SóProvas


ID
888691
Banca
FGV
Órgão
FBN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O Princípio da Proveniência sustenta as atividades teóricas e práticas do fazer arquivístico. Eie pode ser efetivado em dois níveis, denominados

Alternativas
Comentários
  • Nossa que questão! A FGV as vezes me deixa de cabelo em pé! Mas vamos lá:

    Alternativa correta: A 

    O princípio de proveniência remete-nos para um conceito de extrema importância para os arquivistas: a noção de Fundo de Arquivo.
    O fundo de arquivo corresponde à seguinte definição: Conjunto de documentos de qualquer natureza –isto é, independentemente da sua idade, suporte, modo de produção, utilização e conteúdo– reunidos automática e organicamente –ou seja, acumulados por um processo natural que decorre da própria atividade da instituição–, criados e/ou acumulados e utilizados por uma pessoa física ou moral ou por uma família no exercício das suas atividades ou das suas funções.

    O fundo de arquivo representa, em última análise, a unidade fundamental de organização arquivística a partir da qual se vão fixar todas as unidades de trabalho utilizadas pelos arquivistas.

    A aplicação prática deste princípio coloca, por vezes, diversos problemas, sobretudo quando estamos perante organismos que apresentam uma estrutura muito complexa, composta por unidades que se cruzam e cuja importância varia.

    Um destes problemas prende-se com uma visão maximalista ou minimalista do fundo. Aqueles para quem o fundo cobre a realidade mais vasta são chamados de maximalistas. Por outro lado, os arquivistas para quem o fundo cobre a menor unidade indivisível, são os minimalistas.

    Em outras palavras:
    maximalistas: entendem o fundo à mais elevada escala, considerando as interdependências que exitem entre todos os organismos administrativos
    minimalistas: entendem o fundo à menor célula funcional, constituindo um todo organico completo por si mesmo, capaz de tratar de forma independente todos os aspectos dos assuntos que são da sua competencia.

    Contudo na prática, nenhum departamento corresponde a essa definição, existindo sempre interdependências.
  • FUNDO DE ARQUIVO

    O princípio de proveniência remete-nos para um conceito de extrema importância para os arquivistas: a noção de Fundo de Arquivo. O fundo de arquivo corresponde à seguinte definição:

    CONCEITO
    Conjunto de documentos de qualquer natureza –isto é, independentemente da sua idade, suporte, modo de produção, utilização e conteúdo– reunidos automática e organicamente –ou seja, acumulados por um processo natural que decorre da própria atividade da instituição–, criados e/ou acumulados e utilizados por uma pessoa física ou moral ou por uma família no exercício das suas atividades ou das suas funções.

    Se a instituição foi extinta e já não produz documentos estamos, neste caso, perante um fundo fechado. Em contrapartida, o fundo é aberto quando o organismo continua a produzir documentos que se vão reunindo no seu arquivo.
    O fundo de arquivo representa, em última análise, a unidade fundamental de organização arquivística a partir da qual se vão fixar todas as unidades de trabalho utilizadas pelos arquivistas.


    A aplicação prática deste princípio coloca, por vezes, diversos problemas, sobretudo quando estamos perante organismos que apresentam uma estrutura muito complexa, composta por unidades que se cruzam e cuja importância varia.


    Um destes problemas prende-se com uma visão maximalista ou minimalista do fundo. Aqueles para quem o fundo cobre a realidade mais vasta são chamados de maximalistas. Por outro lado, os arquivistas para quem o fundo cobre a mais pequena unidade indivisível, são os minimalistas.

    http://clips-e-postits.blogspot.com.br/2007/06/fundo-de-arquivo-noo-e-aplicao.html

  • Tem que ser muito drogado pra gostar de arquivologia

  • Viagem de ácido! Psicodelia pura...

  • O princípio da Proveniência determina que os documentos produzidos por uma entidade não podem ser misturados aos documentos produzidos por outra entidade, sob pena de perder seu caráter probatório.

    Sendo assim, da aplicação deste princípio, temos a formação do conjunto de documentos de arquivo, também conhecido como fundo arquivístico.

    O fundo pode ser de dois tipos: aberto (quando a instituição ainda está em funcionamento e o conjunto continua a receber documentos) ou fechado (quando a instituição não exerce mais funções e não produz mais documentos).

    Gabarito do professor: Letra "A"
  • O comentário do professor não explicou nada! Não está relacionado com o gabarito. Bora melhorar isso aí QC. Tem uma quantidade absurda de comentários "qualquer nota" dos professores. Não to pagando pra isso não!

  • Jesus!

  • Resolução: para responder a essa questão, você precisa relacionar o princípio da proveniência ao conceito de fundo de arquivo. O princípio da proveniência diz que os documentos de uma instituição não podem ser misturados aos documentos de uma outra instituição. Em outras palavras, os documentos de um fundo documental n

    não podem ser misturados aos documentos de outro fundo documental.

    Um fundo maximalista é quele que considera o fundo como a maior unidade orgânica da instituição. O minimalista considera que há vários fundos dentro de uma mesma instituição.

    Resposta: A

  • Não me adapitei a esse material especificamente.

  • o comentário do professor esta mais ligado ao (fechado e aberto) alternativa D.

    nada haver com a alternativa A maximalista e minimalista.

  • aí credo... quando mais estudo mais coisa estranha me aparece