SóProvas


ID
885754
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

É cada vez mais comum, com o aumento de separações e de novos casamentos, a família recomposta constituir um novo tipo de família____________. Nessa recomposição surgem novos laços de parentesco e uma multiplicidade de pessoas exercendo a mesma função – dois pais, duas mães, oito avós, meio-irmãos. No primeiro casamento, como destaca Maldonado (2009), a complexidade de_____________duas histórias pessoais e familiares diferentes em um vínculo conjugal que provavelmente gerará filhos já é grande. Em casamentos posteriores, a complexidade_____________, pois não somente há a influência das famílias originais e das histórias pessoais como também a experiência prévia da vida conjugal, a necessidade de harmonizar visões educacionais de filhos já existentes e que têm pai e mãe, a existência e a interferência dos ex-cônjuges e sua influência direta sobre os respectivos filhos.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

Alternativas
Comentários
  • Na atualidade é cada vez mais comum a reconfiguração das famílias formando novos arranjos. No que concerne a família recomposta, esta seria a família reconstruída após separação/divórcio/viuvez, o que não elimina nenhum membro da família, pelo contrário, adiciona. Assim, a família recomposta formará uma nova família extensa. Para se compreender melhor, conforme o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei n. 8.069/1990) Art. 25, Parágrafo único, a família extensa constitui naqueles membros familiares que vão além dos pais e dos filhos, como os tios/tias, primos/primas, avós/avôs e parentes próximos com os quais as crianças ou adolescentes possuam vínculos afetivos e de efetividade. Nessa esteira, a família recomposta implica na expansão da família extensa, incluindo novos membros da família. Assim, se no primeiro casamento/união era necessário integrar e unir duas histórias pessoais e familiares, na família recomposta a tarefa de harmonizar e integrar todas as famílias envolvidas se torna mais difícil e complexa, pois agora há novos membros que provavelmente possuem rotinas estabelecidas, princípios, valores, hábitos culturais e religiosos distintos.
    a) esta alternativa está correta e preenche corretamente as lacunas do texto. A família recomposta constitui a adição de uma nova família extensa. A união e integração de duas histórias, no primeiro casamento já era complexa e na família recomposta essa dificuldade aumenta em virtude dos membros existentes e da vida e história pregressa dos mesmos.
    b) a alternativa está incorreta e não preenche corretamente pois não existe família caracterizada como aberta.
    c) a alternativa está incorreta pois não existe a definição de família comum.
    d) a alternativa está incorreta e não preenche corretamente as lacunas do texto. Ademais, não há definição para família comum.
    e) a alternativa está incorreta e não preenche o texto corretamente. Além disso, não há definição de família caracterizada como restrita.


    RESPOSTA: A
  • RESPOSTA DO GABARITO: A (EXTENSA...INTEGRAR....AUMENTA)