SóProvas


ID
89227
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação ao mercado de trabalho brasileiro, assinale, a seguir, a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • (D) Na verdade, houve um grande aumento nos postos de trabalho terceirizados. Basta ter em mente que, com a abertura econômica de 1990 e a imposição da flexibilização dos contratos de trabalho, houve demissões em massa para a contratação de terceirizados. A lógica por trás desse movimento é que os encargos tributários/trabalhistas/etc recaem sobre a folha de pagamento da firma terceirizada e não da firma que faz uso de mão-de-obra terceirizada, que poderá contratá-la por prazo determinado ou rescindir o contrato pagando apenas uma multa. Outro exemplo: no setor público, para "fugir" da imobilidade dos direitos trabalhistas dos funcionários públicos houve uma verdadeira farra de contratação de terceirizados. Por que? Porque eles não se aposentariam pelo RPSP, não teriam seus salários atrelados aos demais servidores etc etc etc.
  • A letra A está correta porque o sistema de produção fordista corresponde a um sistema rígido nos padrões de produção, em que o trabalhador se especializa numa determinada função dentro da empresa, sendo seu contratado.O que prevalece é o emprego formal gerado dentro da indústria.

    As letras B, C e E estão corretas.
    A abertura comercial e financeira da década de 90 expôs a indústria brasileira à competitividade internacional de forma mais aberta, através de uma ampla redução das tarifas de importação (desde o início da década) e com a valorização cambial a partir de 1994. Essas políticas deixavam os produtos importados muito baratos, pressionando a indústria doméstica a reduzir seus preços. Para que tivessem êxito, os empresários nacionais precisavam investir em tecnologia, produtividade e buscar redução de custos. Os trabalhadores possuem um grande peso no orçamento das empresas, de maneira que conseguir reduzir esse peso foi palavra de ordem durante o período, e a estratégia utilizada foi a flexibilização nos contratos de trabalho e a terceirização, que permitia desoneração das empresas, em virtude dos salários serem menores. 


     
    letra D está incorreta exatamente porque os postos de trabalho terceirizados cresceram muito, e não os que menos cresceram.