SóProvas


ID
888664
Banca
FGV
Órgão
FBN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Do ponto de vista deontológico, leia com atenção o fragmento a seguir.


"Toda _________ injustificada do servidor de seu local de __________ é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à________ nas relações humanas".


Assinale a alternativa cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • resposta letra B:

    Decreto 1171/94

    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

    Bons estudos!!
  • Gabarito B


    Decreto 1171 -  Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

    Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas
  • Gabarito B. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas
    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.


  • Apenas complementando, Deontologia éa ciência do dever e da obrigação.
    Seria como um tratado dos deveres e da moral.

    Acredito que mesmo a questão sendo bastante simplista, muita gente teve dúvida sobre esse termo, inclusive eu, que fui pesquisar.

    Forte abraço galera!

  • Tomara que caia uma questão dessa um dia para mim. Me senti na 2° série

  • CONSELHO : VOU MENTIR NÃO... FIQUE MUITO TEMPO LEMBRO O DECRETO 1171 E O 6029, SIMM, SÃO IMPORTANTES, MAS COM UM PEQUENO CONHECIMENTO SUPERFICIAL VC ACERTA.. ARROCHE NAS BASICONA : port, infor, rlm.... essas sim vão ti fazer passar, assim como as demais...


    QUESTÃO :   AUSENCIA  IN-JUSTIFICADA  ---> FATOR DE DESMORALIZAÇÃO


    GABARITO "B"
  • B

  • B

  • fui seco na C kkk

  • Decreto 1171/94

    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

  • Das Regras Deontológicas

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no , e .

    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.