SóProvas


ID
888700
Banca
FGV
Órgão
FBN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

As atividades desenvolvidas pelos serviços de protocolo das instituições podem ser centralizadas ou descentralizadas. Quando descentralizadas, essas atividades obedecem aos seguintes critérios:

Alternativas
Comentários
  • Marilena Paes (2005, p. 38-39) faz a seguinte observação a respeito do assunto: A descentralização dos arquivos correntes obedece basicamente a dois critérios:
    Centralização das atividades de controle (protocolo) e descentralização dos arquivos;

    "O sistema consiste em descentralizar não somente os arquivos, como as demais atvidades de controle [...], isto é, os arquivos setoriais encarregar-se-ão, além do arquivamento propriamente dito, do registro, da classificação, da tramitação dos documentos etc."
  • Alguém pode esclarecer a questão? 
  • Algúem pode esclarecer ? 

    Pois na questão se fala em: "Quando as atividades desenvolvidas pelo serviço de protocolo são descentralizadas, as atividades obedecem a:"

    E a alternativa diz exato contrário: "Centralização do protocolo e descentralização dos arquivos"

    WTF ?
  • Cara, o que é isso?!?!?!?!

    Alguém poderia me explicar como um protocolo descentralizado é centralizado? kkk... É rir para não chorar!

    Obrigada!

  • não se descentraliza as atividades de protocolo, o que é descentralizado são apenas os arquivos, que podem ser centrais ou setoriais..o protocolo vai expedir.

  • Pessoal, o comentário do Rogério Marques foi bem esclarecedor. 


    Para quem quiser aprofundar mais no assunto, a Marilena Leite Paes faz uma reflexão boa sobre isso inclusive definindo conceitos para quem ainda não domina essa questão da centralização e descentralização nos arquivos. 


    Segue o link: http://books.google.com.br/books?id=dtVdfKve3WgC&pg=PA39&lpg=PA39&dq=centraliza%C3%A7%C3%A3o+e+descentraliza%C3%A7%C3%A3o+do+protocolo&source=bl&ots=EDZ0Ja4mfX&sig=SI2DGWNcPyy07Al43ToY2nFxYO4&hl=pt-BR&sa=X&ei=YjE8VOvHE4LKgwSarYAg&ved=0CCUQ6AEwAQ#v=onepage&q=centraliza%C3%A7%C3%A3o%20e%20descentraliza%C3%A7%C3%A3o%20do%20protocolo&f=false


    Páginas 37 - 39

  • A descentralização dos arquivos correntes obedece basicamente a dois critérios:

    centralização das atividades de controle (protocolo) e descentralização de arquivos;

    descentralização das atividades de controle (protocolo) e dos arquivos.

  • Gabarito A

    Os arquivos é recebido no setor de protocolo(centralização) e depois é expedido/distribuído para outros setores(descentralização).

  • Para compreender o raciocínio da questão é preciso distinguir as atividades desenvolvidas pelos serviços de protocolo em dois campos: 1) atividades de controle (protocolo em sentido específico) e 2) atividades de arquivo.

    Partindo dessa ideia, considera-se CENTRALIZADO quando o sistema reúne num único local as atividades de controle e o arquivamento da documentação. Por exemplo: todos os documentos recebidos e enviados por todos os departamentos de uma instituição são direcionados a um único local, que atua tanto no controle (ou seja: recebimento, registro, distribuição, movimentação e expedição), como no arquivamento. 

    Por outro lado, o sistema DESCENTRALIZADO consiste em instalar arquivos em cada departamento da instituição. Sendo que este sistema, onde cada departamento possui um local de arquivo, deve observar dois critérios:

    a) Centralização das atividades de controle (protocolo) e descentralização dos arquivos: um ÚNICO órgão controla a documentação e cada departamento responsabiliza-se pelo arquivamento de seus documentos. Isto é, o que centraliza é apenas a atividade de controle e não todo o serviço de protocolo (sentido amplo). 

    b) Descentralização das atividades de controle (protocolo) e dos arquivos: aqui ocorre a descentralização em todas as atividades, tanto no controle, quanto no arquivamento. Ou seja, cada departamento da instituição assume o controle e, ao mesmo tempo e num só lugar, o arquivamento propriamente dito.