B) Rennó diz : No nível estratégico, o enfoque deve ser global, ou seja, iremos analisar os grandes problemas que afetam a empresa como um todo. Nesse nível, a organização definirá seus objetivos gerais e genéricos. Depois, esses objetivos serão detalhados nos níveis abaixo (tático e operacional).
Imagine que você é o principal executivo de uma indústria de alimentos. Nesse caso, você, como ocupante do nível estratégico, terá de analisar o ambiente externo e decidir as diretrizes estratégicas para que a empresa tenha sucesso no longo prazo e sobreviva.
Um Sistema de Apoio ao Executivo (SAE) auxilia na tomada das decisões da administração no monitoramento e desempenho organizacional. Agrupando dados de fontes externas, este Sistema gera um ambiente complexo de processamento enfocando aplicações internas, redesenho de processos, rastreamento das ações dos concorrentes, identificando com isso algumas possibilidades e tendências mercadológicas.
Sem o Sistema de Apoio ao Executivo (SAE), os Executivos (Administradores) recebiam uma quantidade enorme de relatórios (em papéis) sobre a saúde financeira da empresa, .Porém alguns não realizavam uma análise adequada e correta, provocando ações que no futuro, se revelavam prejudiciais para a empresa, e irreversíveis na maioria dos casos.
Com a utilização do Sistema de Apoio ao Executivo (SAE) estes profissionais executam os cruzamentos dos dados conforme a necessidade, e abstraem gráficos através de ferramentas analíticas, de filtros ou de diagramas que revelam o sucesso ou não dos processos internos e externos da empresa.
Estes sistemas possuem ferramentas para modelagem e análise que exigem do executivo alguns conhecimentos básicos adquiridos através de treinamentos e um raciocínio logico apurado, e logo estará apto utilizar a solução. Estas características de modelar e analisar comprova o valor de flexibilidade destes sistemas.
A velocidade, qualidade e a quantidade de informações permitem aos Executivos monitorar com eficiência todos os processos da empresa.
Existe também uma ferramenta de apoio ao SAE, o B.I (Business Intelligence), pode ser traduzido como inteligência de negócios. Esta definição surgiu em meados dos anos 80 para facilitar os acessos e as explorações dos dados da empresa, analisando os mesmos e desenvolvendo propostas para incremento da tomada da tomada de decisão.
Gab.:B
https://sistemadainformacaouesb.wordpress.com/tipos-de-sistemas/s-apoio-ao-executivo/