SóProvas


ID
888685
Banca
FGV
Órgão
FBN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Dentro de um contexto mais amplo do campo arquivistico, o "Princípio de Respeito aos Fundos" agrupa os documentos a partir

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    " O princípio de respeito ao fundo ou princípio da proveniência é aquele segundo o qual os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter sua individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa "

    Dicionário da Terminologia Arquivística.

    até
  • a) Errada. O princípio tem por objeto os assuntos tratados é o Princípio da Pertinência. Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística: Princípio da pertinência: princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original. Também referido como princípio temático (grifo nosso).
    b) Certa. O Princípio do Respeito aos Fundos ou da Proveniência tem como elemento principal quem os produziu. Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística: Princípio da proveniência: princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família, não deve ser misturadi aos de outras entidades produtoras (grifo nosso).
    c) Errada. Não há menção a tal princípio.
    d) Errada. Não há menção a tal princípio.
  • Princípio da Proveniência ou do RESPEITO AOS FUNDOS - o mais importante princípio. Os documentos e arquivos originários de uma pessoa ou instituição devem manter sua individualidade, não podendo ser misturados com os arquivos de origem diversa. Não deve ser alterado.
  • Princípio da Proveniência ou do Respeito aos Fundos: Este é o
    mais importante princípio da Arquivologia. Ele afirma que os documentos e
    arquivos originários de uma pessoa ou instituição devem manter sua
    individualidade, não podendo ser misturados com os arquivos de origem
    diversa.Os documentos de arquivo são complementares, e possuem mais valor quando em seu conjunto.
    O arquivo 
    deve refletir a organização e funcionamento de seu produtor, razão pela qual
    não deve ser alterado (ter documentos retirados ou acrescidos de forma
    indevida, ou misturados com os de outras pessoas ou instituições). Ao
    conjunto arquivístico de uma pessoa ou entidade chamamos de “fundo
    arquivístico”.

    Prof. Mayko Gomes                
    www.pontodosconcursos.com.br
  • Princípio da Proveniência ou do Respeito aos Fundos:  Afirma que os documentos e arquivos originários de uma pessoa ou instituição devem manter sua individualidade, não podendo ser misturados com os arquivos de origem diversa.
  • Letra B
    Princípio da Proveniência ou de respeito aos fudos fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.

    até mais!
    ;)
  • Mas porque tantas respostas iguais? Se você viu que já responderam faça um favor a todos nós: não dê um CRTL+C, CRTL+V aqui.  Parece spam.... Ta loko....

  • RELEMBRANDO:

    Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.

    Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.

    Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.

    Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

    Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.


  • Pessoal só uma duvida alguem poderia me dizer o que é arquivamento de registros informatizados?

    me redirecionem para pagina de exercicios que fale sobre esse assunto .. ??


  • PENSA ASSIM: RESPEITO AOS FUNdos - FUN DE FUNCIONÁRIO - QUE É UMA PESSOA , LOGO: ORIGINÁRIO DE UMA PESSOA.

    SÓ PRA FIXAR ,

  •  

    Os arquivos devem ser separados por quem produziu (PROVENIÊNCIA/ RESPEITO AOS FUNDOS), devem manter a ordem original de quem criou (RESPEITO À ORDEM PRIMITIVA), devem permanecer no local que foram produzidos (TERRITORIALIDADE),  devem ser preservados (INDIVISIBILIDADE), e devem conservar sua função única dentro do contexto (UNICIDADE). Logo, os arquivos possuem cárater orgânico,  uma relação natural entre si (ORGANICIDADE).

  • proveNiencia= fuNdos

  • Letra B


    Princípio da Proveniência ou de respeito aos fundos ou procedência


    Segundo Michel Duchein (1977): O respeito aos fundos consiste em manter os arquivos agrupados, sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica.

  • Gabarito: B

  • Resolução: o princípio da proveniência, também chamado de respeito aos fundos, diz que os documentos de uma instituição não podem ser misturados aos documentos de uma outra instituição, ou seja, devem ficar unidos e sem misturas. Portanto, a partir da aplicação desse princípio, os documentos são agrupados pelo critério de quem os produziu.

    Resposta: B

  • Resuminho básico:

    Princípio da PROVENIÊNCIA: É o princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.

    bizu:

    Princípio da PROVENIÊNCIA: tudo junto e sem misturar.

    A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA A CONVICÇÃO!

  • Complemento,

    Resolução: o princípio da proveniência, também chamado de respeito aos fundos, diz que os documentos de uma instituição não podem ser misturados aos documentos de uma outra instituição, ou seja, devem ficar unidos e sem misturas. Portanto, a partir da aplicação desse princípio, os documentos são agrupados pelo critério de quem os produziu.

    A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA A CONVICÇÃO!