SóProvas


ID
890512
Banca
ESPP
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale abaixo a alternativa que não condiz com uma fonte de recrutamento.

Alternativas
Comentários
  • Sugundo Chiavenato (2004) são técnicas de recrutamento externo:

    - anúncios em jornais e revistas;
    - Agências de recrutamento;
    - contato com escolas, universidades e agremiações;
    - cartazes e anùncios em locais visíveis;
    - apresentação de candidatos ou por indicação de funcionários;
    - Consulta aos arquivos de candidatos
    - Banco de dados de candidatos
  • Já que o próprio Chiavenatto fala em Banco de dados de candidatos, logo a letra A) também deveria ser uma das opções corretas. na minha opinião, a questão deveria ser anulada.
  • Uma das grandes vantagens do recrutamento externo , é justamente , pode aproveitar um candidato que tenha experiências externas (em outras empresas). ao meu ver , errado.
  •  A banca considerou que se um funcionário está empregado em outra empresa, o mesmo não está disponível no mercado.  Logicamente isso não é verdade inclusive esse é o principal foco dos chamados HEADHUNTERS.  Mas essa é alternativa é mais plausível, até porque partimos da análise que todas as outras com certeza estão certas.
  • Questão passível de ser anulada. Há sim como eu recrutar pessoas que estejam trabalhando em outras empresas, isso acontece muito quando se quer "roubar" um talento de um concorrente por exemplo. Não precisa ser apenas empresa rival, mas de qualquer setor que possua o candidato com o perfil o qual a empresa contratante deseja.
    O próprio Chiavenato fala na página 122 do livro Gestão de Pessoas 3ª edição dos headhunters que são caçadores de talentos sob demanda.  Esses profissionais sabem muito bem onde trabalham as pessoas que as empresas procuram, confirmando funcionários de outras empresas como fonte de recrutamento.
  • Alguém sabe se não houve recurso para essa questão?

    Ou se houve e não foi julgado procedente?

    Os comentários acima fundamentam muito bem a possibilidade de utilizar como fonte de recrutamento externo os funcionários efetivos de outras empresas utilizando-se dos recursos de atração deste profissional.

    No meu ponto de vista o erro está no enunciado da questão, digamos que a questão abordasse fontes considerada éticas, por exemplo, sendo assim possível avaliarmos o que é ou não considerado fonte.

    Porém, além de tudo isso ainda fica uma dúvida quanto a fonte de recrutamento considerada correta na questão:
    • d) "indicações" - Por acaso eu não poderia indicar à minha empresa, um conhecido, capaz e funcionário de outra empresa?
    •      Imaginemos um cargo executivo, dificilmente estará disponível no mercado este tipo de profissional, com este perfil. Como faz? fica sem o funcionário? ou deixa a vaga aberta enquanto treina algum interno durante alguns anos para assumir a posição?
  • ESTRANHO! porque exatamente em outra questão estava constando como funcionários de OUTrAS EMPRESAS como recrutamento EXTERNO. ¬¬   Se cada banca acha uma coisa fica difícil né.

  • Assim, fica realmente difícil...se temos que decorar o que cada banca ACHA, porque o aconteceu aqui é isso, achismo...já temos que decorar os "achismos" dos autores, pois nem sempre eles concordam, agora temos que decorar o que a BANCA acha que é correto? aí fica difícil.

  • Essa questão deve ser anulada. Não motivo para que os empregados de outras empresas não sejam fonte de recrutamento. Cabe até falar sobre os candidatos que podem ser recrutados, que são : 

    -Disponíveis(que estão desempregados), subdividindo-se em reais(desempregados que estão à procura de emprego) e potenciais(desempregados que não estão à procura de emprego, seja por qualquer motivo)
    - Aplicados(que estão trabalhando),subdividindo-se em reais(que mesmo trabalhando e mesmo assim estão à procura de emprego)e potenciais(que estão trabalhando e não estão procurando emprego). 
    Assim, logo nota-se que os aplicados reais são as fontes de recrutamento de outras empresas.
  • Essa questão NÃO foi anulada, permanecendo o Gabarito Definitivo, a letra "B".

  • segundo o curso CPREM - RJ 

    Existe dois tipos de Candidatos: REAIS E POTENCIAIS em DOIS tipos de MERCADO DE TRABALHO= OFERTA E PROCURA.

    Candidatos Reais - Desempregados que estão à PROCURA de empregos./ há portanto uma escassez de oportunidade.

    Candidatos Potenciais - Desempregados ou não/ MERCADO DE OFERTA / ABUNDÂNCIA DE OPORTUNIDADES.

  • Gostaria de saber de qual fonte a banca tirou essa informação.