SóProvas


ID
885751
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No século XX, o mundo passou por intensas e rápidas transformações sociais, marcadas pela inovação tecnológica e por mudanças culturais. Dentre essas mudanças, destacam-se, entre outras, o acentuado crescimento da demanda por educação, o declínio da classe operária industrial, a entrada das mulheres no mercado de trabalho. O Brasil também tem sido influenciado por essas mudanças, porém as mudanças geradas pela revolução cultural nas relações familiares estabelecidas no Brasil têm que ser vistas com certa cautela. De acordo com Fávero (2007), o modelo familiar nuclear, embora continue detendo a hegemonia, ditando a norma,

Alternativas
Comentários
  • As transformações societárias e no mundo do trabalho têm acarretado também metamorfoses nas vidas das famílias, modificando seus arranjos. A revolução cultural e a conquista por direitos das mulheres, por exemplo, impactou também no modelo de família nuclear, cujo formato era de um casal e filhos. Assim, atualmente é possível encontrar os mais distintos arranjos familiares como aquelas famílias chefiadas por mulheres, famílias chefiada pelos avós, família chefiadas por homens solteiros, famílias com casais homoafetivos, famílias reconstruídas após divórcio, dentre outras. Nesse sentido, Eunice Terezinha Fávero (Questão Social e Perda do Poder Familiar. São Paulo, Veras, 2007), afirma que apesar do modelo de família nuclear ainda ser hegemônico, as novas reconfigurações familiares tem se expandido e são cada vez mais recorrentes no cotidiano. A própria Política Nacional de Assistência Social (2004) reconhece as reconfigurações familiares e compreende família a partir de um conceito amplo de pessoas unidas por laços consanguíneos, afetivos ou de solidariedade. Após essa breve explanação, iremos comentar cada alternativa:
    a) esta alternativa está incorreta pois a autora em questão não afirma que o modelo nuclear é o ideal ou correto, mas sim que há novos arranjos familiares devido as metamorfoses mencionadas que também possuem a mesma capacidade de proteção e de violação de direito. Portanto, não se pode afirmar que um modelo familiar é melhor do que outro.
    b) esta alternativa está incorreta pois o modelo nuclear não contraria posições de lideranças e governantes. Em verdade, as lideranças e governantes conservadores são a favor desse modelo compreendendo aqueles que se distinguem dele como famílias "desestruturadas".
    c) esta alternativa está correta pois têm surgido novos arranjos familiares que são distintos daqueles considerados tradicionais.
    d) esta alternativa está incorreta pois não há afirmativas de que o modelo nuclear contrarie princípios educativos.
    e) está alternativa está incorreta pois o modelo nuclear não dispensa a ação de ambos os cônjuges visto que os pais possuem deveres e direitos iguais no que concerne a proteção dos filhos.


    RESPOSTA: C
  • Apostila Serviço Social –TJ/SP Questões Comentadas.

    Adquira a sua pelo site: https://goo.gl/rGbbsX 

     

    Comentário da Questão:

    O enunciado da questão refere-se as mudanças de padrões nos arranjos familiares. Analisando item por item temos:

    A) INCORRETA – O dispositivo de garantia de direitos da criança e do adolescente define apenas a existência de vínculos de filiação legal, de origem natural ou adotiva, independentemente do tipo de arranjo familiar.

    B) INCORRETA – Pois a família é uma construção social e não um desejo expresso por lideranças e governantes.

    C) CORRETA – O modelo de família nuclear, embora continue detendo a hegemonia, vem se alterando, dando espaço a outros arranjos familiares, que se diferenciam desse padrão tradicional.

    D) INCORRETA – A definição de família nuclear composta por pai, mãe e filhos de um único casamento, como modelo de organização familiar, vem se alterando.

    E) INCORRETA – Pois compete a ambos os pais, qualquer que seja a sua situação conjugal, o pleno exercício do poder familiar, a criação e a educação dos filhos.

    Gabarito: Letra c

     

    Nas redes sociais:

    Instagram : @euassistentesocial

    Fanpage: facebook.com/euassistentesocial/

    Twitter : @Euassistenteso1

    Visite o site: www.euassistentesocial.com.br