SóProvas


ID
892816
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Acerca dos aspectos estruturais e organizacionais da administração
pública, julgue os itens a seguir.

Os princípios da organização racional do trabalho foram decisivos para a incorporação dos aspectos humanos e sociais nos formatos organizacionais da administração pública moderna.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito preliminar da banca: ERRADO.
    Segundo o professor Wendell Castellano:
    "NÃO CABE RECURSO. Os princípios da organização racional do trabalho envolviam os conceitos de grupos apenas formais, colocados, dentre  outros, na Teoria da Burocracia (Weber) e Adm. Científica (Taylor). Os aspectos humanos e socias são oriundos da conecepção de grupos informais, à partir da Teoria das Relações Humanas (Mayo) que eram uma oposição contra as teorias mecanicistas."
  • to sem entender o erro. Alguem poderia explicar?


    agradeço....

  • Caro Luis Carlos,

     A questão esta errada porque AFIRMA que os princípios da Organização Racional do Trabalho (Teorias Mecanicistas) FORAM DECISIVOS para a incorporação dos aspectos humanos e sociais nos formatos organizacionais da Administração Pública.

     E pelo comentário da Colega Márcia verifica-se que estes aspectos humanos e sociais só surgiram a partir da Teria das Relações Humanas de Mayo, que era justamente uma oposição as Terias mecanicistas (Teoria da Burocracia de Weber e Adm. Cientifíca de Taylor), já existentes.


  • A burocracia NEGLIGENCIA o humano, é impessoal!

  • A dica pra acertar uma questão desse tipo é bem simples:

    ORGANIZAÇÃO RACIONAL (Lógica - máquinas são lógicas e 100% racionais)

    ASPECTOS HUMANOS (SUBJETIVIDADE - SENTIMENTOS - NÃO LÓGICOS EM 100% DO TEMPO)

    => SÃO INCOMPATÍVEIS => QUESTÃO INCORRETA


    Gente, não precisa viajar numa questão simples como essa, basta enxergar a contradição, pois a contradição SEMPRE estará incorreta. :-]


  • Vou transcrever a dica postada abaixo (por Smaile Cavalcante ),pois vale o reforço: 

    A dica pra acertar uma questão desse tipo é bem simples: 

    ORGANIZAÇÃO RACIONAL (Lógica - máquinas são lógicas e 100% racionais)

    ASPECTOS HUMANOS (SUBJETIVIDADE - SENTIMENTOS - NÃO LÓGICOS EM 100% DO TEMPO)

    => SÃO INCOMPATÍVEIS => QUESTÃO INCORRETA


  • Organização racional de trabalho ( ORT) decorre da Administração científica de Taylor.Com isso, sabe que taylor pouco tava ligando para os aspectos humanos ou sociais. Na verdade, o foco de Taylor era na tarefa, ou seja, o que cada operário vai fazer para se obter a maior produtividade. Aqui está fundamentos da ORT de acordo com Prof. Carlos Xavie:

    1. Análise do trabalho em si e estudo dos tempos e movimentos: é a análise das tarefas, de como elas são realizadas e de como elas podem ser melhor realizadas por meio do uso de técnicas e ferramentas mais apropriadas. Além disso, encontrada a melhor forma de fazer as coisas, seria criado um tempo-padrão de execução para controle do desempenho dos funcionários. 2. Estudo da fadiga humana: trata-se de entender como o cansaço corporal influencia no exercício das tarefas de cada trabalhador, visando diminuir a perda de eficiência decorrente do cansaço dos trabalhadores. 3. Divisão do trabalho e especialização do trabalhador: dividindo o trabalho que antes era executado por apenas um artesão em várias etapas, e possuindo trabalhadores especializados em cada uma delas, seria possível aumentar a eficiência operacional. 4. Desenho de cargos e tarefas: trata-se da ideia básica de definir quem faz o que e como as tarefas devem ser executadas. 5. Incentivos e prêmios salariais por produção: Taylor achava que a remuneração baseada no número de horas trabalhadas não estimula ninguém a ter um bom desempenho. Assim, o trabalhador deveria receber estímulos salariais para produzir com eficiência cada vez maior. A lógica era: Quem produz mais, ganha mais; quem produz menos, ganha menos! 
  • A questão buscou confundir o candidato, pois a organização racional do trabalho preconizada por Taylor na Administração cientifica nao levava em conta a existencia de grupos informais, seu enfoque era nas tarefas pouco se importando para as pessoas, considerava a organização como um sistema fechado nao levando em conta as influencias externas. Tivemos outras Escolas como das Relaçoes Humanas que tiveram esse enfoque.

  • Os princípios da organização racional do trabalho foram decisivos para a incorporação dos aspectos humanos e sociais.

    Claro que foram pois os mesmos eram totalmente formais. Através deles se tinha ideia do que não fazer. Questão que cabe dois gabaritos. 

  • O FOCO ESTAVA LITERALMENTE NA PRODUÇÃO, E NÃO NOS ASPECTOS SOCIAIS E INTERPESSOAIS. ABORDAGEM CLÁSSICA DA ESCOLA CIENTÍFICA DE TAYLOR. ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO - ORT 

     

        - ESTUDOS DE TEMPOS E MOVIMENTOS E MÉTODOS.

        - DIVISÃO DO TRABALHO E ESPECIALIZAÇÃO.

        - PADRONIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE TRABALHO.

        - DESENHO DE CARGOS E TAREFAS.

        - SELEÇÃO CIENTÍFICA DO TRABALHADOR (eliminação de todos que não adotem os métodos).

        - PREOCUPAÇÃO COM A FADIGA E COM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO, POIS DETEM A COLOCAR A PRODUÇÃO EM RISCO.

        - SUPERVISÃO FUNCIONAL (vários chefes que são divididos por funções. Estrutura Funcional)

     

     

    OU SEJA, OS MOVIMENTOS DOS OPERÁRIOS SÃO IGUAIS AOS DO CHAPOLIN: ''FRIAMENTE CALCULADOS''. rsrs

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • houve quebra de paradigmas o que é diferente de decisão

  • Os princípios da organização racional do trabalho envolviam os conceitos de grupos apenas formais, colocados, dentre outros, na Teoria da Burocracia (Weber) e Administração Científica (Taylor). Os aspectos humanos e socias são oriundos da concepção de grupos informais, à partir da Teoria das Relações Humanas (Mayo), que eram uma oposição às teorias mecanicistas.

    Segundo Bresser Pereira, no passado, constituiu grande avanço a implementação de uma administração pública formal, baseada em princípios racional-burocráticos do trabalho, os quais se contrapunham ao patrimonialismo, ao clientelismo, ao nepotismo, vícios estes que ainda persistem e que precisam ser extirpados. Mas o sistema introduzido, ao limitar-se a padrões hierárquicos rígidos e ao concentrar-se no controle dos processos e não dos resultados, revelou-se lento e ineficiente.

    Portanto, a administração pública moderna é baseada em conceitos atuais de administração e eficiência, voltada para o controle dos resultados e descentralizada para poder chegar ao cidadão, que, numa sociedade democrática, é quem dá legitimidade às instituições.