SóProvas


ID
883873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às teorias da comunicação.

De acordo com a teoria crítica, o sistema social é um organismo em que diferentes partes desempenham funções de integração e manutenção do sistema.

Alternativas
Comentários
  • A corrente funcionalista aborda hipóteses sobre a relação entre os indivíduos, a sociedade e os meios de comunicação de massa. A partir de uma linha sociopolítica que tem como a preocupação e o equilíbrio da sociedade, na perspectiva do funcionamento do sistema social no seu conjunto e seus componentes.

     
  • Errado

    Como o colega acima falou, o conceito apresentado na questão é da Teoria Funcionalista. In casu, a Teoria Crítica da sociedade é uma abordagem teórica que, contrapondo-se à teoria tradicional, de tipo cartesiano, busca unir teoria e prática, ou seja, incorporar ao pensamento tradicional dos filósofos uma tensão com o presente. A teoria crítica da sociedade tem um início definido a partir de um ensaio-manifesto, publicado por Max Horkheimer em 1937, intitulado "Teoria Tradicional e Teoria Crítica". Foi utilizada, criticada e superada por diversos pensadores e cientistas sociais, em face de sua própria construção como teoria, que é autocrítica por definição. A teoria crítica é comumente associada à Escola de Frankfurt.
  • A Teoria Crítica não utiliza a expressão e o conceito de "organismo".

    "A Teoria Crítica é uma teoria da sociedade que implica uma avaliação crítica da própria criação científica."

  • A corrente teórica que se interessa pelas funções é a funcionalista. A teoria crítica está mais preocupada em problematizar o que está posto. 

  • Teoria Funcionalista

    O principal objetivo é explicar as funções dos meios de comunicação de massa na sociedade, como o próprio nome já diz. Perceba, portanto, que o foco não são os efeitos em si (como em teorias anteriores), mas na forma como a comunicação exerce um papel em relação ao contexto no qual ela está inserida.

    Teoria Crítica da Comunicação (Escola de Frankfurt)

    Adorno, Horkheimer e outros teóricos da Escola de Frankfurt se dedicam à análise sociológica e ideológica das forças políticas que determinam o fenômeno da mídia de massa. Conforme a teoria crítica, os grandes veículos de comunicação trabalham para a manutenção da ordem social existente, por meio de seus produtos, contra o interesse público social.

    Gabarito: Errado