ITEM ERRADO
Lobectomia é uma cirurgia para retirada de um lobo pulmonar e é realizada quando a patologia limita-se a uma área do pulmão. Este tipo de procedimento é mais comum do que a retirada de um pulmão inteiro.
É indicada para o tratamento de carcinoma broncogênico, de enfisema gigante, tumores benignos, tumores malignos metastásicos, bronquiectasias e infecções fúngicas. Nos pacientes com neoplasias malignas, o tratamento com lobectomia, reserva-se apenas para pacientes selecionados quando uma pneumectomia poderia causar insuficiência respiratória grave.
Pós-lobectomia, o dreno torácico deve ser mantido até que o débito seja menor que 100ml/dia, com total expansão pulmonar.
O controle do nível da drenagem com radiografia do tórax, toracocenteses de demanda, dieta com restrição de gordura e rica em TCM, e um rigoroso suporte nutricional, com atenção ao balanço hidro-eletrolítico e protéico, na primeira semana, é a abordagem inicial.
FONTES: GOFFI, Fábio S.; et al. Técnica cirúrgica: bases anatômicas, fisiopatológicas e técnicas de cirurgia. 4 edição. São Paulo: Atheneu, 2000. NETTINA, Sandra M. Brunner: prática de enfermagem. Volume I. 7 edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.