SóProvas


ID
890296
Banca
TRT 15R
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em relação ao controle da constitucionalidade, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Concordo em partes com o gabarito dessa questão.

    Ora...tudo bem que o item B está incorreto ao afirmar que os regimentos internos dos tribunais não estão sujeitos ao controle concentrado de constitucionalidade, vez que para tal situação ocorrer, basta que a respectiva norma afronte a Constituição Federal, que é suprema. Nesse sentido, afirma Eduado Augusto Lobado, Des. do TRT da 3ª região em materia publicada:

    "Desse modo, os regimentos internos estão sujeitos ao controle de constitucionalidade difuso e/ou concentrado, podendo apenas ser impugnados por ação direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, por força do art. 102, I, a, da CF, e da competência exclusiva dos Tribunais para se auto-organizarem. Neste sentido, a ADIn nº 2480, DJ 15.06.2007 e a ADIn nº 2763, DJ 15.04.2005.
    Nesta ordem de idéias, não há que se falar em competência do Conselho Nacional de Justiça para apreciar a constitucionalidade ou a ilegalidade dos regimentos internos, uma vez que o CNJ é um órgão do Poder Judiciário, sem jurisdição, cabendo-lhe apenas fiscalizar a gestão financeira e administrativa do Poder Judiciário e o cumprimento do dever funcional dos juízes."

    Entretato, surge-me uma dúvida quanto ao item E.

    De fato a inconstitucionalidade pode ser formal ou material, sendo a primeira assim considerada, de forma simplificada, quando houver ofensa ao processo legislativo de criação da lei; e será material quando o conteúdo da lei ofender a CF/88. Mas a inconstitucionalidade não será preventiva ou repressiva, nesse sentido poderá ser sim, originária ou superveniente, levando em considerão o MOMENTO em que a lei se tornou inconstitucional. Mas, a classificação como preventiva ou repressiva já trata das FORMAS COMO O CONTROLE SERÁ EXERCIDO.

    Assim, a inconstitucionalidade não será preventiva ou repressiva, o controle dessa inconstitucionalidade é que poderá adquirir qualquer dessas formas, a depender da situação.
  • É verdade.
    A questão traz 2 alternativas erradas, não é a inconstitucionalidade que é preventiva ou repressiva, mas sim o seu controle que o é.

  • Faço minhas as palavras dos colegas. Jamais se poderia afirmar que a inconstitucionalidade é REPRESSIVA ou PREVENTIVA. Essa classificação diz respeito ao MOMENTO  QUE O CONTROLE É EXERCIDO.



    Vou procurar o gabarito oficial do concurso e ver se a questão foi anulada.

    Edit:

    Não obtive êxito na busca por possíveis alterações de gabarito.
  • Só complementando a inconstitucionalidade é formal ou material, e o controle é preventivo ou repressivo!
    Porém existe duas alternativas! B e E.


    Abri um pedido para o QC analisar a referida questão, estou esperando a resposta, assim que receber, postarei aqui o que eles mencionaram!



    Resposta que eles me deram:

    Respostas


    1 Fabiana em 22 Mar 2013 06:00 PM

    Josimar,

    Nesta caso verifiquei que a banca não disponibilizou alteração para esta questão.

    Não efetuamos modificações nesse formato para não ferir a originalidade das informações da banca.

    Caso a banca faça a publicação de alguma alteração, faremos a atualização.

    No mais, vou encaminhar a informação para a equipe de conteúdo.

    O QC agradece sua participação e lhe deseja bons estudos! 
    Maiores dúvidas, nos retorne. 
    Atenciosamente, 
    Fabiana > sac@questoesdeconcursos.com.br 
    Equipe QC.

  •  

    Em relação ao controle da constitucionalidade é correto afirmar:
     

     

    •  a) a sistemática fixada pela Constituição Federal de 1988 estabelece o controle preventivo e também o controle repressivo da inconstitucionalidade;
    •  b) nosso ordenamento constitucional prevê apenas o controle concentrado da constitucionalidade;
    •  c) cabe exclusivamente ao Poder Judiciário o controle preventivo da constitucionalidade;
    •  d) o controle repressivo da constitucionalidade cabe exclusivamente ao Poder Judiciário;
    •  e) nenhuma das anteriores.
    Segundo o gabarito, a assertiva correta é a letra (A)

    Bons Estudos e Excelentes Provas aos Amigos!
  • GABARITO: B

    Em regra não cabe ADI, porque se trata de matéria interna de cada poder, não sendo devida a interferência do judiciário. Contudo, se a questão não for exclusivamente interna corporis, mas envolver também um direito consagrado na Constituição, o STF tem relativizado e admitido que, neste caso, pode haver apreciação do Judiciário. Então, a norma constante de um regimento interno de um tribunal pode excepcionalmente ser objeto de controle de constitucionalidade, Se a norma do regimento interno é exclusivamente interna corporis, não pode ser objeto, mas do contrário, admite-se a sua impugnação. Portanto, em qualquer caso, o importante é saber qual é a essência do ato específico, e não apenas o nome que ele recebe. Sendo ato infralegal (portaria, decreto, instrução, regimento, etc.) que viola diretamente à Constituição, excepcionalmente caberá ADI.