SóProvas


ID
891766
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Em uma reunião de planejamento estratégico da empresa Ômega Ltda.,os consultores responsáveis por conduzir o processo afirmaram que a empresa deveria estabelecer estratégias que permitissem o aproveitamento das oportunidades e a redução e/ou eliminação das ameaças. No que se refere ao diagnóstico estratégico, a afirmação dos consultores sobre as oportunidades e as ameaças compreende o ambiente_________da empresa, que é composto por variáveis________,_________ pela empresa.

Alternativas
Comentários
  • Ameaças e oportunidades são variáveis claramente externas se enquadrando no ambiente EXTERNO a empresa e assim NÃO CONTROLÁVEIS, tais como a concorrência (exemplo de uma ameaça) ou o aumento do poder aquisitivo da classe C (exemplo de oportunidade), uma empresa não pode controlar tais coisas.

    Já no ambiente interno a empresa pode agir para controlar pois trata-se de variáveis internas como seus pontos fortes e fracos. A empresa pode investir em treinamento por exemplo para corrigir uma fraqueza de pessoal ou valer-se de um bom produto, seu ponto forte, para ganhar a clientela.
  • Correta, letra "D".

    A análise externa verifica as ameaças e oportunidades que estão no ambiente da empresa e as melhores maneiras de evitar e usufruir dessas situações. A empresa deve olhar para fora de si, para o ambiente onde estão as oportunidades e ameaças.

    • Oportunidades: São forças ambientais incontroláveis pela empresa, que podem favorecer a sua ação estratégica, desde que conhecidas e aproveitadas satisfatoriamente enquanto perduram.
    • Ameaças: São forças ambientais incontroláveis pela empresa, que criam obstáculos à sua ação estratégica, mas que poderão ou não ser evitados desde que conhecidas em tempo hábil.

    O executivo deve identificar os componentes relevantes do ambiente e, em seguida, analisar quanto à situação de oportunidade ou ameaças para a empresa.

    A análise externa corresponde ao estudo dos diversos fatores e forças do ambiente, às relações entre eles ao longo do tempo e seus efeitos ou potenciais efeitos sobre a empresa, sendo baseadas nas percepções das áreas em que as decisões estratégicas da empresa deverão ser tornadas. A análise externa é geralmente usada sob dois enfoques:

    • Para resolver algum problema imediato que exija alguma decisão estratégica e, neste caso, a interação entre empresa e ambiente ocorre em "tempo real".
    • Para identificar futuras oportunidades ou ameaças que ainda não foram percebidas claramente pela empresa.

    Samuel C. Certo e J. Paul Peter em seu livro Administração Estratégica sub-divide o ambiente externo em dois: Ambiente Geral e Ambiente Organizacional.


     

  • Qual o erro da Letra E? Pra mim está correta..
  • Penso que o comentário Ly Centurion está equivocado, não entendi..

  • Forças e Fraquezas =  Internos

    Ameaças e Oportunidades =  externo 

    Na variavel externo e não controlavel 

  • Para resolver esta questão, bastava o conhecimento sobre a Montagem da Matriz SWOT.

    Abaixo, um pouco de informação acerca da MATRIZ SWOT


    A Análise SWOT ou Análise FOFA ou FFOA
    Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).


    Uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário.


    * Ambiente Interno - Forças e Fraquezas

    As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e relacionam-se, quase sempre, a fatores internos.


    * Ambiente Externo - Ameaças e Oportunidades

    Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos, que permitem a identificação de aspectos que podem constituir constrangimentos (ameaças) à implementação de determinadas estratégias, e de outros que podem constituir-se como apoios (oportunidades) para alcançar os objetivos delineados para a organização.


    Referências:

    • SOARES, I., PINHO C., COUTO J. e MOREIRA, J., Decisões de Investimento - Análise financeira de projectos. Lisboa: Edições Silabo, 2008.
    • LINDON D., LENDREVIE J., LÉVY J., DIONÍSIO P., RODRIGUES J., Mercator XXI Teoria e prática do Marketing, 10.ª edição, Lisboa: Dom Quixote, 2004.
    • NUNES J. e CAVIQUE L., Plano de marketing, estratégia em Acção, Lisboa: Dom Quixote, 2001.Vilhena, 2014.