Um programa é definido como um grupo de projetos relacionados gerenciados de modo coordenado para obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente. É importante ressaltar que um projeto pode não fazer parte de um programa, mas um programa sempre terá projetos.
O gerenciamento de programas é definido como o gerenciamento centralizado e coordenado de um programa para atingir objetivos e benefícios do mesmo.
A principal diferença entre um programa e um portifólio é que em um programa os projetos estão relacionados através do resultado comum ou da capacidade coletiva. Se a relação entre os projetos for apenas um cliente, vendedor, tecnologia ou recurso compartilhado, o esforço deve ser gerenciado como um portifólio de projetos e não como um programa.
Bons exemplos de programas são programas de energia do governo que inclui diversos projetos que têm a finalidade de produzir energia. Por exemplo, projeto para construção de uma usina nuclear, projeto para construção de uma usina hidrelétrica , projeto para fornecimento da energia produzida. Todos esses projetos podem ser gerenciados como um programa.