica, criou o termo cultura da massa. A indústria cultural é um termo posterior, feito para critica-lo.
-
Concordo com o Diego, foi exatamente o que eu pensei. Me entristece estudar pra valer e ver questões confusas como esta.
-
Acertei porque respondi pela segunda vez e lembrava a posição da banca. Mas não concordo com o gabarito, pelos motivos pelos colegas!
-
De acordo com o material que eu estudei, o termo passou a ser usado em teorias funcionalistas, depois foi criticado pelos membros da escola de Frankfurt, que usavam o conceito de indústrial cultural. Mas a religião Cespe é isso aí, anotado o dogma da banca.
-
Observem a questão Q309938 e percebam o quão esquizofrênico o Cespe é.
-
Débora, segue a questão que você mencionou. O gabarito é CERTO - CESPE, 2010, prova de Analista - Comunicação Social do SERPRO.
A expressão comunicação de massa foi preterida por pensadores da escola de Frankfurt em favor da designação indústria cultural, por considerarem um contrassenso que a massa, sob a influência de um sistema econômico de dominação, ainda fosse capaz de produzir cultura.
-
Os responsáveis pela criação do termo e conceito da Indústria Cultural foram os filósofos alemães Theodor Adorno (1903 - 1969) e Max Horkheimer (1895 - 1973), fundadores da Escola de Frankfurt. Na definição dos filósofos, a Indústria Cultura representava os grandes grupos midiáticos que controlavam os meios de comunicação de massa e, assim, ditavam o padrão de consumo, de notícias e de outros serviços que "alimentam" e alienam as pessoas.
https://www.significados.com.br/cultura-de-massa/
-
Acabei de ver a professora falando disso.. é isso mesmo.. Certo.. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
-
Questão contestável. Os autores abandonam o termo cultura de massa para inserir industria cultural. Questão, no mínimo, mal elaborada.
-
Concordo com os colegas. Questão mto mal elaborada. Mas acho que a colega Bruna Lira resumiu bem a questão.
'Tudo indica que o termo “indústria cultural” foi empregado pela primeira vez no livro Dialética do esclarecimento, que Horkheimer e eu publicamos em 1947, em Amsterdã. Em nossos esboços, tratava-se do problema da cultura de massa. Abandonamos essa última expressão para substituí-la por “indústria cultural”, a fim de excluir de antemão a interpretação que agrada aos advogados da coisa; estes pretendem, com efeito, que se trata de algo como uma cultura surgindo espontaneamente das próprias massas, em suma, da forma contemporânea da arte popular. Ora, desta arte a indústria cultural se distingue radicalmente.
(ADORNO, 1986, p. 92)'
Fonte: Indústria cultural e sociedade. Theodor Adorno