SóProvas


ID
891805
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em relação à Era da Informação, que iniciou na década de 1990 e representa uma evolução no pensamento administrativo, assinale a alternativa correta,

Alternativas
Comentários
  • Na Era da Informação, é justamente o capital intelectual que representa o maior recurso para as empresas, possibilitando vantagens competitivas e alto grau de inovação. Não é à toa que empresas como a Apple estão sempre investindo em capital intelectual, e que o Steve Jobs era tido como um gênio (o mais alto grau de valorização intelectual que nós damos). Organizações como o Google investem pesado em possibilitar o melhor ambiente de trabalho para o desenvolvimento criativo de seus funcionários, incluindo a possibilidade de trabalhar com seus próprios hobbies dentro da empresa (que muitas vezes acabam gerando uma inovação para o próprio Google), além de horários extremamente flexíveis etc.
  • A Teoria do Capital Intelectual baseia-se no fato de que o conhecimento é o principal ativo das empresas na era contemporânea, tornando-se uma vantagem competitiva. Dentro deste ponto de vista, mais vale ter os melhores funcionários, dispostos a compartilhar seu capital intelectual com a organização, do que simplesmente ter recursos financeiros abundantes e sem funcionários preparados para aplicá-los adequadamente.
    “A informação e o conhecimento são as armas nucleares da nossa era” (Stewart, 1998, p. 13).
    SCHULTZ, T. O Capital Humano. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.
    Gabarito: Letra (C)
  • Letra ´C' é a correta...

    Segue um esquema para facilitar nossas vidas!! 


    Bons estudos!!



  • O que é Capital Intelectual? O capital intelectual pode ser entendido como um conjunto de conhecimentos, habilidades, criatividade e atitudes que uma empresa possui, e que facilita o atingimento dos objetivos organizacionais. Ou seja, diferente do capital financeiro, este não é um bem tangível e tampouco palpável.

  • A teoria neoclássica da administração trata-se de um conjunto de teorias que surgiram na década de 1950 e que sugerem uma retomada das abordagens clássica e científica da administração Tem como principal referência Peter Drucker, mas também inclui um grupo amplo de autores como Willian Newman, Ernest Dale, Ralph Davis, Louis Allen e George Terry.