SóProvas


ID
884545
Banca
IESES
Órgão
TJ-RN
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O pregão é modalidade de licitação que se destina à aquisição de bens e serviços comuns, sem limite de valor, em que as propostas e os lances são realizados em sessão pública. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Analisando..

    Letra A (correta).
    Art 7º da lei . Caso o convocado não celebre o contrato , será penalizado. Proibição de licitar e celebrar contrato com a União, Estados, Distrito Fedral ou Municípios, por até cinco anos;


    Letra B (Correta). Os interessados ou seus representantes apresentarão declaração dando ciência de que cumprem os requisitos da habilitação e entregarão os envelopes contendo as propostas (indicação do objeto e do preço oferecidos)

    Letra  C (Correta). O critério para escolha do vencedor é o menor preço (é o único tipo de licitação usado no pregão)

    Letra D (Errada). O prazo para apresentação das propostas é, no mínimo , de oito dias úteis, contado a partir da publicação do aviso.
  • Cesar, muito bom seus comentários, entretanto, você se equivocou na alternativa D - em que pese ter acertado a questão.

    O prazo a que se refere a questão, é o prazo de intervalo mínimo entre a ultima publicação do instrumento convocatório e a entrega dos envelopes, que no caso do pregão é de 8 dias úteis. (você pensou ser o de validade da proposta..)



    SÍNTESE – PRAZO DE INTERVALO MÍNIMO PARA TODAS AS MODALIDADES DE LICITAÇÃO
    Modalidades Prazos
    Concorrência 45 dias corridos – critérios “técnica” e “técnica e preço”
    30 dias corridos – critério “menor preço”
    Tomada de Preços 30 dias corridos – critério “Técnica” e“técnica e preço”
    Convite 5 dias úteis
    Concurso 45 dias corridos
    Leilão 15 dias corridos
    Pregão 8 dias úteis
     
  • GABARITO - LETRA D

  • Assertiva por assertiva com fundamentação jurídica da Lei 10520 ( Pregão):

    A) CORRETA
    Art. 7º - Quem, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para o certame, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar na execução do contrato, comportar-se de modo inidôneo ou cometer fraude fiscal, ficará impedido de licitar e contratar com a União, Estados, Distrito Federal ou Municípios e, será descredenciado no Sicaf, ou nos sistemas de cadastramento de fornecedores a que se refere o inciso XIV do art. 4o desta Lei, pelo prazo de até 5 (cinco) anos, sem prejuízo das multas previstas em edital e no contrato e das demais cominações legais

     ..B) CORRETA
    Art. 4º  VI - no dia, hora e local designados, será realizada sessão pública para recebimento das propostas, devendo o interessado, ou seu representante, identificar-se e, se for o caso, comprovar a existência dos necessários poderes para formulação de propostas e para a prática de todos os demais atos inerentes ao certame;
     
    C) CORRETA
    Art. 4º,X - para julgamento e classificação das propostas, será adotado o critério de menor preço, observados os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e parâmetros mínimos de desempenho e qualidade definidos no edital;

    D) ERRADA
    Art. 4º, V - o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 8 (oito) dias úteis.

    Continuem firmes, a dificuldade é para todos...

  • RECURSO

    (A) ERRADA

    Lei 10.520 - Pregão

    Art. 7º  Quem, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para o certame, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar na execução do contrato, comportar-se de modo inidôneo ou cometer fraude fiscal, ficará impedido de licitar e contratar com a União, Estados, Distrito Federal ou Municípios e, será descredenciado no Sicaf, ou nos sistemas de cadastramento de fornecedores a que se refere o inciso XIV do art. 4o desta Lei, pelo prazo de até 5 (cinco) anos, sem prejuízo das multas previstas em edital e no contrato e das demais cominações legais.


  • A letra "A", na minha opinião está ERRADA.

    A Lei determina: " Proibição de licitar e celebrar contrato com a União, Estados, Distrito Fedral OU Municípios"

    A letra "A" traz a seguinte redação: "Proibição de licitar e celebrar contrato com a União, Estados, Distrito Fedral E Municípios"

    A diferença é significativa, pois o OU indica que a sanção ocorrerá no âmbito do ente federativo em que ocorre a licitação. De outra maneira, a redação da letra "A" indica que, por exemplo, se a licitação for da União a sanção à empresa alcançará os demais entes federativos (Estados, DF e Município) o que é incorreto.

    Portanto, em minha avaliação, esta questão deveria ser anulada.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa INCORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 10.520/02. Vejamos:

    A. CERTO.

    “Art. 7º, Lei 10.520/02. Quem, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para o certame, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar na execução do contrato, comportar-se de modo inidôneo ou cometer fraude fiscal, ficará impedido de licitar e contratar com a União, Estados, Distrito Federal ou Municípios e, será descredenciado no Sicaf, ou nos sistemas de cadastramento de fornecedores a que se refere o inciso XIV do art. 4o desta Lei, pelo prazo de até 5 (cinco) anos, sem prejuízo das multas previstas em edital e no contrato e das demais cominações legais.”

    B. CERTO.

    “Art. 4º, Lei 10.520/02. A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:

    VI - no dia, hora e local designados, será realizada sessão pública para recebimento das propostas, devendo o interessado, ou seu representante, identificar-se e, se for o caso, comprovar a existência dos necessários poderes para formulação de propostas e para a prática de todos os demais atos inerentes ao certame.”

    C. CERTO.

    “Art. 4º, Lei 10.520/02. A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:

    X - para julgamento e classificação das propostas, será adotado o critério de menor preço, observados os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e parâmetros mínimos de desempenho e qualidade definidos no edital.”

    D. ERRADO.

    “Art. 4º, Lei 10.520/02. A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:

    V - o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 8 (oito) dias úteis.”

    GABARITO: ALTERNATIVA D.