SóProvas


ID
885667
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A violência é pensada sempre do ponto de vista de relações de força expressas enquanto relações de dominação, em que as diferenças na sociedade são convertidas em rela ções de desigualdade e essa desigualdade convertida em relações assimétricas, que implicam que a vontade de uns seja subordinada à de outros. É nesse sentido que a ação é violenta. No entanto, a violência não se expressa apenas nas relações entre as classes sociais. Ela pode estar presente nas relações de gênero, nas relações entre homens e mulheres, entre adultos e crianças, entre outras. Conforme Ferrari (2002), o abusador, tanto da criança, quanto do adolescente, utiliza-se da violência como uma forma de manifestação das relações de dominação, expressando claramente

Alternativas
Comentários
  • " Dessa forma, o abusador tando da criança quanto do adolescente utiliza-se da violência como uma forma de manifestação das relações de dominação, expressando claramente uma negação da liberdade do outro, da igualidade e da vida" (Ferarri, 2002)

  • A autora Dalka Chaves de Almeida Ferrari (Fatores sociais e psicológicos que determinam a violência sexual. In: Violência sexual contra crianças e adolescentes na cidade de São Paulo: enfrentamento e crítica. Jose Leon Crochik, Aline Mossmman Fernandes, organizadores. - Campo Grande/MS: Editora UFMS, 2011), aponta que as relações presentes na sociedade devido as desigualdades entre os sujeitos irão reforçar que um é superior ao outro e irão gerar relações violentas. Desse modo, as relações entre as classes sociais, em que uma classe é considerada dominante e a outra dominada, expressa determinada relação de poder e dominação, em que uma classe será submetida aos desejos da outra, e a classe dominada não possuirá liberdade para realizar as ações que deseja, não possuirá autonomia e estará subordinada sempre aos anseios da outra classe. Essa relação de dominação de uma classe sobre outra é também um forma de violência, mas além dela há também a relação de violência entre os indivíduos, interpessoais e muito comum no ambiente doméstico. Pode-se citar as distintas formas de violência que conhecemos hoje na sociedade, como a violência contra a mulher, contra o idoso, contra as crianças e adolescentes, contra os homossexuais, dentre outras. Com relação à violência contra a criança e o adolescente, como é destacado na questão e a matéria de estudo da autora na bibliografia citada, a violência é utilizada pelo abusador como uma expressão da sua dominação, da sua superioridade, negando que aqueles sujeitos possuem direitos iguais aos demais e, inclusive, por estarem em desenvolvimento devem ser protegidos. Nesse sentido, o abusador nega também que as crianças e adolescentes devem ser respeitados em igual medida, devem ter liberdade e terem sua vida preservada. Ocorre também uma coisificação da infância, em que as crianças e os adolescentes são tratados como coisas, pertencentes aos pais e transformando a relação entre pais e filhos abusivas, negando aos filhos o direito de liberdade de escolhas, de igualdade no tocante aos seus direitos e negando também seu direito à vida ao traumatizá-los para sempre.
    a) esta alternativa está incorreta pois não apresenta o exposto pela autora. Ademais, a relação de dominação e violência contra as crianças e adolescentes não aprova a autonomia desses sujeitos, pelo contrário, nega.
    b) esta alternativa está incorreta pois não corresponde ao expresso pela autora. Além disso, a relação de dominação do adulto sobre a criança e adolescente não expressa o equilíbrio da força física, até porque não há. O adulto é superior à criança e ao adolescente no que concerne a força física e, por isso, tem o dever de protegê-la.
    c) esta alternativa está incorreta e não está em concordância com o apresentado pela autora. Além disso, não ocorre expressão de alteridade entre o adulto abusador, que seria a capacidade de se colocar no lugar do outro, ter empatia pelo sujeito, visto que ele se sente superior, dominante.
    d) está alternativa está incorreta pois não apresenta o exposto pela autora. Além disso, a violência contra a criança e adolescente não representará perspectiva de futuro para eles, mas sim o contrário, de sujeitos traumatizados e com dificuldades de relacionamentos.
    e) a alternativa está correta e em acordo com o expresso pela autora.


    RESPOSTA: E