SóProvas


ID
88924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O povoamento do Centro-Oeste resulta, desde o período colonial, de movimentos migratórios. No século XX, a construção da nova capital brasileira atraiu novas levas de imigrantes, em especial do Nordeste, secundado pelo Sul e pelo Sudeste. Nos últimos tempos, o Norte e o Nordeste respondem pelo maior número de imigrantes que chegam à região. Segundo o censo de 2000, de cada três nortistas que emigram, um se dirige para o Centro-Oeste. Com o auxílio dessas informações e considerando o processo histórico de povoamento do Centro-Oeste brasileiro, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A construção de Brasilia impulsionou a interiorização. Obs: Bonito é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul. É a principal cidade turística da região da Serra da Bodoquena.O Pantanal é uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta e está localizado no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai. Sua área é de 138.183 km², com 65% de seu território no estado de Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso. A região é uma planície pluvial influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai, onde se desenvolve uma fauna e flora de rara beleza e abundância, influenciada por quatro grandes biomas: Amazônia, Cerrado, Chaco e Mata Atlântica. É cortada por grande quantidade de rios dos mais variados portes, todos pertencentes à Bacia do Rio Paraguai — os principais são os rios Cuiabá, Piquiri, São Lourenço, Taquari, Aquidauana, Miranda e Apa.
  • O Rio Araguaia faz a divisa natural entre os Estados de Mato Grosso e Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará.
  • O errado da C está em afirmar que Bonito fica no Mato Grosso, quando na verdade fica no Mato Grosso do SUl
  • Bonito-MS

  • GAB: Letra E

    A construção de Brasília teve um impacto importante na integração do Centro-Oeste à vida econômica e social do Brasil. 

  • quando a alternativa E fala em interiorização, entende-se que se trata do deslocamento de interesses e investimentos para o INTERIOR do Brasil, ou seja, região centro-oeste.